Na realidade atual do coronavírus, a maioria das empresas não têm tempo ou recursos para criar um produto totalmente novo ou uma incubadora de inovação. Felizmente, a inovação não exige um gênio, tempo sem fim ou fundos ilimitados. Se você conhece as prioridades e os seus clientes, você já deu o primeiro passo para enfrentar essa tempestade.
Ao usar as ferramentas de que já dispõem, as empresas devem avaliar todas as ações que podem tomar agora para prosperar mais tarde.
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Veja, na galeria de fotos abaixo, seis iniciativas que empresas de todos os tamanhos estão adotando para inovar durante a crise:
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getty images 1. Mude e reduza seus custos
Mudar e reduzir custos são atitudes que excedem as expectativas dos clientes. Para aqueles de nós que não são a Amazon (ou a Zoom), é essencial cortar custos mantendo os clientes interessados neste momento. Ao olhar para o fechamento indefinido de lojas e o desperdício de alimentos, a cadeia vegetariana de fast food Clover fez exatamente isso. A empresa reaproveitou os ingredientes que normalmente usa para fazer sanduíches quentes e criou caixas de frutas, legumes e outros suprimentos. Os clientes voltaram para casa com um monte de opções saudáveis para suas famílias, e a Clover transformou seu lixo em um produto próprio.
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getty images 2. Procure ajuda em outros negócios
As mudanças estão ocorrendo em dois extremos: empresas como a Domino’s querem contratar 10.000 pessoas para acompanhar a demanda, enquanto companhias aéreas e hotéis como Marriott estão demitindo dezenas de milhares. Na China, vimos mais de 40 empresas se unindo e criando uma troca para combater essa tendência. Um grupo de hotéis, restaurantes e redes de cinema que sofreu um golpe econômico significativo compartilhou uma grande parte de sua equipe com a Hema, uma rede de supermercados de propriedade do Alibaba que precisava desesperadamente de ajuda para atender à demanda por entregas. Embora a proporção de funcionários necessários para as vagas fechadas não seja uniforme, estratégias inovadoras como essa podem ajudar a adiar o problema.
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getty images 3. Mantenha seus clientes fiéis
Por que ir ao mercadinho local quando você pode pedir o que precisa online no Amazon Prime? Lealdade do consumidor. Manter os clientes próximos é sempre fundamental, mas é especialmente importante quando todos os outros oferecem conveniência. A segurança no trabalho é baixa e os consumidores não estão comprando tanto. As pequenas empresas, em particular, precisam entender profundamente suas bases de clientes. Um supermercado local em uma cidade universitária de Western Massachusetts, Wild Oats, alavancou sua percepção parcialmente graças ao novo horário de funcionamento da loja. Todos os dias, as duas primeiras horas após a abertura são reservadas apenas para compradores idosos, que representam uma porcentagem significativa dos clientes da loja, agora que todos os estudantes universitários voltaram para casa.
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getty images 4. Entenda as novas prioridades
O coronavírus reorganizou as prioridades e fez com que alguns trabalhos de clientes fossem mais importantes do que antes. Manter os filhos entretidos é uma nova prioridade ao tentar ocupá-los ao fundo enquanto um reunião pelo zoom com toda a empresa acontece. Empresas como a Audible reconheceram que a prioridade mudou e estão ajustando as ofertas para refletir as necessidades mais urgentes do momento. Recentemente, a empresa anunciou o lançamento de histórias Audible, que permitem que qualquer pessoa em qualquer lugar ouça mais de 200 histórias infantis gratuitamente. Como bônus, os pais podem se sentir bem com a maneira como os filhos estão gastando seu tempo (um livro em áudio supera horas de televisão!).
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getty images 5. Ajuste-se aos novos hábitos do seu consumidor
É difícil ficar a um metro e meio de distância de outras pessoas em um supermercado lotado. Cadeias como Walmart, Kroger, Whole Foods e Carrefour estão dobrando suas ofertas de entrega na calçada, e inúmeras outras empresas estão investindo ou apenas começando a entregar. Enquanto isso, restaurantes foram virados de cabeça para baixo, já que sua atração principal – a experiência e a atmosfera de jantar fora – não é mais uma opção. Inovação necessária! O Earl’s, um restaurante popular no Canadá e nos EUA, agora oferece entrega e retirada de compras. As opções incluem refeições totalmente preparadas, pacotes para fazer em casa e coleções de compras como o Pantry Pack (itens essenciais como azeite e macarrão seco) ou o Produce Pack (frutas e legumes frescos).
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getty images 6. Repense a experiência do seu consumidor
Todo o conceito de experiência do cliente está mudando dramaticamente em razão do coronavírus. Não é uma tarefa pequena para restaurantes, hotéis e outras empresas orientadas pela experiência do cliente repensar completamente como estão prestando seus serviços, mas uma loja criativa em Vermont está provando que isso pode ser feito. A Old Brick Store começou a oferecer resumos diários nas mídias sociais de produtos em estoque, organizando “noites virtuais da pizza” às sextas-feiras e coleções de produtos para coleta como “kits virtuais de happy hour”. O híbrido de café/loja se posicionou como o ponto de referência na cidade e, embora publicar uma lista de produtos disponíveis todos os dias possa exigir algum esforço, é definitivamente interessante para o cliente.
Claro que não vamos trabalhar do sofá para sempre, mas a conveniência de entregas, pedidos online e alternativas remotas é poderosa. Os empresários podem perceber que uma força de trabalho totalmente remota significa menos custos indiretos, enquanto corretores podem decidir que os tours virtuais são melhores do que visitas individuais. Todas as empresas devem pensar criticamente sobre quais hábitos adotados recentemente por seus clientes podem permanecer no longo prazo. Ao usar as informações que você tem sobre as prioridades e necessidades de seus clientes, um pouco de criatividade e muita flexibilidade ajudarão a tornar a inovação uma realidade.
1. Mude e reduza seus custos
Mudar e reduzir custos são atitudes que excedem as expectativas dos clientes. Para aqueles de nós que não são a Amazon (ou a Zoom), é essencial cortar custos mantendo os clientes interessados neste momento. Ao olhar para o fechamento indefinido de lojas e o desperdício de alimentos, a cadeia vegetariana de fast food Clover fez exatamente isso. A empresa reaproveitou os ingredientes que normalmente usa para fazer sanduíches quentes e criou caixas de frutas, legumes e outros suprimentos. Os clientes voltaram para casa com um monte de opções saudáveis para suas famílias, e a Clover transformou seu lixo em um produto próprio.
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