A Neiman Marcus se tornou a primeira loja de departamentos norte-americana a entrar em falência em meio à pandemia de coronavírus, depois que o fechamento prolongado prejudicou as vendas e tornou impossível o pagamento de empréstimos.
A varejista de luxo com sede em Dallas, no estado do Texas, entrou hoje (7) com pedido de proteção contra falência no Texas e procurará eliminar US$ 4 bilhões em dívidas, colocando seus credores no controle. A empresa foi rebaixada no mês passado pela S&P Global Ratings, que citou um “risco elevado” de falência ou reestruturação.
“Antes da Covid-19, o Neiman Marcus Group estava fazendo um sólido progresso em nossa jornada para um crescimento rentável e sustentável a longo prazo”, disse o CEO, Geoffroy van Raemdonck, em comunicado. “No entanto, como a maioria das empresas hoje, estamos enfrentando uma interrupção sem precedentes causada pela pandemia, que colocou uma pressão inexorável em nossos negócios.”
A Neiman Marcus não disse se planejava fechar lojas. A companhia garantiu US$ 675 milhões em financiamento de devedores em posse de credores para financiar operações durante a reestruturação, além de outros US$ 750 milhões em financiamento de saída para refinanciar o financiamento do DIP e fornecer liquidez adicional.
A empresa, altamente endividada, ficou praticamente sem opções após o fechamento de lojas que causou um grande prejuízo em suas vendas. Em meados de março, fechou temporariamente todas as 43 lojas Neiman Marcus, bem como 24 lojas Last Call e duas Bergdorf Goodman na cidade de Nova York, e só começou o processo de reabertura de alguns estabelecimentos na semana passada.
Duas aquisições de private equity deixaram a empresa com dívidas. Em 2013, foi comprada por US$ 6 bilhões pela empresa de private equity Ares Management e pelo Canada Pension Plan Investment Board, deixando-a com US$ 4,8 bilhões em empréstimos de longo prazo, de acordo com seus últimos registros públicos. Antes era de propriedade das empresas de private equity TPG e Warburg Pincus, que pagaram cerca de US$ 5,1 bilhões pela empresa em 2005.
No ano passado, firmou um acordo com os credores para estender a data de vencimento em uma parcela de seus empréstimos, adquirindo algum tempo enquanto tentava reverter os negócios.
No entanto, pulou vários desses pagamentos no mês passado, o que iniciou o processo de uma potencial falência ou reestruturação, a menos que encontrassem uma maneira de fechar um acordo com os credores ou obter dinheiro. Em uma carta ao conselho de administração no dia em que ficou sem pagamento, a Marble Ridge Capital disse que já considerava a empresa inadimplente em seus pagamentos e que “tomaria todas as medidas necessárias para proteger seus direitos.”
“A Neiman Marcus ficou muito alavancada por vários anos. Continuamos a ver sua estrutura de capital como insustentável”, escreveram analistas da S&P em nota de abril. “À luz dos ventos contrários decorrentes da pandemia de coronavírus e da nossa expectativa de recessão nos EUA neste ano, acreditamos que as perspectivas da empresa para uma recuperação são cada vez mais baixas.”
Outros varejistas estão trabalhando para evitar um destino semelhante, à medida que se recusam a seguir o movimento “fique em casa” e deixam claro a dependência das lojas físicas. A Macy’s disse que perdeu “a maioria” de suas vendas durante as duas primeiras semanas em que as lojas foram fechadas, o que levou colocar em licença a maioria de seus 125 mil trabalhadores. A J.Crew entrou com pedido de falência no início desta semana, e a JCPenney e a Lord & Taylor também estão considerando a falência.
As lojas de departamento são consideradas mais expostas ao risco de inadimplência em seus empréstimos do que qualquer outro setor consumidor, de acordo com um relatório recente da S&P Global Market Intelligence. As chances de inadimplência nos próximos doze meses: 42%.
A Neiman Marcus começou sua história em 1907 com os irmãos Herbert Marcus e Carrie Marcus Neiman, de Dallas, com seu marido A.L. Neiman. A loja do centro se tornou um paraíso para os consumidores ricos. Em 1965, abriu sua primeira loja fora do Texas e se expandiu para mais de três dezenas de locais nas principais cidades dos EUA. Em 1972, adquiriu a Bergdorf Goodman.
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No entanto, enfrentou a concorrência de outras lojas de departamentos sofisticadas, como Saks Fifth Avenue, Bloomingdale’s e Nordstrom, além de uma nova geração de sites de luxo somente online, como Farfetch e Net-A-Porter. As marcas também investiram cada vez mais no estabelecimento de um relacionamento com os clientes e na venda direta a eles.
Em um esforço para atrair compradores para suas lojas, a Neiman Marcus começou a introduzir novos serviços, como manicure, conserto de calçados e design de chapéus personalizados. No ano passado, investiu no site de revenda de luxo Fashionphile, que vende bolsas e acessórios usados. Ele está no processo de fechar todos os seus estabelecimentos Last Call, marcando a saída do mercado mais popular.
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