Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / 6 foodtechs brasileiras que estão revolucionando o mercado de refeições saudáveis

6 foodtechs brasileiras que estão revolucionando o mercado de refeições saudáveis

Setor já conquistou bilionários como Jeff Bezos, da Amazon, e deve movimentar R$ 980 bilhões até 2022 em todo o mundo

Gabriela Del Carmen
12/08/2021 Atualizado há 4 anos

Acessibilidade

 Morsa Images/Getty Images
Morsa Images/Getty Images

75% dos consumidores gostam de comprar comidas saborosas, frescas e que ajudam a melhorar a imunidade e o bem-estar, aponta pesquisa do Instituto QualiBest e Galunion

O mercado das foodtechs, como são chamadas as startups que desenvolvem soluções para o setor alimentício, ainda é incipiente no Brasil em comparação com outros segmentos de startups no Brasil, como saúde, varejo, RH, marketing e agropecuária. No entanto, já começou a impactar o segmento com novas formas de olhar para a cadeia de produção e distribuição dos alimentos. A conclusão é do relatório “Liga Insights Food Techs”, feito pelo Liga Insights em parceria com Derraik & Menezes, IGC Partners, Ambev e Cargill.

Embora mais consolidada em outros países, a categoria já atrai empreendedores e investidores, de olho em negócios prósperos capazes de reinventar o modo de criar, comprar, cozinhar e pensar a comida. Não à toa, o mercado recebeu cerca de US$ 1,3 bilhão em investimentos de capital de risco até maio de 2018 em nível mundial, de acordo com informações do PitchBook, e deve chegar a R$ 980 bilhões até 2022, segundo a instituição britânica The Food Tech Matters.

LEIA MAIS: Guerra das marmitas movimenta plataformas de alimentação saudável

As projeções otimistas para os setor chamaram a atenção de bilionários como o fundador da Amazon Jeff Bezos, que em março de 2019 liderou uma rodada de US$ 30 milhões na NotCo, foodtech chilena que desenvolve tecnologia de alimentos para criar produtos à base de plantas que pretendem ser iguais aos seus equivalentes de origem animal, ao lado de outros investidores. O financiamento foi feito por meio do fundo Bezos Expeditions.

No Brasil, essas startups surgem como aliadas para uma demanda crescente por alimentos saudáveis, frescos e nutritivos. Uma pesquisa realizada em 2020 pelo Instituto QualiBest, em parceria com a consultoria especializada em food service Galunion, revelou que 75% dos consumidores gostam de comprar comidas saborosas, frescas e que ajudam a melhorar a imunidade e o bem-estar.

O estudo mapeou as cinco maiores tendências gastronômicas do ano e identificou que 74% dos respondentes buscavam por opções saudáveis e dietas funcionais. Outros 73% disseram valorizar a naturalidade e o frescor dos alimentos, enquanto 68% apontaram a preocupação com a sustentabilidade. Valorização da marca e origem dos produtos (60%), itens livres de ingredientes artificiais (51%) e proibição do uso do plástico em embalagens e utensílios descartáveis (51%) também apareceram no ranking.

Pensando nisso, a Forbes selecionou seis foodtechs brasileiras que estão revolucionando o mercado alimentício com refeições saudáveis e equilibradas para todos os públicos. Confira, na galeria de fotos abaixo, quais são elas:

  •  Liv Up 

Criada há cinco anos com a missão de levar comida boa de verdade para as pessoas, a foodtech opera como um serviço de entrega de alimentos saudáveis ultracongelados, elaborados com ingredientes orgânicos e agricultura familiar. As refeições são distribuídas em porções principais - como carnes vermelhas, frutos do mar, sopas, pizzas e vegetarianos - e acompanhamentos, de arroz e cereais a risotos, batatas, feijões, massas e molhos.

Para entregar praticidade, sabor e saudabilidade, a Liv Up também oferece um delivery de pizzas e saladas para consumo imediato, e um mercado online com frutas, verduras, legumes frescos, pães, carnes, peixes e produtos lácteos para quem quer cozinhar ou incrementar a comida do dia a dia. As compras podem ser feitas pelo site ou aplicativo, disponível para iOS e Android.

Em junho, a startup levantou R$ 180 milhões em uma rodada série D, liderada pelo fundo Lofoten Capital, acompanhado de ThornTree Capital Partners e Kaszek Ventures. Com o caixa reforçado, a Liv Up tem planos de aumentar a aposta em novas verticais de alimentos de sua linha de produtos e desenvolver novas tecnologias voltadas ao atendimento do consumidor.

