Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Listas / Os 10 CEOs mais bem conceituados do mundo

Os 10 CEOs mais bem conceituados do mundo

Apuração da Forbes USA mede a reputação das empresas e de seus líderes

Vicky Valet
05/10/2019 Atualizado há 6 anos

Acessibilidade

Getty Images

Houve uma época em que parecia que o Google era uma empresa perfeita – até que um manifesto que criticava as políticas internas de diversidade veio à tona. Escrito por um ex-engenheiro de software, o documento de 2017 prejudicou a reputação da gigante de tecnologia. Mas o CEO Sundar Pichai saiu ileso, graças, em parte, à maneira transparente como administrou a crise. Dois anos depois, no entanto, questões que vão de protestos de funcionários sobre alegações de má conduta sexual a violações generalizadas de dados – que foram suficientes para garantir o fechamento do Google Plus – parecem ter sido demais para o líder mais confiável do Vale do Silício. Do mesmo modo que o negócio balançou, sua liderança foi abalada.

LEIA MAIS: Os melhores CEOs do Brasil em 2019

“Sundar Pichai, eleito o CEO mais bem-conceituado do mundo no ano passado, não chegou ao Top 10 neste ano”, diz Stephen Hahn-Griffiths, do Reputation Institute (RI), empresa especializada em serviços de gestão e métricas de reputação. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia publica o CEO Global RepTrak, um levantamento sobre a reputação de executivos que ocupam cargos de presidência. A classificação de 2019 revela um aumento médio de dois pontos nas reputações dos CEOs, uma tendência que reflete o aumento de um ponto no prestígio das empresas ao redor do planeta. A força motriz por trás de ambos, segundo HahnGriffiths, é a responsabilidade corporativa.

“Houve um momento e um lugar em que os líderes eram bons o suficiente para obter desempenho financeiro, novos produtos e agendas inovadoras, mas esse paradigma mudou”, explica ele. “Responsabilidade social, com os funcionários e ambiental: hoje elas representam 32% do peso da reputação de qualquer CEO.”

Com isso em mente, não é de admirar que Pichai, cuja identidade como chefe é tão ligada à de sua companhia, tenha ficado fora das dez primeiras posições e esteja longe de se sentir sozinho nessa situação: oito dos CEOs que apareceram nos primeiros lugares da lista no ano passado – incluindo o CEO da Kraft Heinz Company, Bernardo Hees, o da Mondelez International, Dirk Van de Put, e o do LinkedIn, Jeff Weiner – não mantiveram suas colocações na nova lista. A perda de posições desses líderes abriu espaço para alguns recém-chegados, como Ben Van Beurden.

À primeira vista, o CEO da Royal Dutch Shell pode parecer um candidato improvável para estar classificado no topo da lista. Afinal, o setor de energia não apenas tem sido considerado pelo público em geral como um mercado “sem bússola moral”, como também o negócio de Van Beurden não é tido como um dos mais bem-avaliados do mundo. Nada disso é novidade para ele e, desde que assumiu o cargo, em 2014, o executivo tem como prioridade reescrever essa narrativa pública. “Fazer a coisa certa é o maior condutor de qualquer reputação”, define Hahn-Griffiths. “Seu estilo de liderança – de frente, não de costas – revela que Van Beurden não é apenas um CEO altamente ético, mas tem empatia e desejo de tornar o mundo um lugar melhor para se viver.”

Da liderança da campanha para reduzir a quantidade de carbono da Shell em 50% até 2050 até a colaboração com organizações como a Task Force on Climate-related Financial Disclosures (TCFD) e o World Resources Institute para garantir que os planos de sua companhia se tornem realidade, o executivo reconheceu o risco das mudanças climáticas e demonstrou seu comprometimento no trabalho para proteger o planeta contra as ameaças que sua indústria ajudou a criar. “A Shell realmente se posicionou como líder em mudanças climáticas e energia alternativa, e redefiniu o que significa ser um bom cidadão corporativo nesse meio”, aponta Hahn-Griffiths.

A atenção que o comandante da Shell deu para o desenvolvimento de soluções de energia sustentável é, certamente, qualificação suficiente para torná-lo um dos CEOs mais bem-conceituados do planeta. Contudo, se ele tivesse ido atrás dessas iniciativas apenas nos bastidores, isso teria sido suficiente para figurar no Top 10? É difícil dizer – e a visibilidade de sua liderança certamente não fez mal. De fato, quanto mais familiaridade o público tiver com um CEO, maior a probabilidade de sua reputação ser mais forte. “A diferença entre ter um CEO com quem o público em geral não está familiarizado é de 10,3 pontos. Isso não é apenas algo simbólico – traduz-se em bilhões de dólares em valor de mercado”, diz o especialista do Reputation Institute. No entanto, vale notar que a associação entre familiaridade e percepção não existirá se um CEO for conhecido pelos motivos errados. Como no caso de Pichai, nem toda repercussão é boa.

VEJA TAMBÉM: Veja 5 passos para o melhor plano de sucessão de um CEO

Para Fabrizio Freda, cuja familiaridade garantiu um lugar no Top 10 pelo segundo ano consecutivo, a influência sempre foi um imperativo para os negócios. Ao se tornar, em 2009, o primeiro CEO da The Estée Lauder Companies fora da família, deparou-se com um grande desafio: convencer a geração millennial de que uma empresa de cosméticos de 63 anos ainda poderia ser relevante para eles. Para obter sucesso, Freda sabia que um novo visual não seria o bastante, então começou de dentro. Foi implementado um programa global de mentoria reversa para promover o aprendizado perpétuo e o desenvolvimento dos funcionários, cuja prioridade era a contratação de pessoal mais jovem, população agora responsável por 67% da força de trabalho da Estée Lauder.

