A revolução do trabalho em casa resultante da pandemia Covid-19 trouxe algumas transformações dramáticas para os líderes. Mudar do modo ver, falar, direcionar e liderar pessoalmente os funcionários quase todos os dias, para ocasionalmente se conectar online, em teleconferências ou em reuniões Zoom, é algo significativo. Neste ponto, muitas organizações não planejam voltar aos seus escritórios ainda neste ano. Alguns até dizem que nunca mais voltarão.
O que há de diferente na liderança virtual?
Há menos contato pessoal. O gerente não entra mais em contato informal e descontraído com os funcionários na lanchonete ou no bebedouro. Quase todas as interações são planejadas. Antes o gerente, localizado nas proximidades, frequentemente observava os hábitos de trabalho dos funcionários, incluindo o horário em que chegavam e saíam do trabalho, e o que fizeram durante o dia, agora não há dados visuais. Isso exige um alto nível de confiança do supervisor, que deve possuir uma suposição sobre a forte ética de trabalho dos empregados e o compromisso de cumprir os objetivos da organização. Enquanto alguns trabalhos têm medidas internas de produtividade e desempenho, a grande maioria é mais incerta.
Liderar virtualmente requer conforto com a tecnologia das videochamadas, uma vez que elas exigem a configuração e a administração de alguns serviços, como Zoom, Webex, Ir para a reunião ou Equipes da Microsoft. Há um alto requisito para que o gerente e o subordinado pratiquem excelentes habilidades de comunicação. Se ambos estiverem inclinados a não compartilhar informações, isso adiciona a um desafio à liderança virtual. Há uma recompensa em ser adepto a comunicação escrita e oral.
Pesquisa da Zenger Folkman
Recebemos várias solicitações para fazermos uma pesquisa sobre o que os líderes podem fazer para gerenciar melhor os funcionários remotamente. Embora não seja extenso, realizamos um pequeno estudo para funções em TI. Isso envolveu comparar classificações de avaliação completa de líderes que trabalham remotamente e de seus 99 funcionários e com líderes com 119 funcionários que trabalharam no mesmo local físico com seus colegas. Os resultados foram bastante esclarecedores.
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A gerência sênior antecipou que os funcionários remotos iriam ser mais críticos com seus supervisores e menos envolvidos em seu trabalho. Ironicamente, os resultados mostraram que aqueles que trabalharam remotamente deram a seus líderes classificações significativamente mais altas. Os funcionários dos líderes remotos estavam mais engajados em seu trabalho do que os funcionários dos gerentes presentes. Alguns podem argumentar que isso apenas ilustra a velha observação de que “a ausência faz o coração ficar mais afeiçoado”, mas pensamos que seja mais complicado do que isso. Comparando as médias estatísticas, descobrimos que havia uma diferença significativa entre os dois grupos.
O que os melhores líderes distantes fizeram de diferente
Analisamos os líderes que gerenciavam funcionários remotos e os comparamos com os líderes cuja classificação de eficácia da liderança estava acima de 50%. Queríamos identificar comportamentos que tornassem os melhores líderes mais produtivos ao trabalhar com funcionários remotos. Identificamos as principais habilidades que permitiram que os líderes tivessem mais sucesso ao comparar os dois grupos.
É importante notar que esta pesquisa foi realizada antes da pandemia mundial de Covid-19. Combinamos nossas descobertas de pesquisa com algumas outras observações atuais para criar uma lista atualizada dos comportamentos que acreditamos que melhor descrevem os líderes virtuais mais eficazes. E focamos como a pandemia alterou as práticas mais comuns da gerência e da liderança.
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Excelentes práticas feitas por líderes virtuais
Nossas conclusões são apresentadas na forma de um checklist, que são lembretes valiosos e práticos, fáceis de se lembrar se você for uma pessoa ocupada ou complacente. Os pilotos voam com mais segurança quando usam uma lista de verificação ou checklist. Assim como os cirurgiões, que têm menor risco de causar infecção. Esta lista é uma série de perguntas que convidamos você a fazer a si mesmo de como liderar melhor. Suas respostas honestas o guiarão a áreas nas quais você essencialmente deve aprimorar no seu comportamento.