A foodtech tem hoje cerca de 40 produtores parceiros, de quem compra mais de 100 toneladas de orgânicos todos os meses. Atende mais de 50 cidades no Brasil e emprega cerca de 600 colaboradores. Após faturar mais de R$ 100 milhões no ano passado, a expectativa é chegar a R$ 200 milhões em 2021, segundo perspectivas do CFO da startup Gabriel Eisencraft.
    Divulgação

    Liv Up

    Criada há cinco anos com a missão de levar comida boa de verdade para as pessoas, a foodtech opera como um serviço de entrega de alimentos saudáveis ultracongelados, elaborados com ingredientes orgânicos e agricultura familiar. As refeições são distribuídas em porções principais – como carnes vermelhas, frutos do mar, sopas, pizzas e vegetarianos – e acompanhamentos, de arroz e cereais a risotos, batatas, feijões, massas e molhos.

    Para entregar praticidade, sabor e saudabilidade, a Liv Up também oferece um delivery de pizzas e saladas para consumo imediato, e um mercado online com frutas, verduras, legumes frescos, pães, carnes, peixes e produtos lácteos para quem quer cozinhar ou incrementar a comida do dia a dia. As compras podem ser feitas pelo site ou aplicativo, disponível para iOS e Android.

    Em junho, a startup levantou R$ 180 milhões em uma rodada série D, liderada pelo fundo Lofoten Capital, acompanhado de ThornTree Capital Partners e Kaszek Ventures. Com o caixa reforçado, a Liv Up tem planos de aumentar a aposta em novas verticais de alimentos de sua linha de produtos e desenvolver novas tecnologias voltadas ao atendimento do consumidor.

    A foodtech tem hoje cerca de 40 produtores parceiros, de quem compra mais de 100 toneladas de orgânicos todos os meses. Atende mais de 50 cidades no Brasil e emprega cerca de 600 colaboradores. Após faturar mais de R$ 100 milhões no ano passado, a expectativa é chegar a R$ 200 milhões em 2021, segundo perspectivas do CFO da startup Gabriel Eisencraft.

  •  Raízs 

A Raízs conecta consumidores em busca de uma alimentação saudável a mais de 800 pequenos produtores rurais, todos reconhecidos e auditados pela certificadora de orgânicos IBD. Fundada em 2014, a foodtech distribui itens de mercearia, horta, laticínios, bebidas, ovos, aves, pescados e carnes via plataforma online, com entregas de segunda a sábado das 7h às 13h.

Ao fazer a encomenda, o cliente pode optar por pedidos avulsos ou cestas de alimentação - um kit enviado a cada sete ou 15 dias com os melhores produtos da estação, colhidos no dia da entrega e selecionados por especialistas do setor. As cestas são oferecidas em planos de R$ 49 (sete unidades), R$ 75 (11 unidades), R$ 117 (17 unidades) e R$ 45 (só frutas, cinco unidades), com opções de verduras, legumes, temperos, frutas, ovos, proteínas e pães, entre outras.

Segundo a startup, a colheita só é feita a partir da confirmação da compra, o que garante frescor, qualidade e evita o desperdício dos alimentos. Para valorizar os agricultores familiares, a empresa desenvolveu o Fundo do Pequeno Produtor, para onde os clientes podem doar até R$ 30 para apoiar a causa. Segundo a companhia, os próprios agricultores decidem o que fazer com o valor arrecadado.

A Raíz registrou um aumento de 150% no faturamento no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. A foodtech oferece mais de 2.500 produtos e movimenta, diariamente, cerca de 10 toneladas de orgânicos vindos da agricultura familiar. Recentemente, a startup lançou duas categorias próprias para aumentar o portfólio: os higienizados orgânicos e o empório, com castanhas, grãos e frutas secas. A startup atua na capital e no interior do estado de São Paulo e pretende expandir as atividades até o final do ano para o Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.
    Peter Dazeley/Getty Images

    Raízs

    A Raízs conecta consumidores em busca de uma alimentação saudável a mais de 800 pequenos produtores rurais, todos reconhecidos e auditados pela certificadora de orgânicos IBD. Fundada em 2014, a foodtech distribui itens de mercearia, horta, laticínios, bebidas, ovos, aves, pescados e carnes via plataforma online, com entregas de segunda a sábado das 7h às 13h.

