Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Mulher / “O café roubou meu coração”, diz Fernanda Rodrigues sobre sua nova empresa e futuro

“O café roubou meu coração”, diz Fernanda Rodrigues sobre sua nova empresa e futuro

Enquanto grava sua 20ª novela, "Fuzuê", a atriz toca o marketing da marca de café FNV Cafearia, sua mais nova paixão

Fernanda de Almeida
23/10/2023 Atualizado há 2 anos

Acessibilidade

fernanda rodrigues

Fernanda Rodrigues conta como a maternidade se entrelaça com a sua carreira e o que busca nos seus próximos projetos

Fernanda Rodrigues tem quase o mesmo número de anos de carreira e de vida. Com apenas três, já participava de propagandas e clipes musicais. Aos 11, em 1991, estreou no mundo das novelas com “Vamp”, da TV Globo, e agora está na sua 20ª produção. Em “Fuzuê”, Fernanda vive Alícia, uma mulher obcecada por redes sociais e likes – muito diferente da atriz, que, apesar dos seus mais de dois milhões de seguidores somente no Instagram, diz ser mais reservada nas redes, que servem principalmente como ferramenta de trabalho. “A minha exposição é muito positiva. As pessoas me viram crescer, então a sensação que eu tenho é de que todo mundo me considera meio da família.”

Hoje, a atriz usa a influência para divulgar o mais novo elemento da sua carreira múltipla, a marca de café do tipo “da fazendo à xícara” FNV Cafearia, que fundou com o marido e um casal de amigos. “O café roubou meu coração”, diz ela, que deve ficar focada na empresa quando terminar as gravações da novela.

Leia também:

  • Pathy Dejesus mostra como mudar de carreira sem perder o que aprendeu
  • 6 lições de empreendedorismo por Giovanna Antonelli
  • 10 lições de empreendedorismo para aprender com Isabela Matte

Seguindo o sonho do marido, o diretor artístico da Rede Globo, Raoni Carneiro, eles compraram uma propriedade com um cafezal abandonado em Paty do Alferes, na região serrana do Rio de Janeiro, para onde vão sempre que as agendas permitem. Também têm trabalhado com o conceito de agrofloresta, reunindo diferentes espécies agrícolas. Segundo a atriz, já são mais de 120 mil pés de árvores plantados. “Era para ser um projeto de lazer, mas fomos estudando sobre café, sobre a região e nos apaixonamos.”

Depois de dois anos e meio, veio a primeira colheita. O e-commerce está no ar e, em breve, eles esperam estar também em lojas físicas. “É um projeto familiar, mas que a gente tem muitos sonhos de expandir.”

Dona da própria carreira

Fernanda está de volta às novelas depois de um hiato de cinco anos em que focou em trabalhos como apresentadora. “Passei metade da vida fazendo novelas e senti em alguns poucos momentos a necessidade de dar umas pausas” – como quando engravidou da primeira filha, Luísa.

Para viver Alícia, começou a seguir e acompanhar cerca de 50 influenciadores. “Confesso que tinha um certo preconceito, mas mudei de opinião. Tem coisas muito interessantes e que eu até estou tentando levar para as minhas redes.”

Com a carreira consolidada, a atriz agora quer produzir seus próprios projetos, como fez com o Como Será o Futuro, programa em que convida crianças para discutir temas relacionados ao futuro. “A gente tem o hábito de esperar as pessoas validarem e comprarem uma ideia. Mas percebi que eu posso me autoproduzir quando acreditar em um projeto”, diz ela, que chegou a apresentar o programa para algumas produtoras antes de decidir tocar sozinha.

Ainda pensa em projetos sobre a adolescência, momento que vive hoje com a filha mais velha, e envelhecimento. “Tudo que eu penso tem a ver com as relações humanas, familiares, de parentalidade.”

Aos 43 anos, tem lidado de forma cômica quando “cobrada” pelos fãs de “dormir no formol” ou “não aparentar ter essa idade”. “Acho engraçado que as pessoas queiram que eu envelheça e que essa seja uma grande questão porque para mim nunca foi”, afirma a atriz, que se considera uma pessoa “desencanada”, que pratica o autocuidado se alimentando bem e se atentando à saúde mental.

Maternidade se entrelaça com a carreira

Fernanda sempre sonhou ser mãe, mas nunca buscou ser uma referência no assunto. “Não fui atrás, não apresentei projetos de maternidade, caiu no meu colo”, diz ela, que foi chamada para apresentar o programa infantil Fazendo a Festa e incentivada pela irmã a compartilhar suas experiências no blog Cheguei ao Mundo, que está no ar há 10 anos e virou um portal com vozes de especialistas e relatos de outras mulheres. Com isso, foi convidada a escrever o livro “Meu jeito de ser mãe”. “Fui pioneira em falar desse assunto quando ainda não tinham livros, podcasts e blogueiras de maternidade.”

E as pessoas ouviam porque se identificavam e também pela reputação da atriz e a quebra da imagem de uma mulher irretocável. “Elas achavam que a minha vida era puro glamour e eu estava lá mostrando problemas, inseguranças e sofrendo porque estava com mastite.”

Depois de ver sua mãe equilibrar três empregos para sustentar as duas filhas, a atriz quis seguir a referência da figura materna forte que teve. Hoje, sua filha também quer seguir seus passos e ser atriz. “É uma carreira que exige dedicação, estudo. As pessoas têm a impressão de que é muito glamurosa, e obviamente também tem essa parte, mas tem muita gente talentosa e você precisa achar o seu diferencial.”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • atriz
  • Carreira
  • Fernanda Rodrigues
  • Forbes Mulher
  • maternidade

As mais lidas agora

  • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
    Carreira

    Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

  • Rolex
    Forbes MKT

    Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

  • Trecho da interpretação de Isabela Merced como Dina
    Forbes Tech

    Isabela Merced É a Grande Revelação da Segunda Temporada de The Last Of Us

  • forbes sono hábitos sucesso
    Carreira

    7 Hábitos de Sono Ideais para Pessoas de Sucesso

Últimas Notícias

  • ganho semanal

    Impulsionado por Ações do Itaú, Ibovespa Tem 5º Ganho Semanal Seguido

  • Donald Trump

    Trump Diz Que Aceitaria Aumentar Impostos sobre os Mais Ricos

  • CEO da Bosch

    Com o Agro no Centro, Bosch Transforma Brasil em Polo Global para Desenvolver Tecnologia

  • Brasil Negocia com China Construção de Ferrovia para Interligar Costa do Peru À Bahia, Diz Tebet

  • Café

    Preço do Café Moído Tem Maior Alta desde o Plano Real

  • Getty Images

    Endeavor Lança Estudo Inédito sobre a Diáspora de Empreendedores Brasileiros no Exterior

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.