Liderar o terceiro maior laboratório de testes Covid-19 no meio de uma pandemia, nos Estados Unidos não foi algo que Jon Cohen aprendeu a fazer na faculdade de medicina. Sua carreira em administração de saúde e política também não o preparou totalmente para essa experiência. Como presidente-executivo do BioReference Lab, Cohen teve de aplicar uma habilidade crítica que adotou no início de sua carreira: a aprendizagem autodirigida.
A capacidade de identificar suas necessidades de aprendizagem, formular metas de estudo, identificar os recursos necessários para aprender e desenvolver um plano para realizar este estudo pode ser o fator diferenciador que leva ao sucesso. Cohen já adota essa habilidade crítica aprendida faz tempo. Ele é rotineiramente colocado em situações em que tem de se adaptar e aprender rapidamente.
LEIA MAIS: As 7 características do empreendedor de apps de sucesso
Cohen teve uma carreira eclética. Ele foi chefe de cirurgia de um importante centro médico aos 40 anos, depois diretor-executivo deste hospital e, em seguida, diretor médico do sistema de saúde dos EUA. Ele foi conselheiro de saúde do candidato à presidência John Kerry, concorreu a vice-governador de Nova York na reforma da saúde e, finalmente, tornou-se conselheiro sênior do governador do estado de Nova York, David Paterson, responsável por todas as políticas e estratégias. De lá, ele atuou como executivo-sênior da Quest Diagnostics, outro grande laboratório americano, antes de sua função atual de liderança do BioReference Lab.
A carreira de Cohen transcendeu os estudos na faculdade, os cargos na política e na indústria científica. Com cada experiência, ele aprendeu novas habilidades e se conectou com mais pessoas. Cada função informava a seguinte, e cada oportunidade não teria sido possível sem suas experiências anteriores aprendidas.
Pelo depoimento de Cohen, o desenvolvimento de alta inteligência emocional foi fundamental para seu sucesso. Ele precisou gerenciar rotineiramente as pessoas e as tensões diárias e não se esquivava de se cercar de consultores de alto escalão motivados para o sucesso. Ele lia muito sobre todos os tópicos imagináveis e buscava o conselho de seus conselheiros. Ele estava sempre aprendendo, até mesmo, e principalmente, quando se tornou presidente-executivo da empresa.
Durante nosso bate-papo, Cohen identificou sete competências que ele acredita que o ajudaram a ter sucesso em sua carreira. Veja na galeria de imagens a seguir:
-
Getty Images Desenvolva suas habilidades interpessoais
Aprender a se envolver com outras pessoas, gerenciar tensões e ler bem o momento é fundamental para mitigar os desafios antes que eles ocorram.
-
Thomas Barwick/ GettyImages Assuma riscos calculados
Você não pode ter medo de tentar algo novo. Tenha confiança de que poderá aprender essas habilidades necessárias para realizar seu trabalho. Busque continuamente desafios que o ajudem a aprender e crescer.
-
EvaKatalin/ Getty Images Seja um aprendiz ao longo da vida
Leia e aprenda sobre vários tópicos. Você ficaria surpreso em como as coisas estão conectadas, relacionadas e adaptáveis a várias situações.
-
Getty Images Lembre-se de que ser legal faz diferença
Não ser uma pessoa legal ou simpática é um golpe à sua própria carreira. Basta uma pessoa se lembrar da sua atitude ruim e você estará acabado. Eles vão falar sobre isso em uma reunião, e você nem saberá que aconteceu.
-
Anúncio publicitário -
Thomas Barwick/ Getty images Aprenda que tudo o que vai volta
Quando ele menos esperava, o número de pessoas com quem Cohen interagiu e tratou bem se mostrou útil. Assim, ele desenvolveu ao longo do tempo uma rede profunda de relacionamentos bem formados. Foi essa rede que o levou a trabalhar no seu atual cargo de liderança.
-
PeopleImages/ Getty Images Mantenha contatos e relacionamentos
Cohen entra em contato com sua rede uma vez por trimestre, apenas para manter o relacionamento. Ele faz questão de se sentar e percorrer sua lista de contatos. Ele sabe que é importante ficar no radar das pessoas.
-
Getty Images Seja otimista
A pandemia provou que existem muitos dias ruins. Os líderes não podem ser pessimistas. Concentre-se na oportunidade, por mais difícil que seja encontrá-la.
Desenvolva suas habilidades interpessoais
Aprender a se envolver com outras pessoas, gerenciar tensões e ler bem o momento é fundamental para mitigar os desafios antes que eles ocorram.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.