Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Por que as mulheres não devem ter vergonha de suas realizações

Por que as mulheres não devem ter vergonha de suas realizações

Autopromoção eficaz é a melhor maneira de se destacar em uma entrevista de emprego

Andie Kramer
06/10/2020 Atualizado há 5 anos

Acessibilidade

Getty Images
Getty Images

Autopromoção eficaz é a melhor maneira de se destacar em uma entrevista de emprego

Muitas mulheres acham muito difícil ser franca e direta sobre suas respectivas habilidades, realizações, potencial e talentos na hora de se promover de uma maneira eficaz. Se você é assim, é provável que essa relutância se deva ao fato de que desde menina disseram que você não deveria ser arrogante, auto-afirmativa ou orgulhosa. Provavelmente, você também ouviu que, por ser mulher, deve ser modesta, reservada e respeitosa. Como resultado, você pode achar desconfortável se promover ativamente, competir vigorosamente por oportunidades de aprimoramento ou ansiar por projetos desafiadores na carreira.

Quer seja o impulso que você precisa na sua carreira, um novo emprego, uma promoção, um aumento de salário ou uma atribuição excelente, a pessoa selecionada será aquela que se destaca e que se destacou de alguma forma excepcional. Assim, diferenciar-se de seus colegas costuma ser algo crítico para o sucesso na carreira, e você não consegue fazer isso simplesmente trabalhando duro e realizando um bom trabalho. Além desses atributos importantes, é preciso ser notada de maneiras altamente positivas. E a melhor maneira de conseguir isso é com uma autopromoção eficaz.

LEIA MAIS: 7 dicas para ter sucesso em um trabalho que você nunca fez antes

A autopromoção também é um contrapeso eficaz ao preconceito de gênero. Vamos imaginar um recrutador prestes a entrevistar você e um homem para um cargo muito procurado. O recrutador não conhece nenhum de vocês, mas ambos têm diplomas bons e semelhantes e tiveram experiências de negócios parecidas. Pense no que provavelmente estará passando pela mente do recrutador enquanto ele lê seus respectivos currículos antes de conhecê-los. Em relação ao homem, os pensamentos do recrutador provavelmente serão mais ou menos assim (dentro do que se espera nas normas de comportamento e gênero para homens): “Ele será confiante, racional, independente e competitivo; suas responsabilidades familiares não interferem em seu desempenho no trabalho; ele não será excessivamente sensível; suas conquistas devem-se inquestionavelmente a seus talentos e não a uma iniciativa de diversidade; e ele não será carente ou emocional.”

Mas, quando o recrutador pensa em você, é provável que seus pensamentos sejam muito diferentes, até mesmo o oposto daqueles que o recrutador tem sobre o homem. Como candidata feminina, as suposições sobre suas capacidades, temperamento e compromisso com a carreira –que são feitas antes mesmo de você ter a chance de se apresentar– provavelmente são de que você é uma candidata menos atraente do que seu concorrente masculino. Para usar uma metáfora esportiva, apesar de ter habilidades e realizações semelhantes e comparáveis, seu competidor masculino provavelmente estará um passo à sua frente. Isso significa que você deve se apresentar nas entrevistas de maneira distinta para que as suposições menos favoráveis ​​do recrutador sobre as qualificações das mulheres em comparação com as dos homens sejam compensadas com uma impressão mais favorável.

Veja na galeria a seguir três etapas para ajudá-la a se apresentar de maneira eficaz, sem vergonha de se autopromover:

  • Gerencie as impressões dos outros em relação a você

Para as que internalizaram o estereótipo de que como mulheres devem ser modestas, estar no controle em relação ao que os outros pensam e suas impressões é desconfortável, porque tememos ser vistas como "falsas" ou presunçosas e orgulhosas demais. Esta relutância é confirmada por um estudo recente que descobriu que mais da metade das mulheres trabalhadoras acreditam que são negligenciadas para promoções, pois são muito modestas, muito relutantes e não são claras e diretas sobre suas qualificações, sempre preocupadas de serem vistas como arrogantes, cabeças-duras ou agressivas.

A relutância "natural" das mulheres em se autopromover é ainda mais ilustrada pela experiência do Google em sua política de autopromoção. No Google, o avanço de um perfil depende de as pessoas se “nomearem” de forma eficaz para uma promoção. A gigante de tecnologia descobriu, no entanto, que as mulheres fazem isso com muito menos frequência do que os homens. Em resposta, instituiu um programa para ensinar suas mulheres a se promoverem melhor, deixando claro que elas deveriam fazer isso. Em outras palavras, o Google se esforçou para dar a suas mulheres “permissão” para se autopromoverem. 

