Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Fotos / 5 maneiras de transformar empatia em sucesso

5 maneiras de transformar empatia em sucesso

Coloque-se no lugar do seu cliente para entender o que ele precisa

David K. Williams
20/08/2015 Atualizado há 10 anos

Acessibilidade

A empatia é o exercício de se colocar no lugar do outro e entender como é a perspectiva dele sobre um determinado fato. Atualmente, esse comportamento é muito importante no mundo dos negócios, porque ajuda na construção de uma relação duradoura e de sucesso com os clientes.

DICAS: Como desenvolver uma relação duradoura com os seus clientes

Uma empresa, antes de julgar ou executar seu próximo passo, deve tentar entender a visão do seu cliente. Desse modo, é possível aprimorar seus serviços e deixar o público mais satisfeito.

Para um líder é essencial ter empatia, afinal, também é preciso entender os funcionários para saber como lidar como eles e como motivá-los no dia a dia.

Veja na galeria de fotos cinco formas de transformar empatia em sucesso:

  • Tente solucionar problemas
 
Produtos e serviços são criados para solucionar problemas ou suprir necessidades. Como empreendedor, é preciso se colocar no lugar de alguém que tem um problema e, assim, tornar a busca pela solução mais fácil.

    Tente solucionar problemas

    Produtos e serviços são criados para solucionar problemas ou suprir necessidades. Como empreendedor, é preciso se colocar no lugar de alguém que tem um problema e, assim, tornar a busca pela solução mais fácil.

  • Entenda o que o cliente sente
 
Ninguém fica com vontade de comprar um produto quando ouve as especificações técnicas dele. As decisões são baseadas em emoções, então, para convencer um cliente é importante pensar no que ele precisa e como aquilo que você quer vender pode ajudá-lo mais do que o concorrente. É preciso entender o que o cliente sente e o que ele quer e, depois, pensar em como argumentar com ele.

    Entenda o que o cliente sente

    Ninguém fica com vontade de comprar um produto quando ouve as especificações técnicas dele. As decisões são baseadas em emoções, então, para convencer um cliente é importante pensar no que ele precisa e como aquilo que você quer vender pode ajudá-lo mais do que o concorrente. É preciso entender o que o cliente sente e o que ele quer e, depois, pensar em como argumentar com ele.

  • Saiba como vender
 
Pense no que um cliente quer e como ele pode acreditar que vale a pena comprar o seu produto, especialmente se for pela internet. É preciso convencer a pessoa de que ela precisa daquilo que está sendo oferecido. O preço é um dos fatores mais importantes nesse processo, porque ele tem de corresponder às expectativas do cliente.

    Saiba como vender

    Pense no que um cliente quer e como ele pode acreditar que vale a pena comprar o seu produto, especialmente se for pela internet. É preciso convencer a pessoa de que ela precisa daquilo que está sendo oferecido. O preço é um dos fatores mais importantes nesse processo, porque ele tem de corresponder às expectativas do cliente.

  • Aprenda a se promover
 
Nenhuma propaganda no mundo é tão boa quanto a recomendação de alguém próximo. Se o seu produto entrar na categoria de coisas que resolvem problemas, provavelmente quem o comprar vai falar sobre ele para os amigos.

    Aprenda a se promover

    Nenhuma propaganda no mundo é tão boa quanto a recomendação de alguém próximo. Se o seu produto entrar na categoria de coisas que resolvem problemas, provavelmente quem o comprar vai falar sobre ele para os amigos.

  • Anúncio publicitário
  • Proporcione experiências aos seus clientes
 
É muito mais fácil segurar um cliente do que conseguir um novo, por isso, é melhor focar na primeira tarefa. Com empatia e conhecimento de quem é seu público, fica mais fácil manter essas pessoas fieis a sua empresa. Elas querem sentir que a companhia cuida dele e os entende. Empreendedores que compreendem o papel que têm na experiência dos clientes dedicarão tempo a ouvi-los e a se comunicar com eles.

    Proporcione experiências aos seus clientes

    É muito mais fácil segurar um cliente do que conseguir um novo, por isso, é melhor focar na primeira tarefa. Com empatia e conhecimento de quem é seu público, fica mais fácil manter essas pessoas fieis a sua empresa. Elas querem sentir que a companhia cuida dele e os entende. Empreendedores que compreendem o papel que têm na experiência dos clientes dedicarão tempo a ouvi-los e a se comunicar com eles.

    Tente solucionar problemas

    Produtos e serviços são criados para solucionar problemas ou suprir necessidades. Como empreendedor, é preciso se colocar no lugar de alguém que tem um problema e, assim, tornar a busca pela solução mais fácil.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • Carreira
    • dicas
    • Fotos

    As mais lidas agora

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    Últimas Notícias

    • ganho semanal

      Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

    • Donald Trump

      Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

    • CEO da Bosch

      Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

    • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

    • Café

      Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

    • Getty Images

      Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.