Na hora de preparar seus pratos, o estrelado chef Jun Sakamoto, dono do restaurante homônimo na capital paulista, gosta de aliar a tradição japonesa a toques de sua personalidade. Para realizar suas pesquisas de ingredientes ele viaja frequentemente ao Japão e procura focar em produtos tradicionais.
Apesar de criar muito pouco, como ele mesmo diz, Sakamoto vê com bons olhos os profissionais que inventam combinações inusitadas na cozinha. “Um chef nordestino, por exemplo, pode querer acrescentar um pouco da sua cultura à culinária japonesa e chegar a conclusão que usar queijo coalho é interessante. Se vai ficar bom, aí é outra coisa”, afirma.
LEIA MAIS: Jun Sakamoto decide se mudar pra Nova York
E para o cozinheiro amador, algum conselho? Na hora de cozinhar, independentemente da culinária (japonesa, italiana, francesa, etc), é essencial contar com produtos de boa qualidade, sugere Sakamoto. A seguir, o chef relaciona alguns ingredientes que não podem faltar no armário de quem gosta de preparar bons pratos.
-
Azeite
Um bom azeite extravirgem. “Nesse caso, o preço define a qualidade, ou seja, quanto mais caro, melhor.”
-
Cebola e Alho
São fundamentais e não apresentam segredos na hora da compra. “Basta escolher bem.”
-
Manteiga
Procure uma manteiga que não seja misturada com margarina. “As marcas francesas são muito boas.”
-
Sal
Opte por produtos mais puros como a Flor de Sal ou o Sal do Himalaia. “Quanto menos processado artificialmente o sal for, melhor”.
-
Anúncio publicitário -
Vinho
Tenha sempre um vinho tinto de boa qualidade. “O vinho que vai ser usado na comida precisa ser bom o suficiente para também ser degustado na taça, se for o caso.”
Azeite
Um bom azeite extravirgem. “Nesse caso, o preço define a qualidade, ou seja, quanto mais caro, melhor.”