Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Colunas / Estudo revela que apenas 22% dos CFOs são altamente eficientes

Estudo revela que apenas 22% dos CFOs são altamente eficientes

Profissionais de finanças passam mais tempo em seus próprios departamentos do que em lugares que impactam realmente sua performance

Forbes Daily, por Gabriela Arbex
09/12/2019 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Sarinya Pinngam /Getty Images
Sarinya Pinngam /Getty Images

A grande lição tirada da pesquisa é que é menos importante o que o CFO faz em seu departamento do que o que ele faz nas reuniões ou no trato com os clientes

Um estudo conduzido pelo Gartner e divulgado recentemente revelou que apenas 22% dos CFOs (chief financial officers) podem ser classificados como altamente eficientes. O levantamento mediu 231 atributos para determinar o que os profissionais da área financeira fazem com seu tempo, relacionamentos e equipes, e que tipo de trabalho leva à maior competência no ambiente corporativo.

A pesquisa, que usou base as respostas de 113 diretores financeiros de empresas de todo o mundo com receitas acima de US$ 1 bilhão por ano, considerou também o crescimento da companhia e o desempenho do CFO em relação às expectativas de seu CEO.

A grande lição tirada da pesquisa é que é menos importante o que o CFO faz em seu departamento do que o que ele faz nas reuniões ou no trato com os clientes. Esses profissionais gastam muito tempo focados em suas próprias áreas, concluiu o estudo.

“Os CFOs dizem que a demanda está maior do que nunca, mas a surpresa é que poucas atividades diferenciam os profissionais mais bem-sucedidos do restante”, disse Peter Nagy, vice-presidente de pesquisas da área de finanças do Gartner. “Os relacionamentos mais importantes, aqueles que realmente impactam o desempenho de um CFO, são feitos nas salas de reuniões e onde os clientes estão, não no departamento financeiro.”

O executivo explica que os profissionais de finanças perceberam que as tarefas administrativas exigiam muito de seu tempo, incluindo a necessidade de manter seus departamentos tecnologicamente atualizados, com funcionários talentosos e trabalhando eficientemente com o restante da organização. “No entanto, nenhuma dessas atividades, mesmo que dominadas, impactaram a eficiência do profissional”, disse.

O estudo do Gartner analisou a qualidade do crescimento das empresas, a quantidade de riscos positivos que impulsionaram a expansão a longo prazo, quão bem o CFO executou os planos do CEO e as condições do balanço, entre outros fatores. A conclusão é que a quantidade de tempo que o CFO passou na contratação, estratégia de fusões e aquisições ou outros projetos do departamento financeiro não teve impacto sobre sua performance.

O estudo da Gartner recomendou, ainda, que esses profissionais se esforcem para manter relacionamentos em três níveis: com o CEO e a diretoria da empresa, clientes e profissionais de vendas e gerentes das unidades de negócios.

****

Unicórnio brasileiro

Fundada pelos irmãos Victor e Arthur Lazarte em 2011 com investimento de US$ 100, a Wildlife Studios acaba de se tornar o mais novo unicórnio brasileiro. A empresa foi avaliada em US$ 1,3 bilhão após rodada de investimentos liderada pelo fundo norte-americano Benchmark Capital que captou US$ 60 milhões. A empresa nasceu na casa dos pais dos empreendedores, em São Paulo, que enxergaram no avanço dos smartphones a oportunidade de combinar o sonho de desenvolver jogos com o potencial de distribuição do então incipiente mercado móvel. A aposta dos jovens engenheiros estava certa: hoje os jogos mobile já respondem por mais de 50% de toda a indústria de videogames, movimentando quase US$ 70 bilhões por ano e crescendo a taxas anuais de 26%. Com o aporte, os planos são acelerar a contratação de talentos, melhorar a qualidade dos jogos e auxiliar outros desenvolvedores a levar seus jogos para mercado.

****

A Black Friday dos dispositivos móveis

Ainda na onda dos balanços da Black Friday, a desenvolvedora de plataformas de comércio eletrônico Nuvemshop analisou o comportamento dos consumidores que fizeram compras em sua base, formada por 30 mil pequenos e médios lojistas online, durante a semana de 25 a 29 de novembro. A primeira constatação foi um aumento das vendas de 144% de 2017 até agora: de R$ 8 milhões para R$ 26 milhões. As operações concluídas por minuto saíram de 3,31 para 8,74. A segunda é que os dispositivos móveis continuaram sendo o meio preferido dos consumidores no momento da compra, mas ampliaram sua vantagem: 63% contra 57% em 2018. Já as redes sociais mostraram queda de 3% na comparação dos dois anos, mas continuaram sendo relevantes, já que 19,9% dos consumidores efetuaram suas compras por elas. O Instagram foi o destaque e concentrou 80% de todas as operações.

