O burnout está causando estragos, especialmente em grandes organizações. Segundo um estudo da Kronos, 15% dos líderes de RH em empresas com mais de 2.500 funcionários afirmam que o problema é responsável por 50% ou mais de sua rotatividade anual. Um em cada cinco desses profissionais em companhias com 100 a 500 funcionários citou o estresse total como a causa de 10% ou menos de sua rotatividade.
Sempre me sinto motivado quando as organizações me convidam para falar ou dar orientações sobre o assunto, especialmente aquelas conhecidas pelo comprometimento com o bem-estar dos funcionários. É melhor prevenir do que remediar, logo, ao ter conversas mais holísticas sobre carreira, criam-se locais de trabalho que dão suporte ao desenvolvimento profissional significativo.
VEJA MAIS: 9 dicas para aumentar sua resiliência mental e evitar o burnout
Dessa forma, como exatamente o burnout é evidenciado ao ser examinado em diferentes estágios?
Primeiro, os limites são obscurecidos, e a integração entre a vida profissional e pessoal desaparece. Depois, o corpo sofre um impacto mental e emocional, e o foco começa a sumir. Em terceiro lugar, inicia-se uma fase de desconexão acompanhada possivelmente de irritação e estado de negação. Por fim, surge a condição de completa desprendimento, e o desempenho cai visivelmente. É aqui que se perde o zelo pela vida.
Se você deseja evitar essa situação para si ou sua equipe e busca tomar medidas de recuperação, veja na galeria de imagens a seguir cinco pensamentos que devem ser evitados:
-
-Getty Images /Towfiqu Photography 1. Estou sendo bem pago, e é uma boa oportunidade, então deveria estar feliz
Esta não é uma visão saudável do local de trabalho, pois a ocupação não deve ser apenas um meio de pagar as contas. Ame a si mesmo o suficiente para atrair e aceitar apenas a excelência, algo diferente de perfeição. Quando o dinheiro é um fator essencial e a satisfação vai embora, o desgaste aumenta com o tempo.
-
Getty Images / skynesher 10. Seja um ótimo concorrente
Muita competição e você entra em uma corrida atrás de todo mundo, então encontre suas vantagens e coloque-as para trabalhar. “A melhor maneira de se tornar difícil de competir é aumentar a influência”, disse Altman. Segundo ele, isso pode vir na forma de “relacionamentos pessoais, construindo uma marca pessoal forte ou melhorando na intersecção de vários campos diferentes”.
O que você tem que te diferencia? Quais são esses pontos fortes que você levou anos para somar? Imitar os outros é uma armadilha, então não caia nela. “Se você está fazendo a mesma coisa que todo mundo está fazendo, não será difícil competir com você.” Seu diferencial tem que ser mais do que o preço, então pense bem sobre o que ele é antes de seguir em frente.
-
Getty Images / skynesher 3. Algo ou alguém precisa de mim
Seus planos são importantes e você é um ser humano com necessidades básicas, como descanso, conexão e segurança. Ao trabalhar demais continuamente, é definida a expectativa de que os funcionários que vierem depois farão o mesmo.
-
Getty Images / Luis Alvarez. 4. Não sei como parar, por isso devo continuar
Parar é difícil, especialmente quando se gosta do que faz. Mas a verdade é que é possível parar, especialmente quando existe apoio.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images / GCSShutter 5. Vou apenas (insira o que você faz) para ficar acordado
Você não é invencível e precisa dormir. Muitos grandes empreendedores passam por fases em que se sentem pressionados no trabalho. Mais de 2.600 pessoas foram pesquisadas em um estudo de 2020 pelo CPAP, um fornecedor de equipamentos para apneia do sono, e aqui estão os resultados:
. Quase 60% dos funcionários sentiam-se obrigados a ficar acordados a noite toda, e 1 em cada 4 foram orientados a fazer isso pelo chefe;
. Os principais motivos para os profissionais não dormirem foram: cumprir um prazo (52%), trabalhar em vários turnos (48%) e resolver problemas ou criar estratégias (26%);
. Depois de trabalhar durante a madrugada, os funcionários se sentiam menos concentrados (83%), alertas (81%) e produtivos (75%) no trabalho no dia seguinte.
1. Estou sendo bem pago, e é uma boa oportunidade, então deveria estar feliz
Esta não é uma visão saudável do local de trabalho, pois a ocupação não deve ser apenas um meio de pagar as contas. Ame a si mesmo o suficiente para atrair e aceitar apenas a excelência, algo diferente de perfeição. Quando o dinheiro é um fator essencial e a satisfação vai embora, o desgaste aumenta com o tempo.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.