Resumo:
- Hustle porn é o termo usado para designar a nova onda de publicações nas redes sociais, na qual CEOs e profissionais de alto escalão fazem desde posts profissionais a posts sobre práticas esportivas e de relaxamento;
- Encontrar o parceiro ideal de vida ajuda a evitar preocupações do campo pessoal que reduzem a produtividade no trabalho;
- Comparar-se a profissionais mais bem-sucedidos pode desanimá-lo e fazer com que desvalorize as suas vitórias;
- Troque maus vícios por hábitos que engrandeçam e somem à sua vida e carreira.
Há uma nova tendência que você deve ter visto na internet: hustle porn. Se você não estiver familiarizado com esse gênero, trata-se de posts de CEOs e outros profissionais que se gabam de suas longas horas de trabalho acompanhadas de ioga, meditação e maratona. Naturalmente, todas essas atividades são publicadas no Instagram — porque, se não, é como se não tivessem acontecido.
VEJA TAMBÉM: 9 maneiras de encontrar a carreira ideal
Por isso, cabe aqui uma advertência: se você, embalado pela onda do hustle porn, imagina que esse texto vai ser sobre mil tarefas e agitação, lamento desapontá-lo. Em vez disso, gostaria de compartilhar algumas estratégias menos propaladas para alcançar a felicidade profissional a longo prazo.
Veja, na galeria de imagens a seguir, 10 dicas práticas para construir uma carreira profissional de sucesso.
-
Westend61/GettyImages 1. Encontre o parceiro certo
Uma das maiores decisões da vida é selecionar um parceiro. Esta escolha vai influenciar grandemente a trajetória de sua carreira. Uma boa aparência desaparece e fica apenas a personalidade. Se você encontrar uma pessoa que compartilha das suas crenças básicas e apoia a sua vida profissional, as chances de sucesso e felicidade aumentam substancialmente. Um casamento desagradável, com brigas, discussões e todo o drama que vem junto pode distraí-lo, reduzir a produtividade e fazer com que se sinta deprimido. E optar pelo divórcio poderá ser emocional e financeiramente devastador — o que pode afetar a todos, inclusive os filhos.
-
Pulse/GettyImages 2. Não se compare aos outros
Não importa o quão bem-sucedido você seja, sempre haverá alguém com uma situação financeira melhor que a sua. Comparar-se a pessoas mais ricas poderá deixá-lo desapontado. O único indivíduo a quem você deve se comparar é àquele que você foi ontem. Se você se preocupa em ser o seu melhor e não procura medir seu sucesso a partir do êxito de outros, vai apreciar cada pequena vitória que conquistar.
-
Tim Robberts/GettyImages 3. Ignore as pressões de carreira
Sempre haverá pessoas que o pressionem a fazer coisas que você não quer. Essa pressão vem de pais, cônjuges, familiares, amigos e colegas. É difícil resistir ao empurrão que tenta nos jogar nas chamadas carreiras seguras. Fique forte e siga o seu próprio caminho. Encontre um lugar que tenha significado para você e também a capacidade de proporcionar uma vida estável. Pelo fato de a escolha ser sua, você não ficará tão chateado se as coisas não derem certo. Agora, se a decisão for tomada a mando de terceiros, é provável que isso o deixe bravo e ressentido. Eu percebi que pessoas satisfeitas profissionalmente tendem a ser mais felizes, a trabalhar mais sem se preocupar com as horas. Eles encontram prazer naquilo que fazem, mesmo que a remuneração seja menor do que em outras profissões.
-
Hero Images/GettyImages 4. Faça algo em que você seja bom
Se você possui um talento nato que faz parte da sua vida profissional, vai gostar mais do seu trabalho, poderá se aprimorar e se tornar referência — uma vez que seu ofício é essencialmente divertido para você. As pessoas irão notar seu esforço e entusiasmo e isso poderá render mais oportunidades a você. Na sequência, vêm aumentos salariais e promoções. Uma carreira em ascensão constante pode fazer com que você se sinta ainda mais satisfeito com o seu trabalho.
