Resumo:
- Caso não esteja feliz no trabalho, a chave pode ser falar com seu chefe a respeito;
- Há algumas estratégias para buscar os argumentos corretos;
- Apontar para pesquisas que reforcem seus argumentos e treinar um sucessor são algumas das dicas para a conversa com o superior.
Vamos imaginar uma situação hipotética.
VEJA MAIS: Quer encontrar propósito no trabalho? Mude sua perspectiva
Todas as manhãs, Jonas estaciona seu carro em um local específico, garantindo que ele possa sair mais rápido no final do dia, mesmo que seja uma questão de segundos. Como quase metade de todos os trabalhadores nos EUA, Jonas está insatisfeito com seu trabalho. Sua colega Ranjana também não gostava do emprego dela, até convencer seu gerente a redefinir seu papel.
Como gerente sênior de uma empresa de alta tecnologia, Ranjana era hábil em conseguir que membros da equipe multifuncional colaborassem, chegassem a um consenso e concluíssem projetos de grande escala. Por ela ter sido tão bem sucedida em resolver esses conflitos e lidar com atribuições complexas, seus projetos tornaram-se cada vez maiores, mais visíveis e mais propensos a envolver questões controversas. Seu trabalho estava tendo um grande impacto, mas depois de dois anos navegando na política, conciliando opiniões diversas e manipulando demandas competitivas, Ranjana estava esgotada.
Depois de dedicar um tempo para refletir, ela percebeu que queria levar suas próprias ideias à fruição, em vez de apenas integrar os pensamentos dos outros em um todo coeso. Para fazer isso, ela precisava convencer seu gerente a mudar sua descrição de trabalho. No final, foram as estratégias a seguir que a ajudaram a criar um argumento convincente para a mudança. E essas dicas podem ajudá-lo a fazer o mesmo.
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Getty Images/LuizAlvarez 1. Prove que você lida bem com suas tarefas e pode assumir uma nova função
Se quiser adicionar responsabilidades, você precisa garantir ao seu gerente que não ficará sobrecarregado ou negligenciará as partes essenciais das suas funções. Antes de assumir novos projetos, agilize suas obrigações existentes, especialmente as de rotina. Personalize a maneira pela qual você monitora sua lista de tarefas, gerencie sua caixa de entrada e execute reuniões.
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Getty Images/Prasitphoto 2. Mencione pesquisas
A rotatividade de funcionários custa mais de US$ 600 bilhões por ano às empresas, o que leva as inteligentes a se esforçarem para reter talentos. Uma maneira de manter os funcionários inquietos é reescrever seus escopos de trabalho, aumentando assim sua satisfação geral. Pesquisas mostram que funcionários de todas as gerações preferem um trabalho com significado a salários mais altos ou uma carreira de prestígio, e 89% dos executivos acreditam em questões de propósito. Aqueles que encontram isso em suas vocações têm 15% mais chances de estarem satisfeitos no trabalho. E funcionários felizes são mais propensos a permanecerem nas empresas.
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Getty Images/ HeroImages 3. Demonstre que você pode fazer o novo trabalho
Prepare-se para o sucesso em uma nova área, propondo um pequeno projeto piloto que poderá dar a você a oportunidade de aprender novas habilidades e mostrar que está à altura da tarefa. Por exemplo, Ranjana se ofereceu para escrever as especificações de um novo recurso de produto quando um colega não estava disponível.
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Getty Images/Hinterhaus Productions 4. Treine um sucessor
Facilitar a transição a ser realizada pelo seu gerente aumenta a probabilidade de ter sua solicitação de alteração aprovada. Ranjana não só sugeriu duas pessoas em sua equipe que ela sentiu confiança para lidar com o trabalho, mas também começou a treiná-los e lhes deu mais responsabilidades a fim de que ela pudesse assumir um trabalho novo e mais intrigante.
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Getty Images/JohnWildgosse 5. Aproveite seu aprendizado
Quanto mais tempo você ficar em uma função, mais eficiente e eficaz se tornará, dando ao seu chefe um incentivo para mantê-lo exatamente onde você está. Articule como você pode aproveitar o que aprendeu para ter um impacto ainda maior. Os insights de Ranjana gerados ao lidar com os conflitos e diferenças, deram a ela uma perspectiva única sobre desejos e necessidades dos clientes. Ao explicar como seu ponto de vista permitiria que ela criasse uma tecnologia que encantasse os clientes, ela conseguiu persuadir seu chefe a deixá-la tentar.
Caso não esteja feliz no trabalho, não presuma que seu chefe negará que você altere suas funções. A chave é levar tudo o que aprendeu sobre o que o motiva e demonstrar como o seu papel redesenhado irá beneficiar tanto você como o negócio. Dessa forma, será possível transformar um trabalho que odeia naquele dos seus sonhos.
1. Prove que você lida bem com suas tarefas e pode assumir uma nova função
Se quiser adicionar responsabilidades, você precisa garantir ao seu gerente que não ficará sobrecarregado ou negligenciará as partes essenciais das suas funções. Antes de assumir novos projetos, agilize suas obrigações existentes, especialmente as de rotina. Personalize a maneira pela qual você monitora sua lista de tarefas, gerencie sua caixa de entrada e execute reuniões.
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