À medida que mais pessoas trabalham remotamente durante a pandemia do novo coronavírus, a comunicação e as interações no trabalho passam a ser feitas cada vez mais de forma virtual. Mas, com a grande quantidade de e-mails enviados, não é possível garantir que eles não estejam se perdendo nas caixas de entradas do resto do time.
Quando a equipe não os abre ou age de acordo com eles, isso pode prejudicar o progresso do seu trabalho. Se você quiser ter algum retorno, é de sua responsabilidade chamar a atenção das pessoas.
Existem diversas maneiras de destacar suas mensagens e fazer com que elas sejam consideradas. Veja na galeria a seguir cinco dicas para ajudar seu e-mail a chamar a atenção e motivar as pessoas a responder:
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MoMo Productions/Getty Images 1. Identifique o horário em que a pessoa checa os e-mails
Preste atenção quando a pessoa lhe envia e-mails, pois isso pode dar a você uma boa noção de quando ela está online. Use essa estratégia como um guia sobre quando enviar seus e-mails. Se a pessoa mora em outro país e tem um horário de trabalho diferente, considere programar o envio para que apareça na caixa de entrada quando ela estiver trabalhando.
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Kilito Chan/Getty Images 2. Mande mensagens diretas e curtas
Para que seu e-mail chame a atenção do destinatário, ele deve ter um assunto conciso e específico. Quanto mais palavras, mais difícil será entender de maneira rápida sobre o que se trata. E, se o que estiver escrito no assunto for muito geral, o destinatário pode pensar que é um e-mail de grupo ou spam. Ou seja, personalizar a mensagem por meio de um conteúdo específico e enviá-la a apenas para uma pessoa pode fazer o destinatário se sentir em uma comunicação direta com você e, assim, mais inclinado a responder.
Um exemplo disso pode ser se você estiver pensando em mudar de carreira e interessado em trabalhar em uma determinada empresa. Escreva uma frase que transmita por que você está interessado e evite reescrever seu currículo no corpo do e-mail. Muita informação pode ser confusa para o destinatário e pode fazer o remetente parecer desesperado.
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Christiane Schneider/Getty Images 3. Destaque pontos em comum
Identificar algo que você tem em comum com o destinatário do e-mail é especialmente útil quando você não conhece a outra pessoa e uma semelhança pode estabelecer rapidamente uma conexão. Se você souber por meio do perfil LinkedIn que vocês estudaram na mesma faculdade, mencione isso. Use pontos em comum para chamar a atenção das pessoas.
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Milan2099/Getty Images 4. Seja específico
Faça uma pergunta direta sobre um determinado projeto ou pergunte de maneira clara a informação que deseja. Se você está considerando dar um novo passo na carreira e deseja expandir sua rede, pergunte se a equipe estaria disposta a fazer um contato entre você e um profissional que trabalha na sua área.
Pedidos ou declarações gerais não motivam as pessoas a agir. Não dê ao destinatário a brecha de questionar quais informações você precisa dele.
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Rido franz/Getty Images Se cobre menos
Diminua seus padrões de perfeição. Aprenda a jogar, se divertir e se deixar levar. No local de trabalho, delegue tarefas e aprenda a ser menos autocrítico, permitindo-se cometer erros.
1. Identifique o horário em que a pessoa checa os e-mails
Preste atenção quando a pessoa lhe envia e-mails, pois isso pode dar a você uma boa noção de quando ela está online. Use essa estratégia como um guia sobre quando enviar seus e-mails. Se a pessoa mora em outro país e tem um horário de trabalho diferente, considere programar o envio para que apareça na caixa de entrada quando ela estiver trabalhando.
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