Se você for como muitas de nós, precisa encontrar uma maneira de dar a si mesma permissão para tentar conscientemente gerenciar as impressões que as outras pessoas têm de você --com precisão sobre seus talentos, realizações e grande potencial. A autopromoção honesta não é se gabar, mas se apresentar com intenção e persuasão, mostrando o que você é capaz de realizar.
    Getty Images

    Gerencie as impressões dos outros em relação a você

    Para as que internalizaram o estereótipo de que como mulheres devem ser modestas, estar no controle em relação ao que os outros pensam e suas impressões é desconfortável, porque tememos ser vistas como “falsas” ou presunçosas e orgulhosas demais. Esta relutância é confirmada por um estudo recente que descobriu que mais da metade das mulheres trabalhadoras acreditam que são negligenciadas para promoções, pois são muito modestas, muito relutantes e não são claras e diretas sobre suas qualificações, sempre preocupadas de serem vistas como arrogantes, cabeças-duras ou agressivas.

    A relutância “natural” das mulheres em se autopromover é ainda mais ilustrada pela experiência do Google em sua política de autopromoção. No Google, o avanço de um perfil depende de as pessoas se “nomearem” de forma eficaz para uma promoção. A gigante de tecnologia descobriu, no entanto, que as mulheres fazem isso com muito menos frequência do que os homens. Em resposta, instituiu um programa para ensinar suas mulheres a se promoverem melhor, deixando claro que elas deveriam fazer isso. Em outras palavras, o Google se esforçou para dar a suas mulheres “permissão” para se autopromoverem.

    Se você for como muitas de nós, precisa encontrar uma maneira de dar a si mesma permissão para tentar conscientemente gerenciar as impressões que as outras pessoas têm de você –com precisão sobre seus talentos, realizações e grande potencial. A autopromoção honesta não é se gabar, mas se apresentar com intenção e persuasão, mostrando o que você é capaz de realizar.

  • Mostre-se competitiva e confiante, mas amigável e calorosa

Quer sua apresentação seja por escrito, pessoalmente ou pelo computador, ela precisa ser clara, direta e prender a atenção. Ela também precisa ser imparcial, atraente e envolvente. Você deve ser vista como altamente competente, mas também agradável e calorosa. Em apresentações presenciais ou online, você deve manter uma expressão facial interessada e amigável, um tom de voz uniforme e uma postura corporal relaxada, mas ereta, ligeiramente inclinada em direção às pessoas com quem está falando. Sorria nos momentos apropriados. Ao apresentar suas realizações, certifique-se de usar "eu", mas também use uma linguagem inclusiva, como "nós" e "juntos". Amarre seus talentos aos objetivos da empresa. Se for por escrito, peça que um amigo revise o que você escreveu. Certifique-se de encontrar equilíbrio entre se autopromover e ser boa em trabalhar em equipe. E lembre-se de que, independentemente de como você se apresenta, sua meta é transmitir a todos os seus talentos essenciais e relevantes e se mostrar como o tipo de pessoa com quem a empresa e sua equipe gostariam de trabalhar.
    Westend 61/ GettyImages

    Mostre-se competitiva e confiante, mas amigável e calorosa

    Quer sua apresentação seja por escrito, pessoalmente ou pelo computador, ela precisa ser clara, direta e prender a atenção. Ela também precisa ser imparcial, atraente e envolvente. Você deve ser vista como altamente competente, mas também agradável e calorosa. Em apresentações presenciais ou online, você deve manter uma expressão facial interessada e amigável, um tom de voz uniforme e uma postura corporal relaxada, mas ereta, ligeiramente inclinada em direção às pessoas com quem está falando. Sorria nos momentos apropriados. Ao apresentar suas realizações, certifique-se de usar “eu”, mas também use uma linguagem inclusiva, como “nós” e “juntos”. Amarre seus talentos aos objetivos da empresa. Se for por escrito, peça que um amigo revise o que você escreveu. Certifique-se de encontrar equilíbrio entre se autopromover e ser boa em trabalhar em equipe. E lembre-se de que, independentemente de como você se apresenta, sua meta é transmitir a todos os seus talentos essenciais e relevantes e se mostrar como o tipo de pessoa com quem a empresa e sua equipe gostariam de trabalhar.

  • Esteja um passo a frente para ganhar o jogo

Como mulher, o sucesso na carreira muitas vezes depende não apenas de você mostrar que suas habilidades e realizações são iguais às de seus concorrentes, mas também que você esteja um passo à frente. Isso não significa que você precisa se exibir, inventar ou fingir ser alguém que não é. Significa que você precisa demonstrar que traz algo único e valioso para a empresa. É provável que esse “extra” seja algo diferente em contextos diferentes. Por exemplo, em uma entrevista de emprego, pode envolver a exibição de uma visão perspicaz de uma determinada situação ou apontar o papel crítico para o futuro da empresa ou porque você é a pessoa certa para desempenhar esse papel. 

