Resumo:
- O que falamos pode desenhar a percepção do outro sobre nós, assim, é preciso prestar atenção nos comentários e declarações que fazemos principalmente no meio profissional;
- Frases comuns e rotineiras podem apresentar um sentido completamente diferente do que esperamos;
- Há formas de expressar exatamente o que queremos sem passarmos uma impressão errada.
Líderes de sucesso entendem que as impressões dos outros sobre eles carregam um valor e que esse valor tem um efeito substancial para sermos chamados para realizar projetos de grande importância, ganhar promoções e em todo o avanço na carreira. Uma grande parte dessa consciência é saber que até comentários sutis que inicialmente soam inofensivos podem fazer ou destruir seu sucesso no trabalho.
Não me refiro a gafes desconfortáveis. Foco nas frases imperceptíveis que, sem saber, podem o pintar como incompetente ou não confiável. Esses comentários causam um grande dano à sua reputação. O pior: são rótulos que você não tem consciência de que fazem uma imagem ruim sobre você.
Veja na galeria de fotos abaixo cinco frases principais para deletar de seu repertório, e o que dizer no lugar.
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Gettyimages/Iaflor 1. “Esse não é o meu trabalho”
Existem poucas frases que conseguem deixar sua imagem pior do que essa. Por quê? Porque, para o ouvinte, isso fala pela sua atitude, mesmo se você realmente queira falar sobre a sua capacidade. No mínimo, as pessoas acham que você não consegue ir além das funções de seu trabalho. Em interpretações piores, você está comunicando ser preguiçoso ou acomodado.
No lugar, diga:
“Eu gostaria de ajudar, não tenho a capacidade para isso neste momento, mas terei em duas semanas. Isso ajudaria?” ou “Eu tenho muitas tarefas para fazer agora, mas que tal eu o ajudar com uma parte do projeto?”
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Gettyimages/CaiaimageJohn-Wildgoose 2. “Essa é a forma como isso sempre foi feito”
Se você realmente faz as coisas da forma como elas sempre foram feitas, você está com alguns problemas. Provavelmente existe outro jeito, devido ao avanço da tecnologia e dos processos de trabalho. Assim, as pessoas não vão ouvir a lógica ou eficiência que você acredita existir nessa declaração. Na verdade, eles vão focar em como essa frase o faz soar teimoso, resistente às mudanças ou até antiquado.
No lugar, diga
“Parece que você tem algumas ideias criativas para abordar esse projeto. Que tal compartilharmos as vantagens de seu método atual e então explorarmos se existe oportunidade de aprimorá-lo.”
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Gettyimages/Thomas-Barwick 3. “Para ser honesto…”
Esse comentário me faz lembrar de uma gestora que eu já tive e que me disse o seguinte quando eu soltei esse comentário: “Você está sendo honesto comigo apenas agora? E todas as nossas outras conversas?”. É claro, foi uma pergunta retórica pois nós tínhamos uma relação autêntica e confiável. Ela estava apontando que eu precisava eliminar essa frase do meu léxico por causa da imagem que criava sobre mim, que era a de uma pessoa desonesta a qualquer um que fosse menos piedoso que ela. Ironicamente, quando você precisa ressaltar sua honestidade, isso na verdade reduz o quão verdadeiro você parece para os outros. E você está provavelmente sendo honesto quase o tempo inteiro, então, é realmente necessário dizer aos outros que você o está sendo?
No lugar, diga
As pessoas geralmente usam essa frase como um aviso de que estão prestes a fazer um comentário brusco. Então, se esse é o caso, simplesmente comece a sua sentença com “Para ir direto ao ponto” ou “Para ser direto” e, assim, evite manchar sua credibilidade.
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Gettyimages/Westend61 4. “Posso fazer uma pergunta estúpida?”
Essa introdução preliminar sem sentido danifica sua credibilidade e faz você parecer, como eu posso dizer, estúpido.
No lugar, diga
Se você não entendeu o que alguém acabou de dizer em alguma reunião, são grandes as chances de você não ser o único. Se você está preocupado se sua pergunta vai fazer você parecer estúpido, pergunte de uma forma em que pareça que você está esclarecendo algo. Pergunte por detalhes, por exemplo: “Você diz que nossas projeções de venda estão caindo. Pode compartilhar o que você acha que sejam os maiores motivos para isso?” ou “Você pode me direcionar para quais partes de nossa projeção as vendas estão mais desequilibradas?” e, finalmente, sempre existe o, “Pode me dar um exemplo?”.
Algumas vezes é melhor não dizer nada quando você realmente acredita que deveria entender o que o seu colega está dizendo. Em vez de fazer sua pergunta em público, após a reunião, pergunte a um colega ou a alguém em quem confie em um conversa privada.
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Gettyimages/HeroImages 5. “Sem problemas”
Essa frase tem substituído o “De nada” nas interações do dia-a-dia, mas, na verdade, é um problema, sim. Quando você diz “Sem problemas” em retorno a alguém que o agradece, você está subliminarmente caracterizando o pedido dela como um fardo. E isso faz as pessoas questionarem se seus pedidos foram, sim, um problema. Se você acha que estou exagerando, considere isso: quanto de dinheiro e tempo você gasta arrumando um cliente para fazer negócios com a sua organização? Quais recursos você investe para assegurar que seus serviços, produtos e desenvolvimentos estão corretos para os seus clientes? É o cliente que decide cada passo de sua jornada com você, tendo ou não a organização cumprido com suas promessas. Focar na experiência de seus clientes pode ser o investimento mais importante que você pode fazer no mercado competitivo de hoje.
No lugar, diga
Você não quer passar a impressão de inautêntico, então, se “O prazer é meu” não é seu estilo, um simples, genuíno “De nada” ou “Estou feliz em ajudar” é uma resposta positiva.
1. “Esse não é o meu trabalho”
Existem poucas frases que conseguem deixar sua imagem pior do que essa. Por quê? Porque, para o ouvinte, isso fala pela sua atitude, mesmo se você realmente queira falar sobre a sua capacidade. No mínimo, as pessoas acham que você não consegue ir além das funções de seu trabalho. Em interpretações piores, você está comunicando ser preguiçoso ou acomodado.
No lugar, diga:
“Eu gostaria de ajudar, não tenho a capacidade para isso neste momento, mas terei em duas semanas. Isso ajudaria?” ou “Eu tenho muitas tarefas para fazer agora, mas que tal eu o ajudar com uma parte do projeto?”
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