Essas transformações permitiram que a companhia realizasse movimentos que chamaram atenção no cenário global, incluindo as aquisições da Smashbox, Becca e Too Faced – marcas de beleza centradas em millennials. “Parte do seu legado está em realmente conquistar essa geração”, diz Hahn-Griffiths. “Ele pegou uma empresa que existe há muito tempo e a tornou relevante para públicos emergentes em todo o mundo.”

E, embora nem todas as iniciativas tenham saído conforme o planejado – a Estée Edit, uma linha focada nos millennials, liderada por Kendall Jenner, foi interrompida após apenas 18 meses nas prateleiras da Sephora –, a lucratividade não foi prejudicada. O valor de mercado da Estée Lauder cresceu de US$ 5 bilhões em 2009 para mais de US$ 60 bilhões atualmente. “Sem perder nossas vantagens de escala e escopo, estamos com uma mentalidade mais empreendedora para garantir que permaneçamos ágeis e que nossas ações sejam decisivas”, escreveu Freda à Forbes. “Isso nos dá as melhores qualidades de uma organização estruturada e bem financiada junto com o espírito desafiador de uma startup.”

Notavelmente ausentes da lista deste ano são mulheres – e isso é inquietante. No ano passado, a CEO da The Campbell Soup Company, Denise Morrison, que desde então deixou o cargo, era a única a fazer parte do grupo. O RI atribui a falta de representação feminina ao fato de que, em média, sua familiaridade com o público em geral é de 12%, enquanto a de seus pares do sexo masculino é de 15%. Mas Hahn-Griffiths está confiante de que a tendência deve mudar em breve, e diz que a CEO da GlaxoSmithKline, Emma Walmsley, pode ser a próxima integrante da lista. “Ela é a primeira mulher a dirigir uma grande farmacêutica e tem se mostrado muito disruptiva”, aponta. “Prevemos que o número de mulheres CEOs deve aumentar significativamente e achamos que Emma é um modelo a ser seguido.”

Veja, na galeria de fotos abaixo, os 10 CEOs mais bem conceituados do mundo:

  • Ben Van Beurden

Empresa: Royal Dutch Shell
País: Holanda
No cargo desde: 2014
    Divulgação

    Ben Van Beurden

    Empresa: Royal Dutch Shell
    País: Holanda
    No cargo desde: 2014

  • Carsten Spohr

Empresa: Deutsche Lufthansa
País: Alemanha
No cargo desde: 2014
    Divulgação

    Carsten Spohr

    Empresa: Deutsche Lufthansa
    País: Alemanha
    No cargo desde: 2014

  • Chris Nassetta

Empresa: Hilton Worldwide
País: Estados Unidos
No cargo desde: 2007
    Divulgação

    Chris Nassetta

    Empresa: Hilton Worldwide
    País: Estados Unidos
    No cargo desde: 2007

  • David Holl

Empresa: Mary Kay
País: Estados Unidos
No cargo desde: 2006
    Divulgação

    David Holl

    Empresa: Mary Kay
    País: Estados Unidos
    No cargo desde: 2006

  • Anúncio publicitário
  • Emmanuel Faber

Empresa: Danone
País: França
No cargo desde: 2014
    Getty Images

    Emmanuel Faber

    Empresa: Danone
    País: França
    No cargo desde: 2014

  • Fabrizio Freda

Empresa: Estée Lauder
País: Estados Unidos
No cargo desde: 2009
    Divulgação

    Fabrizio Freda

    Empresa: Estée Lauder
    País: Estados Unidos
    No cargo desde: 2009

  • Michael Dell

Empresa: Dell
País: Estados Unidos
No cargo desde: 1984
    Divulgação

    Michael Dell

    Empresa: Dell
    País: Estados Unidos
    No cargo desde: 1984

  • Niels B. Christiansen

Empresa: The Lego Group
País: Dinamarca
No cargo desde: 2007
    Divulgação

    Niels B. Christiansen

    Empresa: The Lego Group
    País: Dinamarca
    No cargo desde: 2007

  • Ralph Hamers

Empresa: ING
País: Holanda
No cargo desde: 2013
    Divulgação

    Ralph Hamers

    Empresa: ING
    País: Holanda
    No cargo desde: 2013

  • Shuntaro Furukawa

Empresa: Nintendo
País: Japão
No cargo desde: 2018
    Getty Images

    Shuntaro Furukawa

    Empresa: Nintendo
    País: Japão
    No cargo desde: 2018

    Divulgação

    Ben Van Beurden

    Empresa: Royal Dutch Shell
    País: Holanda
    No cargo desde: 2014

    Reportagem publicada na edição 69, lançada em julho de 2019

    Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

    Facebook
    Twitter
    Instagram
    YouTube
    LinkedIn

    Tenha também a Forbes no Google Notícias.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Ben Van Beurden
    • CEO
    • danone
    • Diversidade
    • energia
    • energia sustentável
    • estée lauder
    • executivo
    • funcionários
    • google
    • líder
    • Liderança
    • Mary Kay
    • mentoria
    • mudança climática
    • mulher
    • mulheres
    • presidência
    • reputação
    • responsabilidade social
    • Royal Dutch Shell
    • Shell
    • startup
    • Sundar Pichai
    • Tecnologia
    • valor de mercado

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    Últimas Notícias

    • ganho semanal

      Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

    • Donald Trump

      Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

    • CEO da Bosch

      Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

    • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

    • Café

      Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

    • Getty Images

      Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.