A exemplo do que aconteceu na última edição desta coluna, novas movimentações nas lideranças da América Latina reiteram a tendência de fortalecer a região. A ADP anunciou mudanças em seu comando para 2021 com a aposentadoria de Cesar Marinho que, desde 2004, estava à frente das operações latino-americanas. A empresa nomeou o atual vice-presidente regional de serviços e gerente geral da operação do Brasil, Claudio Maggieri, que passa a responder como presidente para América Latina já a partir deste mês. Outra transformação na liderança da região foi feita pela GE Healthcare, que anunciou Arlene Ocasio como líder de ultrassom.
As mudanças na estrutura da AL foi acompanhada de um movimento de novos desafios para o corpo internacional das companhias. A empresa de consultoria LHH anunciou a executiva Mônica Ramos como nova vice-presidente sênior das operações na Europa, Oriente Médio e África. Com grande experiência na condução de projetos complexos de reestruturação e fusão, ela se mudará para Zurique, na Suíça, em janeiro do ano que vem para assumir o cargo. Outra empresa que apostou na internacionalização foi a Medical Marijauana, Inc. O mexicano Raúl Elizalde se tornou o CEO único da subsidiária HempMeds, com a responsabilidade de supervisionar os negócios nos Estados Unidos e no restante do mundo.
LEIA MAIS: Pandemia faz 87,5% das empresas no Brasil acelerarem projetos de transformação digital
O período também marcou as eleições na ABFintechs, que definiram um novo quadro de liderança para os próximos dois anos. Diego Perez foi eleito presidente, enquanto os executivos Marcelo Martins, Mariana Bonora e Renan Schaefer serão os novos diretores, com a missão de criar um ecossistema de fintechs mais sólido, alinhado com as melhores práticas de governança e uma atuação consistente na contribuição do desenvolvimento econômico e social dos consumidores e das empresas brasileiras. Já a Algar Tech passou por mudanças na diretoria: Júlio César Emmert passa a ocupar o cargo de diretor de novos negócios e Luciana Gonçalves assume a diretoria de gente, estratégia e marca.
As instituições financeiras não ficaram de fora do vai e vem. O Banco PAN anunciou Luiz Krempel para liderar iniciativas de open banking, enquanto o grupo Movile contratou Thomas Barth como diretor de crédito no MovilePay.
Para esta edição, Forbes conversou com Marcelo Menta, novo vice-presidente de vendas de nuvem e serviços de consultoria da Microsoft Brasil. Com mais de 25 anos de experiência no setor de tecnologia, vendas e marketing, o executivo assume a nova missão com o objetivo de conduzir uma transformação digital na empresa e apoiar a adoção de nuvem de ponta em companhias de todo o país. Antes de assumir o novo cargo, Menta trabalhou em algumas subsidiárias brasileiras de empresas de tecnologia como Genesys, Intel CyberSecurity e Dimension Data, além de Cisco, Telefônica, GVT e AT&T Latin America.
Confira, a seguir, os principais trechos da entrevista com Marcelo Menta:
Forbes Brasil: Diante do atual cenário, a tecnologia em nuvem se tornou essencial e um mecanismo de aceleração dos negócios. Como você analisa esse momento de expansão no mercado?
Marcelo Menta: Essa mudança repentina e global causada pela pandemia da Covid-19 no mundo será um ponto de virada na maneira como trabalhamos, aprendemos e nos relacionamos com a tecnologia. No primeiro momento, com a necessidade do isolamento social, as empresas que ainda não tinham infraestrutura para suportar o home office fizeram essa adaptação em tempo recorde.
CONFIRA: Head da Dell para a América Latina diz que “a região como unidade de gestão não existe”
Acompanhamos companhias de todos os setores e portes utilizarem soluções para poder viabilizar a comunicação e a colaboração entre os seus funcionários à distância. A necessidade de realizar mais chats, mais reuniões e promover colaboração entre as pessoas fez o Microsoft Teams crescer para 115 milhões de usuários por dia (dados de outubro 2020), um aumento de 40 milhões de usuários desde abril de 2020.