Se você está sendo considerada para uma tarefa nova e desafiadora, pode querer discutir a importância estratégica de longo prazo do projeto ou explicar que, embora um concorrente já tenha feito um movimento semelhante, você sabe muito sobre essa iniciativa porque você acompanha de perto a indústria. Em uma avaliação de desempenho, você pode considerar apontar que seu principal cliente recentemente o parabenizou por lidar com sucesso com uma situação particularmente difícil; discutir como o trabalho que você fez em um projeto específico lhe deu uma visão altamente valiosa sobre a natureza do seu trabalho; ou explicar como você achou altamente instrutivo e inspirador ter tido a oportunidade de trabalhar com um líder específico.

Embora essas sugestões para de estar a frente sejam apenas hipotéticas, o ponto deve ser claro: quase sempre há uma maneira --se você refletir sobre isso com antecedência-- de se diferenciar de seus concorrentes; para apresentar algum conhecimento, experiência ou visão única que fará com que seus avaliadores digam: “Isso foi realmente interessante, e possivelmente muito valioso".

Ao pensar na importância da autopromoção, tenha em mente que nenhuma empresa é uma verdadeira meritocracia. O trabalho duro por si só não o moverá para cima. Você precisa ser notado como um funcionário sólido, com grandes habilidades e grande potencial, com calor e simpatia. Você precisa sair de trás de um véu da modéstia. Do contrário, você pode ser vista como um membro bom da equipe, mas não proativa ou talentosa o suficiente para alguma liderança qualquer. Os líderes empresariais e profissionais são diversos, mas nenhum deles é modesto.

Se ainda achar desconfortável se autopromover, comece pequeno. Por exemplo, da próxima vez que alguém disser que você fez um ótimo trabalho em um projeto, não diga: "Não foi nada" ou "Recebi muita ajuda". Em vez disso, diga: “Obrigada. Realmente deu muito trabalho!” ou “Obrigada, seu reconhecimento torna meu esforço ainda mais válido”. Não é preciso dar grande importância a elogios, mas também não é necessário ignorá-los. Reconheça francamente suas contribuições e siga em frente com confiança.
    Getty Images

    Esteja um passo a frente para ganhar o jogo

    Como mulher, o sucesso na carreira muitas vezes depende não apenas de você mostrar que suas habilidades e realizações são iguais às de seus concorrentes, mas também que você esteja um passo à frente. Isso não significa que você precisa se exibir, inventar ou fingir ser alguém que não é. Significa que você precisa demonstrar que traz algo único e valioso para a empresa. É provável que esse “extra” seja algo diferente em contextos diferentes. Por exemplo, em uma entrevista de emprego, pode envolver a exibição de uma visão perspicaz de uma determinada situação ou apontar o papel crítico para o futuro da empresa ou porque você é a pessoa certa para desempenhar esse papel.

    Se você está sendo considerada para uma tarefa nova e desafiadora, pode querer discutir a importância estratégica de longo prazo do projeto ou explicar que, embora um concorrente já tenha feito um movimento semelhante, você sabe muito sobre essa iniciativa porque você acompanha de perto a indústria. Em uma avaliação de desempenho, você pode considerar apontar que seu principal cliente recentemente o parabenizou por lidar com sucesso com uma situação particularmente difícil; discutir como o trabalho que você fez em um projeto específico lhe deu uma visão altamente valiosa sobre a natureza do seu trabalho; ou explicar como você achou altamente instrutivo e inspirador ter tido a oportunidade de trabalhar com um líder específico.

    Embora essas sugestões para de estar a frente sejam apenas hipotéticas, o ponto deve ser claro: quase sempre há uma maneira –se você refletir sobre isso com antecedência– de se diferenciar de seus concorrentes; para apresentar algum conhecimento, experiência ou visão única que fará com que seus avaliadores digam: “Isso foi realmente interessante, e possivelmente muito valioso”.

    Ao pensar na importância da autopromoção, tenha em mente que nenhuma empresa é uma verdadeira meritocracia. O trabalho duro por si só não o moverá para cima. Você precisa ser notado como um funcionário sólido, com grandes habilidades e grande potencial, com calor e simpatia. Você precisa sair de trás de um véu da modéstia. Do contrário, você pode ser vista como um membro bom da equipe, mas não proativa ou talentosa o suficiente para alguma liderança qualquer. Os líderes empresariais e profissionais são diversos, mas nenhum deles é modesto.