    Ao fazer a encomenda, o cliente pode optar por pedidos avulsos ou cestas de alimentação – um kit enviado a cada sete ou 15 dias com os melhores produtos da estação, colhidos no dia da entrega e selecionados por especialistas do setor. As cestas são oferecidas em planos de R$ 49 (sete unidades), R$ 75 (11 unidades), R$ 117 (17 unidades) e R$ 45 (só frutas, cinco unidades), com opções de verduras, legumes, temperos, frutas, ovos, proteínas e pães, entre outras.

    Segundo a startup, a colheita só é feita a partir da confirmação da compra, o que garante frescor, qualidade e evita o desperdício dos alimentos. Para valorizar os agricultores familiares, a empresa desenvolveu o Fundo do Pequeno Produtor, para onde os clientes podem doar até R$ 30 para apoiar a causa. Segundo a companhia, os próprios agricultores decidem o que fazer com o valor arrecadado.

    A Raíz registrou um aumento de 150% no faturamento no primeiro semestre de 2021 em comparação com o mesmo período do ano passado. A foodtech oferece mais de 2.500 produtos e movimenta, diariamente, cerca de 10 toneladas de orgânicos vindos da agricultura familiar. Recentemente, a startup lançou duas categorias próprias para aumentar o portfólio: os higienizados orgânicos e o empório, com castanhas, grãos e frutas secas. A startup atua na capital e no interior do estado de São Paulo e pretende expandir as atividades até o final do ano para o Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

  •  Foodz 

A Foodz nasceu como uma solução fácil, acessível e saborosa para ajudar quem não tem tempo, oportunidade ou vontade de cozinhar a não pular uma refeição, mesmo nos seus dias mais corridos. Para isso, a startup desenvolveu um tipo de shake em pó que promete cobrir as necessidades nutricionais de uma refeição completa - seja ela café da manhã, almoço ou jantar. Segundo a companhia, o produto não tem o objetivo de substituir completamente a comida tradicional, mas é suficiente para que o consumidor não fique com fome durante a metade do dia.

As misturas são elaboradas por nutricionistas e engenheiros de alimentos, que garantem uma composição saudável e equilibrada, feita com 25 gramas de proteínas, 26 vitaminas e minerais essenciais, fitonutrientes, carboidratos de baixo índice glicêmico, leite de coco e fibras de aveia. As receitas chegam ao mercado nos sabores cappuccino, chocolate e morango, todas plant-based, sem glúten ou lactose.

Com sede em São Paulo, a foodtech iniciou as operações em outubro de 2020 e, logo no primeiro mês, faturou R$ 60 mil. Os pedidos são feitos pelo site da empresa, com entregas para todo o Brasil.
    Divulgação

    Foodz

    A Foodz nasceu como uma solução fácil, acessível e saborosa para ajudar quem não tem tempo, oportunidade ou vontade de cozinhar a não pular uma refeição, mesmo nos seus dias mais corridos. Para isso, a startup desenvolveu um tipo de shake em pó que promete cobrir as necessidades nutricionais de uma refeição completa – seja ela café da manhã, almoço ou jantar. Segundo a companhia, o produto não tem o objetivo de substituir completamente a comida tradicional, mas é suficiente para que o consumidor não fique com fome durante a metade do dia.

    As misturas são elaboradas por nutricionistas e engenheiros de alimentos, que garantem uma composição saudável e equilibrada, feita com 25 gramas de proteínas, 26 vitaminas e minerais essenciais, fitonutrientes, carboidratos de baixo índice glicêmico, leite de coco e fibras de aveia. As receitas chegam ao mercado nos sabores cappuccino, chocolate e morango, todas plant-based, sem glúten ou lactose.

    Com sede em São Paulo, a foodtech iniciou as operações em outubro de 2020 e, logo no primeiro mês, faturou R$ 60 mil. Os pedidos são feitos pelo site da empresa, com entregas para todo o Brasil.

  •  Pratí 

Antigamente conhecida como Lucco Fit, a startup Pratí passou por um processo de rebranding no início deste ano para oferecer um cardápio variado que mantivesse a saudabilidade e pudesse abranger todos os públicos. Fundada na capital paulista em 2015, a foodtech trabalha com alimentos 100% naturais, livres de aditivos e conservantes, para promover uma alimentação prática, sustentável e rica em nutrientes.