Esse incremento demonstra que, apesar de estarem reclusas em suas casas, as pessoas estão trabalhando, estudando e querem estar mais próximas umas das outras. Desta maneira, plataformas de comunicação online se tornam fundamentais para o futuro do trabalho, porque permitem que as pessoas e empresas de diversos setores da economia consigam exercer suas funções.
Além disso, conseguimos enxergar um crescimento muito grande na utilização da nuvem para escalar operações e para o desenvolvimento de aplicações. Também observamos que nossos clientes estão acelerando projetos de migração dos seus datacenters e projetos de dados e inteligência artificial. Outro movimento muito interessante foi a adoção das ferramentas de low code/no code, como Power Platform, em que, mesmo sem ser um programador, o usuário pode criar suas próprias soluções.
Logo no início da pandemia o foco das empresas foi viabilizar o trabalho remoto e, agora, o foco tem sido em como preparar o ambiente de trabalho para uma retomada das atividades em formato híbrido de maneira segura.
FB: Quais são suas metas e planos na nova função?
MM: Acredito que a tecnologia, além de aumentar a competitividade das empresas pode e deve ser utilizada como um fator de inclusão social. Tenho como meta agregar mais valor para a Microsoft em sua atuação no país de forma a impactar positivamente a sociedade brasileira e dar continuidade ao trabalho que a empresa já tem feito brilhantemente. Nos meus planos também está apoiar a minha equipe para trabalharmos juntos na transformação digital dos nossos clientes e auxiliá-los em seus processos de inovação.
VEJA TAMBÉM: Cibersegurança: entenda os perigos do ambiente digital
FB: No longo prazo, quais serão suas principais medidas para que a computação em nuvem tenha ainda forte presença no dia a dia das empresas em um cenário pós-pandemia?
MM: Na Microsoft, nós assumimos um compromisso de longo prazo com o Brasil. Em outubro deste ano, anunciamos o “Mais Brasil,” um plano abrangente para promover o crescimento do país, oportunidades de emprego e sustentabilidade. Como parte do plano, a Microsoft expandiu sua oferta de nuvem no país com uma nova região de datacenter, a Brazil Southeast, que fornecerá aos clientes a opção de recuperação de disaster recovery (baseada em cenário). Além disso, para apoiar aplicativos em nuvem para cargas de trabalho de missão crítica com alta disponibilidade, a Microsoft lançará as Zonas de Disponibilidade Azure na região já existente, a Brazil South, em 2021. Tais zonas são locais isolados de falhas em uma região do Azure, fornecendo energia redundante, resfriamento e rede, oferecendo suporte a aplicativos com maior disponibilidade e tolerância a erros para falhas de datacenter.
O anúncio reforça o compromisso que temos com o país no qual atuamos há 31 anos. A primeira região de datacenter por aqui foi no estado de São Paulo, em 2014. Desde então, o ecossistema de parceiros da Microsoft no Brasil cresceu para 25 mil, e empresas líderes em setores-chave estão usando os nossos serviços em nuvem para se transformarem digitalmente. A Microsoft entregará serviços em nuvem – Microsoft Azure, Microsoft 365 e Dynamics 365 e Power Platform: a nova região Brazil Southeast conta com Azure disponível desde outubro, Microsoft 365 desde 18 de novembro e Dynamics 365 e Power Platform entram em operação na primeira metade de 2021.
Confira, na galeria a seguir, outros 25 executivos C-Level que assumiram novos cargos na última quinzena:
-
Divulgação Acer anuncia Alexandre Gerardo como novo diretor geral para o Brasil
Sob um cenário de crescimento nacional no setor de informática, Alexandre Gerardo assume como novo diretor geral da Acer no Brasil. Nos últimos meses, a marca assumiu a liderança no varejo de notebooks para games no país, atingindo a marca de 75% de market share, segundo a GfK. Com expectativas de crescer ainda mais no curto prazo, Gerardo está à frente da operação local para reforçar o compromisso da marca com o consumidor brasileiro. Há dez anos na Acer e com mais de 20 anos de experiência em logística, e-commerce, TI e facilities, o executivo inicia no novo cargo com o objetivo de manter a liderança no mercado de hardware para informática no mercado local, aumentar os investimentos em educação e reforçar a cultura customer centric. “Este é o momento ideal para ampliarmos nossa oferta de produtos e serviços no Brasil, contribuindo cada vez mais para o dia a dia de nossos clientes, independentemente de onde estejam trabalhando, estudando, jogando ou se divertindo”, comenta o executivo.