Veja na galeria abaixo seis dicas:
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Getty Images 1. Com que frequência você entra em contato com os membros da sua equipe? Pelo menos uma ou duas vezes por semana? Você acha que cada pessoa precisa de interações diferentes? Você expressa seu interesse neles pessoalmente e como eles estão? Nossa pesquisa mostra que os líderes mais eficazes tomam a iniciativa de procurar e de se comunicar com seus colegas.
Dica: quando estiver em uma ligação ou videochamada, remova todas as distrações. Os ouvintes podem sentir quando você não está concentrado ou atento. Esteja presente.
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Getty Images 2. Os membros de sua equipe sentem que podem sugerir e fazer alterações? Eles conhecem como é seu processo de tomada de decisão? Você comemora o sucesso deles? Eles têm o equipamento e os recursos necessários para trabalhar? Você garante a sua confiança neles? Nossa pesquisa confirmou que ser adaptável a mudanças era um comportamento diferenciador.
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Getty Images 3. Os membros da sua equipe estão claros sobre a estratégia de organização e como seus objetivos se vinculam a ela?
Dica: Solicite periodicamente que eles resumam a sua compreensão dos objetivos da organização, e sua visão entre esses objetivos e seu trabalho. Um dos comportamentos mais poderosos, de acordo com nossa pesquisa, foi a eficácia do líder em garantir que a estratégia fosse clara para todos. -
Getty Images 4. Você se sente confortável usando a tecnologia de videoconferência? O novo ambiente de trabalho exige familiaridade com as tecnologias de videoconferência. As reuniões são bastante aprimoradas se o líder estiver confortável em usar a tecnologia para facilitar a interação. Você usa salas de bate-papo, pesquisas e sessões de discussão? Isso acrescenta vitalidade e variedade às reuniões. Reuniões mais curtas e frequentes estão se tornando a nova norma. Você usa reuniões para tomar decisões, e não apenas para trocar informações? Todos estão envolvidos nas discussões?
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Getty Images 5. Sua equipe tem confiança e conhecimento de seus esforços para representar seus interesses para a organização em larga escala? Se colegas remotos souberem que têm alguém na liderança da empresa advoga por eles, e é campeão nisso, a influência desse líder aumenta. Você pratica deliberadamente uma liderança inspiradora? Você entra em contato com os membros da equipe para fazer o check-in pessoalmente com eles, em vez de entrar em contato com eles apenas quando precisar de algo? Você pede feedback sobre o seu comportamento de liderança? Sua energia e entusiasmo são contagiosos? Os líderes inspiram de várias maneiras; portanto, encontre uma maneira de inspirar que se adapte à sua personalidade.
Você pratica um estilo de liderança de “high touch” para compensar a falta de reuniões presenciais? Você expressa interesse no desenvolvimento de cada membro da equipe? Eles conhecem o seu compromisso com eles de levar tempo para o seu desenvolvimento?
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Getty Images 6. Você incentiva a colaboração de sua equipe em organização na maior escala? Você atua como o link para outras atividades da equipe ou para outros grupos operacionais da empresa? Nossa pesquisa mostra que os líderes mais eficazes com os empregados remotos são mais propensos a incentivar a colaboração com o resto da organização, e mostram pouca tolerância à concorrência dentro da empresa.
1. Com que frequência você entra em contato com os membros da sua equipe? Pelo menos uma ou duas vezes por semana? Você acha que cada pessoa precisa de interações diferentes? Você expressa seu interesse neles pessoalmente e como eles estão? Nossa pesquisa mostra que os líderes mais eficazes tomam a iniciativa de procurar e de se comunicar com seus colegas.
Dica: quando estiver em uma ligação ou videochamada, remova todas as distrações. Os ouvintes podem sentir quando você não está concentrado ou atento. Esteja presente.
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