Bom dia. Estamos na terça-feira, 4 de junho
Cenário
O principal indicador a atrair a atenção dos investidores é o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil no primeiro trimestre de 2024. A mediana das estimativas dos investidores é de um crescimento trimestral de 0,8%, ante um crescimento zero no quarto trimestre de 2023. Em termos anualizados, a projeção é de uma aceleração para 2,2%, ante os 2,1% anualizado no trimestre anterior.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Já nos Estados Unidos, o indicador mais importante para esta terça-feira é o relatório JOLTs, equivalente ao Caged brasileiro. A mediana das estimativas dos investidores é de uma desaceleração na abertura de vagas em abril, para 8,37 milhões, ante os 8,488 milhões de vagas abertas em março.
Perspectivas
O crescimento do PIB brasileiro no primeiro trimestre mostra a resiliência da economia apesar de a política monetária seguir apertada (e com menos probabilidade de afrouxamento). Isso torna menos provável uma queda rápida dá taxa Selic, com reflexos negativos sobre os ativos de renda variável.
Já nos Estados Unidos, os investidores esperam sinais concretos de que a economia está desacelerando a ponto de permitir uma queda na inflação. Assim, um JOLTs acima do esperado pode provocar volatilidade nos ativos.
Indicadores
- Brasil
PIB 1º trimestre
Esperado: 0,8%
Anterior: 0,0%
PIB 1º trimestre (12m)
Esperado: 2,2%
Anterior: 2,1%
Balança comercial (Mai)
Esperado: + US$ 8,55 bilhões
Anterior: + US$ 9,04 bilhões
- Estados Unidos
Relatório JOLTs (Abr)
Esperado: 8,37 milhões
Anterior: 8,448 milhões