****

Reforço para o entretenimento

A Ingresse, marketplace de venda de ingressos, acaba de receber um aporte de R$ 90 milhões em uma rodada da Série C. O investimento foi liderado pela Endurance, fundo que já apostou em Spotify, Rappi e Loggi, com participações do Grupo Globo, Rival, eBricks e dos sócios da RK Partners. O braço de venture debt da Galápagos Capital e outros investidores atuais da empresa, como Qualcomm Ventures e Mercado Livre, reforçaram sua confiança na plataforma com a injeção de novos recursos. O dinheiro será utilizado para a criação de um fundo que tem como meta beneficiar o mercado de entretenimento ao vivo no Brasil, do qual a Ingresse vai atuar como operadora financeira, fornecendo crédito aos produtores de eventos, e para continuar o processo de aquisição de empresas e incrementar as experiências dos usuários.

****

Investimentos

O Governo de São Paulo e a Marfrig anunciaram um investimento de R$ 600 milhões para reforma e ampliação da fábrica da empresa em Promissão, interior do Estado. A empresa contará com a parceria da Agência de Promoção de Investimento e Competitividade de São Paulo (InvestSP) em questões fiscais, de infraestrutura e ambiental, permitindo agilidade e eficiência na execução dos recursos. A fábrica será dedicada à produção de alimentos processados derivados de proteína animal e vegetal destinada principalmente ao canal de food service – como empanados, marinados, embutidos e pratos prontos. A expectativa é produzir 100 mil toneladas de alimentos por ano e gerar de 1,5 mil a 1,7 mil empregos diretos e indiretos

****

Rock solidário

Juntos, o Rock in Rio e a plataforma de impacto social eSolidar promoveram uma série de leilões de instrumentos musicais e artigos dos artistas nacionais e internacionais que passaram pela edição 2019 do festival. Foram 46 leilões, 2.183 lances e R$ 226 mil arrecadados, dinheiro que será doado para o reflorestamento da Amazônia. A guitarra da banda alemã Scorpions, por exemplo, foi arrematada por R$ 23 mil, enquanto o encontro com o grupo norte-americano Imagine Dragons (foto) custou R$ 14 mil. Foo Fighters, Goo Goo Dolls, Red Hot Chili Peppers, Nickelback e Paralamas do Sucesso também contribuíram com a iniciativa.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • alimentos processados
  • Amazônia
  • aquisição
  • Arthur Lazarte
  • artistas
  • balanço
  • Black Friday
  • CEO
  • CFOs
  • clientes
  • compras
  • consumidores
  • desempenho
  • desenvolvedores
  • dispositivos móveis
  • empreendedores
  • empregos
  • entretenimento
  • eSolidar
  • estudo
  • fábrica
  • Foo Fighters
  • food service
  • Galápagos Capital
  • Gartner
  • governo de São Paulo
  • Grupo Globo
  • guitarra
  • Ingresse
  • Instagram
  • instrumentos musicais
  • investimento
  • InvestSP
  • jogos
  • leilões
  • Loggi
  • Marfrig
  • mercado livre
  • Nuvemshop
  • performance
  • Qualcomm Ventures
  • rappi
  • redes sociais
  • reflorestamento
  • rival
  • Rock in Rio
  • São Paulo
  • Série C
  • Smartphones
  • Spotify
  • unicórnio brasileiro
  • venture debt
  • Victor Lazarte
  • videogames

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Jonas Marques, CEO da Pague Menos: "As empresas poderiam ser os lugares mais felizes do mundo, mas não são" (Foto: divulgação)
    Forbes Money

    Forbes CEO: Jonas Marques e o Turnaround da Rede Pague Menos

  • Carreira

    México Planeja Reduzir Jornada de Trabalho para 40 Horas Semanais até 2030

Últimas Notícias

  • Foto de um trecho de Thunderbolts, novo filme da Marvel

    Relatório Explica Por Que a Marvel Tem Decepcionado Desde “Vingadores: Ultimato”

  • 1 em Cada 4 Cervejas da Quilmes no Mundo Tem Cevada e Malte Plantados em Buenos Aires

  • PIB: Trump Pode Ameaçar Crescimento da Economia Brasileira?

  • Magazine Luiza

    Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

  • balanços

    Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

  • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.