-
Divulgação Arlene Ocasio é a nova líder de ultrassom para a América Latina da GE Healthcare
Na empresa desde 2010 e com lideranças em Porto Rico e outros países, Arlene Ocasio assume o novo desafio como líder de ultrassom para a América Latina da GE Healthcare, unidade de saúde da GE.
-
Reprodução/Forbes Christophe Hidalgo é o novo presidente interino do GPA
O GPA, grupo dono das bandeiras Pão de Açúcar e Assaí, informou a renúncia de seu presidente-executivo, Peter Estermann, e a nomeação do diretor financeiro Christophe Hidalgo para ocupar o cargo interinamente. A companhia afirmou que a renúncia de Estermann ocorreu “dando sequência à preparação do GPA e do Assaí para a cisão” e que Hidalgo acumulará a diretoria financeira com a presidência do grupo.
-
Divulgação Claudio Maggieri assume como presidente da operação América Latina da ADP
À frente das operações na região desde 2004, o engenheiro Cesar Marinho comunicou sua aposentadoria a partir de janeiro de 2021. Para seu lugar, foi designado Claudio Maggieri, que ingressou na ADP há 23 anos e, até agora, atuava como vice-presidente regional de serviços e gerente geral da operação do Brasil. Nos últimos cinco anos, o executivo liderou alguns dos projetos mais estratégicos na área de serviços da empresa de soluções tecnológicas e esteve à frente de operações complexas no mercado brasileiro e latino-americano. Até o final de dezembro, Marinho se mantém como interino no comando das operações para a conclusão do processo de transição. “Reafirmo a confiança da organização em Maggieri e destaco sua carreira de sucesso e a sólida experiência no negócio, que o torna extremamente qualificado para liderar a ADP a partir de agora”, afirmou.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação David Santos é o novo CEO da DB1 Global Software
David Santos acaba de assumir o cargo de CEO e sócio da DB1 Global Software, empresa do Grupo DB1 especializada no desenvolvimento de software sob demanda. O executivo ingressou na empresa em 2009 e soma experiência como analista e gerente de suporte técnico e de portfólio de projetos outsourcing, até assumir o cargo de diretor executivo da DB1 Global Software, em 2015. Atualmente, Santos é responsável pela manutenção do portfólio de 22 clientes da empresa. O executivo chega com a missão de desenvolver modelos de trabalho ainda mais eficientes e eficazes no intuito de contribuir com os objetivos estratégicos dos clientes por meio de novas formas de trabalho.
-
Reprodução/Forbes Diego Perez é o novo presidente da ABFintechs
A ABFintechs (Associação Brasileira de Fintechs) realizou eleições para definir a nova diretoria. A chapa eleita conta com o presidente Diego Perez, cofundador da SMU Investimentos, que já fazia parte do grupo de diretores.
-
Getty Images/Reprodução/Forbes Edward Stack deixará o cargo de CEO da Dick’s Sporting Goods
Após 37 anos, o bilionário CEO da Dick’s Sporting Goods, Edward Stack, sairá da empresa em fevereiro de 2021. O executivo construiu a companhia a partir de duas pequenas lojas que ele e seus irmãos compraram de seu pai e as transformaram em uma rede de 850 unidades que abriu capital em 2002. Stack será sucedido por Lauren R. Hobart, que ingressou como diretor de marketing em 2011 e chegou à presidência e membro do conselho em 2017, liderando as estratégias de marketing e e-commerce da empresa. O executivo permanecerá na empresa como presidente executivo e diretor comercial.