-
Anúncio publicitário -
Westend61/GettyImages 5. Dê seu máximo nos seus 20 e 30 anos
Dedique todo o tempo e esforço enquanto você for jovem e saudável. Sim, você pode ficar de fora de compromissos sociais, mas vai colher as recompensas mais tarde. É como se seu tempo fosse um investimento monetário. Ela cresce com o passar dos dias e os resultados são dividendos futuros. É difícil adiar a gratificação, no entanto, vale a pena. Quando atingir seus 40 e 50 anos, as lições aprendidas, experiências acumuladas e conexões feitas provarão isso.
-
Angelita Niedziejko/GettyImages 6. Um corpo em movimento permanece em movimento
Seguir em frente, se abrir a novas ideias, evoluir intelectualmente, crescer como ser humano e indivíduo profissional. Quanto mais você se envolver com projetos interessantes, maior a chance de ditar seu próprio ritmo e pausas. Assim, você poderá se sentir melhor consigo mesmo e ter mais confiança. Do contrário, ficar sentado no sofá de casa em frente à televisão fará com que você seja esquecido.
-
Maskot/GettyImages 7. Reduza as distrações
Todos temos hábitos distintos que consomem tempo, como se perder e ir fundo nas abas e vídeos da internet. Pense em todas as suas diversões: fumar maconha, beber demais, jogar videogames, trair seu parceiro, assistir a programas estúpidos de TV e sair com “amigos” que o derrubam espiritualmente. Reduza ao menos pela metade o tempo gasto nessas distrações. Use essas horas para realizar atividades produtivas que possam impulsionar sua carreira e sua vida social.
-
10000 Hours/GettyImages 8. Não seja um idiota
A maioria das pessoas vê o trabalho como um jogo de soma zero — se um vence, o outro perde. Na verdade é totalmente o oposto. Há lugar suficiente para todos serem bem-sucedidos. Sinta-se livre para ajudar quem precisa. Suas boas ações renderão frutos em dobro para você. Além disso, evite fazer inimigos em sua trajetória.
-
krisanapong detraphiphat/GettyImages 9. Assuma riscos
Persiga seus sonhos, mas certifique-se de que há chances razoáveis de sucesso. Se falhar, aprenda com os erros e avance rapidamente. Agarre oportunidades na vida. Se elas funcionarem, ótimo. Se não, organize a casa e recomece, não permita que as falhas definam você. Aprenda com elas. Você será capaz de se olhar no espelho e dizer com orgulho que tentou — o que é muito mais do que a maioria das pessoas faz.
-
praetorianphoto/GettyImages 10. Aproveite a vida
A vida é curta e o final é o mesmo para todos. Aproveite o tempo para apreciar o que você tem. Todas as noites, antes de dormir, faça uma lista mental de tudo o que existe de positivo à sua volta — a maior parte das pessoas amarguradas dá maior atenção ao que está em falta. Pessoas positivas e felizes contabilizam o que existe de bom. Dedique parte do seu tempo a causas voluntárias. Você vai ser capaz de agradecer por tudo o que você tem na vida e apreciar sua boa sorte.
1. Encontre o parceiro certo
Uma das maiores decisões da vida é selecionar um parceiro. Esta escolha vai influenciar grandemente a trajetória de sua carreira. Uma boa aparência desaparece e fica apenas a personalidade. Se você encontrar uma pessoa que compartilha das suas crenças básicas e apoia a sua vida profissional, as chances de sucesso e felicidade aumentam substancialmente. Um casamento desagradável, com brigas, discussões e todo o drama que vem junto pode distraí-lo, reduzir a produtividade e fazer com que se sinta deprimido. E optar pelo divórcio poderá ser emocional e financeiramente devastador — o que pode afetar a todos, inclusive os filhos.
Baixe o app de Forbes Brasil na Play Store e na App Store