Quase todos os profissionais do mundo já devem ter passado pela horrível experiência de ter de ficar horas esperando uma apresentação chata de trabalho acabar ou, até mesmo, já encararam o constrangimento de serem os responsáveis por essas reuniões intermináveis.
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Dezenas de slides no Power Point cheios de texto, folhetos explicativos inúteis e intermináveis minutos de silêncio estão entre as coisas que tornam uma palestra, conferência ou reunião um encontro malsucedido e tedioso.
CARREIRA: Ser perfeccionista pode atrapalhar o ato de falar em público
Se você já passou por essas situações ou quer estar melhor preparado para enfrentar suas próximas apresentações de trabalho, veja seis dicas fundamentais na galeria de fotos:
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Foque na sua audiência
É a plateia quem vai julgar se a sua performance foi interessante ou não.
De acordo com o especialista e escritor de artigos sobre carreira Donald Asher, o profissional que vai conduzir a uma apresentação deve fazer o máximo de contato visual possível com o público, como uma forma de aproximar e valorizar a audiência à ideia que está sendo apresentada. “Você deve tratá-los como quem está contanto uma história interessante a amigos durante um jantar”, sugere.
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Quanto menos tempo durar, melhor
Seja rápido, mas não confunda um discurso curto com falas corridas e mal explicadas.
Segundo Asher, a brevidade durante uma conferência ou reunião de negócios não é apenas correr com o conteúdo apresentado e desconsiderar slides. Para o especialista, é preciso otimizar o tempo de uma apresentação por meio da organização e da seleção prévia dos pontos que realmente importam para aquele público. “Por mais interessante que ela seja, uma apresentação longa costuma ser muito cansativa e desgastante para quem assiste”, explica.
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Transforme a sua ansiedade em algo bom
Aprender a lidar com a ansiedade pode ser muito vantajoso para a carreira de qualquer profissional.
O nervosismo durante uma apresentação, muitas vezes, é sinal de falta de preparo. Para Asher, é fundamental que você saiba transformar a ansiedade em disposição na hora da sua performance profissional.
“Treinar a sua apresentação em um ambiente similar ao que você irá discursar pode ser de grande ajuda para melhorar a sua capacidade de comunicação na ocasião,” completa Asher.
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Faça uma apresentação clara
Power points repletos de longos textos e letras miúdas podem dificultar muito na compreensão de um conteúdo apresentado.
Para Asher, um profissional que queira fazer uma boa apresentação precisa mostrar clareza e organização em seus slides, pois, segundo ele, muitos escritos e informações embaralhadas podem confundir e cansar a vista da audiência.
“Apenas o título e ideia principal da proposta devem estar presentes no ptt. O restante deve vir em forma de explicações verbais”, completa o especialista.
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Utilize imagens
É fundamental apresentar boas propostas com imagens que ilustrem o que você está tentando comunicar.
De acordo com Asher, para atrair a atenção da sua audiência durante uma apresentação de trabalho é preciso fazer o uso de recursos visuais que prendam os espectadores às ideias que você está propondo e transforme o ambiente em um lugar mais descontraído. “Fotos tornam qualquer história mais interessante, pois elas exemplificam aquilo que está sendo contado”, afirma.
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Interaja com a audiência
Para garantir a intenção e interesse do público, não dedique apenas os últimos minutos do encontro para tirar as dúvidas da plateia presente.
“Os profissionais deveriam convidar a audiência para interagir, perguntar e fazer comentários enquanto a apresentação estiver sendo feita”, afirma Asher. Para tornar a ocasião mais dinâmica e menos cansativa, você deve abrir espaço para debates e conversas durante vários momentos do encontro.
Foque na sua audiência
É a plateia quem vai julgar se a sua performance foi interessante ou não.
De acordo com o especialista e escritor de artigos sobre carreira Donald Asher, o profissional que vai conduzir a uma apresentação deve fazer o máximo de contato visual possível com o público, como uma forma de aproximar e valorizar a audiência à ideia que está sendo apresentada. “Você deve tratá-los como quem está contanto uma história interessante a amigos durante um jantar”, sugere.