Uma corporação é apenas um pequeno pedaço de um todo. Qualquer um pode começar uma empresa para ganhar algum dinheiro. Entretanto, uma boa companhia que trabalha bem é como um organismo, em que todas as partes estão conectadas, não por relações hierárquicas rígidas, mas pelo sentimento de confiança e conexão.
Em uma companhia saudável, a energia positiva no local é facilmente identificada. Nesses ambientes, ninguém trabalha apenas pelo pagamento.
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Quando nos preocupamos com as nossas tarefas e com os nossos colegas de trabalho para colocar a realização das atividades como algo positivo para todos, e não apenas pelo pagamento, o ambiente fica melhor. Quando uma equipe tem uma boa energia para alcançar um objetivo, e quando há confiança entre os membros da empresa, é muito mais fácil atingi-lo. Assim, o trabalho tem mais graça e o dia passa mais rápido.
Muitas empresas estão presas em mentalidades mecânicas. Elas até tem consciência de que há muitos benefícios em ter uma cultura mais humanizada dentro dos escritórios, mas não sabem por onde começar.
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Veja na galeria de fotos 22 meios de humanizar sua área de trabalho. Tente algumas das dicas o mais rápido possível. Não espere seu chefe humanizar a sua cultura por você. Lembre-se de tentar liderar essa mudança por você mesmo.
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Faça contato visual e a fale com seu colegas quando você chegar e sair do escritório, e também durante o dia. Reserve um segundo do seu dia para perguntar “como você está?”.
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Quando você encontrar alguém que já viu antes no trabalho, mas que não conhece, pare e estenda sua mão. Diga: “Eu o vi por aí, mas ainda não fomos apresentados. Meu nome é [você]. E o seu?”
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Pare para olhar a sua correspondência comercial. Reserve um tempinho para adicionar um tom mais gentil nos seus e-mails e mensagens de voz. Apenas um cumprimento mais pessoal ou um toque mais atencioso às mensagens, e isso vai criar uma relação com mais confiança.
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Conheça seus colegas de trabalho, clientes e fornecedores. Use toda oportunidade que você tem para dizer “Obrigada por ser um trabalhador tão bom”. Você não precisa de uma razão para elogiar o trabalho de alguém. Lembre-se que todos são, primeiramente, uma pessoa, e só depois trabalhadores.
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Reconheça quando as pessoas estão chateadas. Pergunte se há algo que você possa fazer quando alguém da sua equipe não estiver bem.
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Quando você está trabalhando em um projeto em grupo, tenha certeza de que todos sejam ouvidos.
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Quando você tiver que falar alguma coisa que não seja muito agradável para compartilhar com seus colegas ou com o seu chefe, faça uma estratégia antes de fazer a observação ou o questionamento. Pense sobre como sua mensagem será ouvida, e trabalhe para se comunicar do modo mais delicado possível. Se a sua equipe está perdendo datas, pergunte a eles “como eu posso ajudar? Nós devemos nos lembrar dos compromissos com maior frequência? Quais outras ideias são possíveis para que todos consigam se manter sincronizados?”
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Organize seminários onde os funcionários possam compartilhar suas ideias e conhecimentos sobre tópicos que eles dominem (o que pode incluir negócios, vida, viagens, esportes, músicas, filmes ou praticamente qualquer coisa), em um almoço coletivo.
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Use toda oportunidade que você tiver para deixar os funcionários atuarem juntos para construírem um senso de comunidade. Todas as sessões de treinamento podem construir um elo na sua equipe. A união, pessoal ou virtual, faz com que eles construam bons relacionamentos.
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Não se esqueça do tópico “Como estamos indo?” na sua agenda para todos as reuniões com todos os departamentos da sua empresa. O estado da equipe é o fator mais crítico em todas as companhias.
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Sugira revisar a política anual do seu departamento para você conseguir proceder de modo mais amigável e intuitivo. Se a sua cultura se tornar mais humana, isso vai eliminar políticas antigas que tratam os funcionários como rebeldes.
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Se desafie saindo da sua zona de conforto ao compartilhar seus pensamentos em tópicos que são mais importantes para você. Quanto maior a dificuldade que você tem para achar a sua voz, mais pontos você recebe.
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Quando você sentir que há uma discordância entre você e alguma outra pessoa do seu trabalho, aborde os temas de modo mais direto e gentil. Não importa quem tem os melhores argumentos. O importante é restaurar a confiança entre vocês.
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Se você terá que faltar em um compromisso com um colega, avise ele e se desculpe pelo ocorrido, mesmo que a culpa da ausência não seja sua.
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Quando você está desanimado e desapontado com o seu trabalho, respire fundo antes de falar, principalmente depois de mandar alguma mensagem com raiva.
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Lembre-se que todos possuem algum peso na vida pessoal. Quando as pessoas estão desagradáveis, isso significa que elas estão machucadas por dentro. E nada disso tem relação com você.
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Quando as pessoas começam a arranjar brigas com você no trabalho, isso significa que você os intimida ou que eles o olham como uma ameaça. Não contribua com discussões no seu ambiente de trabalho. Isso não é importante. Você não tem tempo para intrigas.
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Faça um esforço para trazer um pouco mais sobre você mesmo para o seu trabalho. Note as coisas que você fala e sente na empresa. Note situações e pessoas que o levam para baixo e que o alegram. Você merece gastar seu tempo fazendo coisas que acrescentem algo à você.
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Lembre-se que você é o único que está no seu caminho, e deve aprender com as mais diversas situações que aparecem na sua vida.
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Reconheça as suas vitórias do dia a dia. Muitas delas não são notadas ou valorizadas. E não há problema nisso. Escreva você mesmo sobre seus ganhos para o ajudar a reconhecê-los.
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Quando o seu trabalho está difícil e estressante, imagine um roteiro escrito por você mesmo sobre a sua vida. Esse momento frustrante pode ser uma cena do seu filme. Isso pode contribuir para fazer com que as situações tenham um peso menor.
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Todo dia no seu trabalho, pergunte a si mesmo “Como eu posso crescer hoje?”. Talvez você possa fazer isso ao ajudar alguém em alguma tarefa nova. Ou você pode fazer isso ao reconhecer o trabalho de alguém que não recebe muita atenção. O que você pode fazer para se melhorar e humanizar a energia do seu ambiente de trabalho hoje?
Faça contato visual e a fale com seu colegas quando você chegar e sair do escritório, e também durante o dia. Reserve um segundo do seu dia para perguntar “como você está?”.