Atualmente, muita gente vive em um mundo de excessos, onde mais é, definitivamente, melhor.
LEIA MAIS: 3 técnicas para ser bem-sucedido no trabalho
Muitas vezes, aplicamos esse princípio também na nossa vida profissional. Começar quando o sol está raiando e desligar apenas quando os olhos já não conseguem se manter abertos são iniciativas associadas, frequentemente, a bons funcionários.
Entretanto, esse estilo de vida nem sempre é sinônimo de sucesso, crescimento ou satisfação no trabalho. Na verdade, pode, inclusive, causar prejuízos.
E MAIS: 5 maneiras de impedir que seu chefe controle você
Na realidade, é possível ser admirado por seu chefe mesmo que o excesso de trabalho não seja um hábito. Desde que, quando você estiver no escritório, se dedique, termine tudo o que se comprometeu a fazer e entregue suas tarefas no prazo.
Veja, a seguir, 3 maneiras de ser um bom funcionário sem sacrificar sua vida pessoal:
-
iStock 1. Seja comprometido
Um sinal de que você não liga para o trabalho ou para os colegas (mesmo que isso não seja necessariamente verdade) é manter os olhos fixos em uma tela quando está com eles. Em vez disso, mostre que está presente nas reuniões e em todas as outras conversas. Faça perguntas, ofereça um feedback e uma perspectivas úteis e exercite o hábito de escutar seus chefes e colegas atentamente.
O mesmo vale para trabalhadores remotos. Operar fora do ambiente profissional não significa que você está desconectado.
-
iStock 2. Saiba quando dizer “sim” e quando dizer “não”
Ajudar um colega ou se voluntariar para assumir a liderança de um novo projeto são características inestimáveis, e ainda existe a vantagem de antecipar as necessidades e oferecer seus serviços antes que alguém precise pedir. Isso mostra que você luta pelo que quer, sabe trabalhar em equipe e é alguém que deseja aprender e crescer.
Mas isso não significa, de maneira nenhuma, que você deve concordar com tudo. Também é essencial que você saiba quando e como recusar pedidos de ajuda, novas tarefas e coisas do tipo. Isso pode deixá-lo extremamente sobrecarregado e fazer com que seu trabalho acabe se tornando fraco ou que você perca os prazos.
-
iStock 3. Converse com seu chefe regularmente
As conversas são uma ótima oportunidade de mostrar seu progresso, pedir ajuda e discutir objetivos de carreira – além de representar uma chance de você e seu chefe se conhecerem um pouco melhor.
Levar essas reuniões a sério garante que seu superior veja que você está fazendo o que deveria e sinaliza que você se importa. E isso é muito importante para ser um bom funcionário.
Se você tiver dificuldades sobre o que falar em reuniões, fazer algumas perguntas pode ajudá-lo a começar. Em algumas ocasiões, você precisará se dedicar por um tempo um pouco maior. Mas isso não precisa ser uma regra. Você pode ser um excelente funcionário e ter uma vida fora do trabalho.
1. Seja comprometido
Um sinal de que você não liga para o trabalho ou para os colegas (mesmo que isso não seja necessariamente verdade) é manter os olhos fixos em uma tela quando está com eles. Em vez disso, mostre que está presente nas reuniões e em todas as outras conversas. Faça perguntas, ofereça um feedback e uma perspectivas úteis e exercite o hábito de escutar seus chefes e colegas atentamente.
O mesmo vale para trabalhadores remotos. Operar fora do ambiente profissional não significa que você está desconectado.
Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).