    Se ainda achar desconfortável se autopromover, comece pequeno. Por exemplo, da próxima vez que alguém disser que você fez um ótimo trabalho em um projeto, não diga: “Não foi nada” ou “Recebi muita ajuda”. Em vez disso, diga: “Obrigada. Realmente deu muito trabalho!” ou “Obrigada, seu reconhecimento torna meu esforço ainda mais válido”. Não é preciso dar grande importância a elogios, mas também não é necessário ignorá-los. Reconheça francamente suas contribuições e siga em frente com confiança.

    Getty Images

    Gerencie as impressões dos outros em relação a você

    Para as que internalizaram o estereótipo de que como mulheres devem ser modestas, estar no controle em relação ao que os outros pensam e suas impressões é desconfortável, porque tememos ser vistas como “falsas” ou presunçosas e orgulhosas demais. Esta relutância é confirmada por um estudo recente que descobriu que mais da metade das mulheres trabalhadoras acreditam que são negligenciadas para promoções, pois são muito modestas, muito relutantes e não são claras e diretas sobre suas qualificações, sempre preocupadas de serem vistas como arrogantes, cabeças-duras ou agressivas.

    A relutância “natural” das mulheres em se autopromover é ainda mais ilustrada pela experiência do Google em sua política de autopromoção. No Google, o avanço de um perfil depende de as pessoas se “nomearem” de forma eficaz para uma promoção. A gigante de tecnologia descobriu, no entanto, que as mulheres fazem isso com muito menos frequência do que os homens. Em resposta, instituiu um programa para ensinar suas mulheres a se promoverem melhor, deixando claro que elas deveriam fazer isso. Em outras palavras, o Google se esforçou para dar a suas mulheres “permissão” para se autopromoverem.

    Se você for como muitas de nós, precisa encontrar uma maneira de dar a si mesma permissão para tentar conscientemente gerenciar as impressões que as outras pessoas têm de você –com precisão sobre seus talentos, realizações e grande potencial. A autopromoção honesta não é se gabar, mas se apresentar com intenção e persuasão, mostrando o que você é capaz de realizar.

    Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

    Facebook
    Twitter
    Instagram
    YouTube
    LinkedIn

    Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

    Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

    Tenha também a Forbes no Google Notícias.

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • autopromoção
    • Carreira
    • Clara
    • competitividade
    • desempenho
    • Empresa
    • entrevista
    • equilíbrio
    • habilidades
    • líder
    • Liderança
    • machismo
    • mulheres
    • mulheres líderes
    • orgulho
    • pesquisa
    • realizações
    • sucesso
    • talentos
    • trabalho

    As mais lidas agora

    • Lady Gaga integrou a lista Forbes dos músicos mais bem pagos da última década
      Forbes Mulher

      Como Lady Gaga Construiu Sua Fortuna Bilionária?

    • O gaslighting muitas vezes tem raízes na desigualdade e em estereótipos de gênero usados para manipular a realidade da vítima
      Carreira

      Como Identificar se Você Está Sofrendo Gaslighting – do Trabalho À Vida Amorosa

    • Rolex
      Forbes MKT

      Como a Rolex Domina o Mercado de Luxo por mais de 100 anos?

    • Forbes WSB - Wine, Spirits and Beers

      O Storytelling por trás dos Vinhos de Luxo Latino-Americanos

    Últimas Notícias

    • Magazine Luiza

      Magazine Luiza Amarga Queda de Mais de 60% no Lucro do 1º Tri

    • balanços

      Embalado por Balanços e Cenário Internacional, Ibovespa Avança 2%

    • Venda de Carne Bovina do Brasil Aos EUA Dispara em Abril, Diz Abiec

    • Foto: Scott Olson/Getty Images

      Trump Critica Powell por Não Cortar Juros e Minimiza Risco de Inflação

    • Bitcoin rompe a barreira dos US$ 100 mil (Foto: Agustin Marcarian / Reuters)

      Acordo Comercial entre EUA e Reino Unido Faz Bitcoin Superar US$ 100 Mil

    • Jorge Adorno/Reuters

      China Retoma Embarques de Soja Brasileira de 5 Empresas Antes de Visita de Lula, Diz Fonte

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes
       — @forbesbr
      — @forbesbr
      — @forbesbr
      — yt/forbesbr
      — forbes brasil
    Forbes Br.
    + Sobre nós
    + Forbes Store
    + Revista digital
    + Anuncie
    + Contato
    Links úteis
    + Política de Privacidade
    + Newsletter
    logo Terra
    Cotações por TradingView

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.