A startup oferece pratos ultracongelados e embalados à vácuo de diferentes tamanhos e sabores, com opções de marmitas, salgados, massas, carnes, risotos, sopas, vegetarianos e doces low carb. Para cada necessidade, a Pratí disponibiliza kits de refeições com baixo carboidrato, dieta paleo cross e massa magra, entre outras opções.

Desde o seu lançamento, a companhia já atendeu mais de 30 mil consumidores e produziu mais de 110 toneladas de alimentos. No ano passado, faturou R$ 6,5 milhões e foi adquirida pela gigante de refeições coletivas Sapore. Em 2021, a foodtech pretende faturar cerca de R$ 10 milhões e produzir mais de 100 toneladas de alimentos. As entregas são feitas para São Paulo e Rio de Janeiro.
    Yagi Studio/Getty Images

    Pratí

    Antigamente conhecida como Lucco Fit, a startup Pratí passou por um processo de rebranding no início deste ano para oferecer um cardápio variado que mantivesse a saudabilidade e pudesse abranger todos os públicos. Fundada na capital paulista em 2015, a foodtech trabalha com alimentos 100% naturais, livres de aditivos e conservantes, para promover uma alimentação prática, sustentável e rica em nutrientes.

    A startup oferece pratos ultracongelados e embalados à vácuo de diferentes tamanhos e sabores, com opções de marmitas, salgados, massas, carnes, risotos, sopas, vegetarianos e doces low carb. Para cada necessidade, a Pratí disponibiliza kits de refeições com baixo carboidrato, dieta paleo cross e massa magra, entre outras opções.

    Desde o seu lançamento, a companhia já atendeu mais de 30 mil consumidores e produziu mais de 110 toneladas de alimentos. No ano passado, faturou R$ 6,5 milhões e foi adquirida pela gigante de refeições coletivas Sapore. Em 2021, a foodtech pretende faturar cerca de R$ 10 milhões e produzir mais de 100 toneladas de alimentos. As entregas são feitas para São Paulo e Rio de Janeiro.

  • Anúncio publicitário
  •  Beleaf 

Saúde, praticidade e meio ambiente são os três pilares da Beleaf, uma foodtech de alimentos 100% plant-based, leves e balanceados. Com sede na cidade de São Paulo e atividades também no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campinas, a startup conta com um time de chefs e nutricionistas parceiros que elaboram receitas com ingredientes saudáveis e naturais que valorizam a cadeia da horta ao prato.

A empresa oferece pratos a la carte, a partir de R$ 20,90, com opções de culinária asiática, brasileira, indiana, italiana, árabe, mexicana e mediterrânea, entre outros. Existe, ainda, a opção de assinar planos com oito, 12, 16 ou 20 pratos entregues durante um ou três meses em dia e horário previamente agendados. 

As refeições são pensadas para equilibrar macronutrientes, vitaminas e minerais, com variedade de legumes, verduras, grãos, leguminosas, castanhas, sementes, ervas e especiarias. Graças à alimentação mais consciente, a startup já ajudou a poupar 90,4 milhões de litros de água, 168,9 toneladas de CO2 e 1,63 milhão de metros quadrados de terra desde a sua fundação, em 2016.
    Reprodução/Beleaf

    Beleaf

    Saúde, praticidade e meio ambiente são os três pilares da Beleaf, uma foodtech de alimentos 100% plant-based, leves e balanceados. Com sede na cidade de São Paulo e atividades também no Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Campinas, a startup conta com um time de chefs e nutricionistas parceiros que elaboram receitas com ingredientes saudáveis e naturais que valorizam a cadeia da horta ao prato.

    A empresa oferece pratos a la carte, a partir de R$ 20,90, com opções de culinária asiática, brasileira, indiana, italiana, árabe, mexicana e mediterrânea, entre outros. Existe, ainda, a opção de assinar planos com oito, 12, 16 ou 20 pratos entregues durante um ou três meses em dia e horário previamente agendados.

    As refeições são pensadas para equilibrar macronutrientes, vitaminas e minerais, com variedade de legumes, verduras, grãos, leguminosas, castanhas, sementes, ervas e especiarias. Graças à alimentação mais consciente, a startup já ajudou a poupar 90,4 milhões de litros de água, 168,9 toneladas de CO2 e 1,63 milhão de metros quadrados de terra desde a sua fundação, em 2016.