-
Divulgação João Fruet é o novo diretor comercial e marketing da Brasilseg
A Brasilseg, empresa do BB Seguros, anunciou João Fruet como diretor comercial e de marketing. Fruet iniciou sua carreira no Banco do Brasil há mais de 20 anos e exerceu diversas funções na companhia, como gerente de negócios e desenvolvimento de novos produtos, backoffice e relacionamento com empresas. De 2015 a 2020, ocupou cargos de gestão em Nova York e foi presidente do Conselho Executivo da holding BB USA. Com longa experiência em gestão e desempenho de equipes, o executivo terá como principais atribuições reforçar a comunicação e o relacionamento com os clientes e continuar com o processo de aceleração das vendas nos canais digitais.
-
Divulgação Juliano Tebinka assume como CTO da Intera
Com experiência de mais de duas décadas em TI, o engenheiro Juliano Tebinka é o novo CTO da hrtech de recrutamento digital Intera. Após passagens por empresas como Softinova e HSBC e gestão de equipes e clientes de diferentes culturas como Estados Unidos, Reino Unido, Índia, China, Malásia e Brasil, o executivo atuava até agora como vice-presidente de engenharia na MadeiraMadeira. No novo cargo, Tebinka terá a missão de escalar o negócio, além de equacionar o desnível que existe no mercado entre a alta demanda de vagas para tecnologia, produto, marketing e vendas e a escassez de profissionais qualificados para atuar nessas áreas estratégicas para as corporações. “O principal gargalo do recrutamento e seleção é o econômico, ou seja, muita demanda e pouca oferta de profissionais qualificados, gerando um déficit de pessoas para ocupar as posições. O desafio é maximizar a capacidade de cada um desses profissionais, facilitando o match entre pessoas e oportunidades, além de garantir um recrutamento rápido e eficiente”, conta Tebinka.
-
Divulgação Júlio César Emmert é o novo diretor de novos negócios da Algar Tech
O executivo Júlio César Emmert assume como diretor de novos negócios da Algar Tech. Com mais de 14 anos de experiência como consultor de empresas focado em transformações organizacionais e gestão de mudanças, o executivo foi, por dois anos, diretor de gente da companhia, onde atuou na criação de programas de desenvolvimento e na evolução cultural rumo à transformação digital.
-
M. Dias Branco anuncia Leonardo Prado como diretor de logística
A M. Dias Branco, empresa de massas e biscoitos proprietária de marcas como Adria e Piraquê, apresentou ao mercado seu novo diretor de logística: o economista Leonardo Prado. Após mais de 15 anos de experiência na área e metade desse período exclusivamente no mercado de alimentos, o executivo já ocupou as posições de head de logística nos Estados Unidos, diretor de logística para a América Latina e diretor de operações para a Austrália e Nova Zelândia. “Nosso desafio na logística da M. Dias Branco é a busca pela alta performance a partir do pilar da melhoria contínua, garantindo a qualidade da entrega ao mercado como um todo”, destaca Prado.
-
Divulgação Luciana Gonçalves assume como diretora de gente, estratégia e marca da Algar Tech
Luciana Gonçalves, que já atuava na diretoria de estratégia e marca, passa a liderar também a área de talentos humanos, com foco em atratividade e retenção, cultura e desenvolvimento, carreira e performance, experiência do colaborador e gestão de marca. Luciana ingressou no grupo Algar há 22 anos, tendo iniciado na Algar Telecom como gerente de produtos. Em 2000, fez sua transição para a Algar Tech e, desde então, atuou como executiva responsável por operações, comercial, pré-vendas, portfólio, inovação, marketing e comunicação.
-
Divulgação Banco PAN anuncia Luiz Krempel para liderar iniciativas de open banking
O Banco PAN anunciou a chegada do superintendente Luiz Krempel para ocupar o cargo de líder das ações relacionadas a open banking. O executivo soma experiência de mais de dez anos em bancos e empresas de tecnologia, atuando nas áreas de analytics, estratégia, growth e transformação digital. Krempel estava há um ano no Nubank como head de business & analytics na unidade de negócios de Growth, e acumula passagens também por Itaú e GuiaBolso.
