Receber uma estrela Michelin é uma experiência transformadora para qualquer chef. De um dia para o outro, ele se torna um líder, um membro do time de reis da gastronomia mundial. Ele e seu restaurante se tornam famosos, as experiências à mesa melhoram, novos clientes aparecem, as demandas por vinho aumentam, e o chef passa a ter de examinar seus fornecedores e funcionários com mais cuidado… Além disso, surge a expectativa de ganhar outra estrela e o receio de perder a classificação que já conquistou.
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No mundo dos negócios e no da política, nos quais muitos candidatos podem alcançar um cargo de liderança mais alto e, logo em seguida, perdê-lo, é igual. Michael Ellis, diretor internacional do Guia Michelin, fala sobre o que é necessário para ganhar e manter uma estrela. Seus conselhos, no entanto, servem para qualquer um que queira alcançar um cargo de liderança e se manter nele.
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Veja na galeria de fotos 10 conselhos de Ellis:
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Lembre-se de seu time
Seja o líder de um time, um maestro. Seja capaz de motivar e entender as forças e fraquezas de sua equipe.
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Seja aberto e generoso
Transmita suas habilidades e seu conhecimento ao seu time.
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Esteja preparado fisicamente para o seu trabalho
Se você é um chef, diz Ellis, passa muitas horas em uma cozinha quente, lidando com instrumentos afiados, fogo… Se você é um CEO, seu trabalho estressante também pode ter demandas físicas. Esta tensão pode ser prejudicial se você não estiver em forma.
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Seja consistente
Aperfeiçoe a habilidade de fazer o seu melhor todos os dias.
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Carpe diem
“Peixe”, diz Ellis, “tem um intervalo de um terço de segundo no qual atinge o ponto perfeito”. Essa mesma lógica sobre o risco de tudo desandar rapidamente é aplicável à sua carreira.
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Reconheça que você terá dias ruins e os enfrente
“Os fornecedores podem estar atrasados ou você mesmo pode estar tendo um dia ruim… Você terá de lidar com isso e não permitir que isso interfira no seu desempenho”, diz Ellis.
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Esteja sempre atento aos detalhes
“Na gastronomia, é fundamental criar uma harmonia, um equilíbrio de sabores”, explica.
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Não esqueça qual é o seu trabalho e quem são os seus clientes
Para chefs, diz Ellis, “tudo gira em torno de encher o restaurante todos os dias com clientes; cozinhar para seus clientes – descobrir quem são eles, o que querem e pelo que querem pagar”…
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Esqueça os detalhes supérfluos
“Estrelas Michelin falam sobre o que está sobre o prato”, diz Ellis. “Não sobre o prato em si, a toalha e os copos.”
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Seja independente, evite políticas
Provavelmente, isso é mais fácil para o Guia Michelin do que para os CEOs: os críticos da publicação de cem anos recebem salário, pagam por suas refeições e nunca aceitam favores.
Lembre-se de seu time
Seja o líder de um time, um maestro. Seja capaz de motivar e entender as forças e fraquezas de sua equipe.