O Ibovespa abriu em alta nesta sexta-feira (9), com foco em uma nova rodada de resultados. O destaque fica com a queda das ações da Petrobras.
Às 10h40, o índice de referência do mercado acionário brasileiro subia 0,63%, a 129.470 pontos, não muito distante da pontuação máxima do dia.
Leia também
O Ibovespa sustenta ganhos, apesar da queda de 2,66% das ações preferenciais da Petrobras (PETR4), em reação ao inesperado prejuízo no segundo trimestre deste ano. Sozinho, o papel tem peso de 7% na composição da principal carteira teórica da bolsa brasileira.
Já o dólar recua, testando a faixa de R$ 5,50, na mínima, em meio à manutenção do apetite por ativos de risco. Ainda no mesmo horário, a moeda norte-americana caía 0,37%, a R$ 5,5291 na venda.
Além dos balanços corporativos, os investidores também reagem aos dados do IPCA, que vieram basicamente em linha com o esperado.
Já no cenário externo, prevalece a busca por ativos de maior risco, após a redução dos temores de uma recessão nos Estados Unidos. No início da semana, a aversão ao risco predominou nos mercados globais, o que prejudicou ações e moedas de países emergentes.
“O mês de agosto começou turbulento, mas tende a encerrar a primeira semana no campo positivo, impulsionado em grande parte pelo apetite por ativos de risco”, diz Marcio Riauba, gerente da Mesa de Operações da StoneX Banco de Câmbio.