-
Divulgação Luiz Rodrigo de Barros é o novo diretor de consultoria em gestão de identidades da Certisign
Com 28 anos de experiência profissional, sendo 21 deles como consultor, Luiz Rodrigo de Barros assume a liderança da área de consultoria em gestão de identidades da Certisign. Com atuações na Accenture, Kearney, IBM e Gemini Consulting e, mais recentemente, como presidente e diretor-executivo de crescimento da Optum, o especialista em soluções digitais assume o novo cargo com o objetivo ampliar seus negócios em IAM. Barros é a terceira contratação na área executiva da Certisign dos últimos três meses.
-
Divulgação Manuel Falcão assume a marca e comunicação da Globo
O publicitário Sergio Valente deixará a Globo no final do ano e, para substituí-lo, foi escolhido Manuel Falcão, que foi diretor de marketing da Globosat, em 2016, e hoje integra a equipe de Valente como diretor de marketing e operações. O executivo terá o desafio de consolidar a organização, atender às necessidades de comunicação dos produtos e serviços, fomentar o entendimento profundo das questões relacionadas à imagem e executar os projetos da área, implementando a estratégia de marca e comunicação.
-
Divulgação ABFintechs anuncia Marcelo Martins como novo diretor-executivo
Marcelo Martins, partner da Alymente, atual líder da vertical de pagamentos da associação e coordenador do Grupo de Trabalho do Pix, é o novo diretor-executivo da entidade.
-
Divulgação Mariana Bonora é a nova diretora-executiva da ABFintechs
Fundadora e CEO da Bart Digital, Mariana Bonora também ocupa a nova direção-executiva da ABFintechs.
-
Pmonetta/Divulgação Marie Sauvage assume comando do Relais Plaza
Marie Sauvage passa a ocupar o cargo de Werner Kuchler, que se aposentou no meio do ano, no comando do restaurante parisiense Relais Plaza. Após dez anos trabalhando na indústria do luxo, em marcas como Poiray, Tiffany, Charles Heidsieck, l’Arpège, la Régalade, em 2007, Marie abriu o restaurante 154 e, em 2012, o Sauvage. Para François Delahaye, diretor do Hôtel Plaza Athénée, “Marie personificará o Plaza com sua elegância, bom humor e profissionalismo”.
-
Divulgação HempMeds anuncia Matheus Patelli como novo diretor-geral do Brasil
A HempMeds, primeira empresa autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a comercializar cannabis medicinal no país, conta com o executivo Matheus Patelli como novo diretor-geral da operação brasileira. Patelli, até então diretor de marketing e vendas da HempMeds para o Brasil e Estados Unidos, foi um dos responsáveis por consolidar o negócio no país. Só no Brasil, a marca já forneceu cerca de 80 mil unidades de CBD para mais de 2 mil pacientes com doenças de difícil tratamento. “Nosso objetivo é continuar liderando o mercado de cannabis medicinal, pensando tanto no paciente quanto também em levar informação de qualidade para os médicos. É sempre importante lembrar que para esse setor continuar existindo, impactando a vida de milhares de pessoas que dependem da medicina canabinoide, é necessário que os prescritores sejam munidos de informações”, explica Patelli.
-
Divulgação Mônica Ramos é a nova vice-presidente sênior da LHH
A executiva Mônica Ramos assume a vice-presidência de operações da consultoria LHH na Europa, Oriente Médio e África. Para isso, ela se mudará para Zurique, na Suíça, em janeiro do ano que vem para assumir o novo cargo e também para compartilhar estratégias de negócio que deram certo no Brasil. Mônica possui grande experiência na condução de projetos complexos de reestruturação, fusão, fechamento de unidade, programas de desligamento voluntário e desenvolvimento de carreira em empresas de diversos segmentos.