  •  BeGreen 

A BeGreen criou estufas nos principais centros urbanos do Brasil - Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo - para produzir verduras e vegetais 100% livres de agrotóxico direto da horta para a mesa do consumidor. Com o objetivo de facilitar o acesso a opções saudáveis no país, a startup produz cerca de 130 mil pés de hortaliças por mês, colhidas momentos antes da entrega para evitar o desperdício e garantir qualidade, frescor e sabor do alimento.

A foodtech opera como um clube de assinaturas, com boxes de R$ 42,90, encomendados a cada sete ou 15 dias. Os kits incluem quatro pés de alface, quatro folhosos e um tempero. Para a colheita, a BeGreen utiliza estufas hidropônicas (sem o uso de solo, com as raízes submersas na água). Segundo a empresa, esse processo reduz em até 90% o uso de água na produção das verduras, em comparação com as fazendas tradicionais.
    Kodiak Greenwood/Getty Images

    BeGreen

    A BeGreen criou estufas nos principais centros urbanos do Brasil – Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – para produzir verduras e vegetais 100% livres de agrotóxico direto da horta para a mesa do consumidor. Com o objetivo de facilitar o acesso a opções saudáveis no país, a startup produz cerca de 130 mil pés de hortaliças por mês, colhidas momentos antes da entrega para evitar o desperdício e garantir qualidade, frescor e sabor do alimento.

    A foodtech opera como um clube de assinaturas, com boxes de R$ 42,90, encomendados a cada sete ou 15 dias. Os kits incluem quatro pés de alface, quatro folhosos e um tempero. Para a colheita, a BeGreen utiliza estufas hidropônicas (sem o uso de solo, com as raízes submersas na água). Segundo a empresa, esse processo reduz em até 90% o uso de água na produção das verduras, em comparação com as fazendas tradicionais.

    Divulgação

    Liv Up

    Criada há cinco anos com a missão de levar comida boa de verdade para as pessoas, a foodtech opera como um serviço de entrega de alimentos saudáveis ultracongelados, elaborados com ingredientes orgânicos e agricultura familiar. As refeições são distribuídas em porções principais – como carnes vermelhas, frutos do mar, sopas, pizzas e vegetarianos – e acompanhamentos, de arroz e cereais a risotos, batatas, feijões, massas e molhos.

    Para entregar praticidade, sabor e saudabilidade, a Liv Up também oferece um delivery de pizzas e saladas para consumo imediato, e um mercado online com frutas, verduras, legumes frescos, pães, carnes, peixes e produtos lácteos para quem quer cozinhar ou incrementar a comida do dia a dia. As compras podem ser feitas pelo site ou aplicativo, disponível para iOS e Android.

    Em junho, a startup levantou R$ 180 milhões em uma rodada série D, liderada pelo fundo Lofoten Capital, acompanhado de ThornTree Capital Partners e Kaszek Ventures. Com o caixa reforçado, a Liv Up tem planos de aumentar a aposta em novas verticais de alimentos de sua linha de produtos e desenvolver novas tecnologias voltadas ao atendimento do consumidor.

    A foodtech tem hoje cerca de 40 produtores parceiros, de quem compra mais de 100 toneladas de orgânicos todos os meses. Atende mais de 50 cidades no Brasil e emprega cerca de 600 colaboradores. Após faturar mais de R$ 100 milhões no ano passado, a expectativa é chegar a R$ 200 milhões em 2021, segundo perspectivas do CFO da startup Gabriel Eisencraft.

    Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

    Facebook
    Twitter
    Instagram
    YouTube
    LinkedIn

    Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

    Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

    Tenha também a Forbes no Google Notícias.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • alimentação saudável
    • alimentos
    • Amazon
    • AmBev
    • brasil
    • Cargill
    • comida
    • foodtech
    • Forbes Agro
    • ForbesTech
    • Jeff Bezos
    • Liv Up
    • mercado
    • NotCo
    • prato
    • raizs
    • refeição
    • setor alimentício
    • startup

    As mais lidas agora

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
      Forbes Tech

      Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

    • forbes sono hábitos sucesso
      Carreira

      7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

    • Forbes Agro

      Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

    Últimas Notícias

    • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

    • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

    • Cultivo de Flores em Rodovia Traz de Volta Polinizadores e Beneficia o Agro

    • Acordo com Wegovy Cria Mais um Bilionário; Conheça Andrew Dudum

    • Foto de raios vistos do espaço

      Astronauta da Nasa Registra Fotos de Raios Vistos do Espaço

    • Maye Musk e Elon Musk bilionarios dia das maes

      Conheça as Mães por Trás do Sucesso desses Bilionários

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.