-
Reprodução/Forbes Twitter indica Peiter Zatko como novo presidente-executivo
No contexto dos constantes desafios de segurança, Peiter Zatko, conhecido como “Mudge”, assume a presidência do Twitter. Na década de 1990, Zatko foi um dos líderes do “Cult of the Dead Cow”, um grupo hacker famoso por publicar ferramentas de invasão do Windows para forçar a Microsoft a melhorar a segurança de seu sistema operacional. Além disso, o hacker já trabalhou em projetos especiais no Google, para a agência de pesquisa e desenvolvimento do Pentágono (Darpa) e, até então, supervisionava a segurança da fintech de pagamentos Stripe. No novo cargo, Zatko será responsável por avaliar a segurança da informação, integridade do site, segurança física, integridade da plataforma e engenharia. “Eu não sei se alguém pode resolver a segurança do Twitter, mas ele estaria no topo da minha lista”, disse Dan Kaufman, que supervisionou Zatko na Darpa e agora lidera o grupo de produtos avançados do Google.
-
Reprodução/Forbes Raúl Elizalde é o primeiro CEO da HempMeds
A Medical Marijauana, Inc, primeira empresa de cannabis a abrir capital nos Estados Unidos, anunciou que o mexicano Raúl Elizalde se tornou o CEO único da marca, com a responsabilidade de supervisionar os negócios nos Estados Unidos e no restante do mundo. Antes mesmo de entrar na companhia em junho de 2017, quando abriu a HempMeds no México levando a cannabis medicinal para a América Latina, o executivo já era defensor da medicina canabinoide por conta da batalha em que se envolveu para que sua filha Grace tivesse acesso ao CBD. “O conhecimento, experiência e paixão inegável que Raul tem por esta empresa e o setor são incomensuráveis”, disse a cofundadora da HempMeds, Michelle Sides. “Não há absolutamente ninguém mais qualificado para conduzir a HempMeds na direção certa”, afirmou.
-
Divulgação ABFintechs elege Renan Schaefer como diretor-executivo
Sócio da a55, Renan Schaefer faz parte da nova direção executiva da ABFintechs.
-
Divulgação Thomas Barth é o novo diretor de crédito da MovilePay
O Grupo Movile, ecossistema de empresas de tecnologia que inclui a MovilePay, anunciou a migração do economista Thomas Barth para o cargo de diretor de crédito da fintech de meios de pagamentos e carteira digital para o público B2C. Além de ser investidor-anjo da startup Medicinae, sua trajetória profissional conta com expertise adquirida em empresas como TAM, Iguatemi e iFood. Barth traz uma visão macro de mercado de pagamentos, fintechs e intraempreendedorismo, sempre integrando negócios e tecnologia. Anteriormente, o executivo ocupava o cargo de head de fintechs do Grupo Movile.
-
Divulgação Vladimir Ranevsky assume cargo de CEO da SICES Solar
A SICES Solar, empresa de soluções para o mercado de energia solar fotovoltaica da América Latina, anunciou a chegada de Vladimir Ranevsky como novo CEO. A movimentação faz parte do plano de profissionalização da gestão da empresa, representando uma contratação estratégica em um momento de novos produtos, serviços e tecnologias. Leonardo Camillo Curioni, fundador da SICES Solar, deixa o comando operacional para se dedicar a assessorar o planejamento estratégico e a visão de futuro da empresa.
Acer anuncia Alexandre Gerardo como novo diretor geral para o Brasil
Sob um cenário de crescimento nacional no setor de informática, Alexandre Gerardo assume como novo diretor geral da Acer no Brasil. Nos últimos meses, a marca assumiu a liderança no varejo de notebooks para games no país, atingindo a marca de 75% de market share, segundo a GfK. Com expectativas de crescer ainda mais no curto prazo, Gerardo está à frente da operação local para reforçar o compromisso da marca com o consumidor brasileiro. Há dez anos na Acer e com mais de 20 anos de experiência em logística, e-commerce, TI e facilities, o executivo inicia no novo cargo com o objetivo de manter a liderança no mercado de hardware para informática no mercado local, aumentar os investimentos em educação e reforçar a cultura customer centric. “Este é o momento ideal para ampliarmos nossa oferta de produtos e serviços no Brasil, contribuindo cada vez mais para o dia a dia de nossos clientes, independentemente de onde estejam trabalhando, estudando, jogando ou se divertindo”, comenta o executivo.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.