Você está procurando por um emprego há meses e, embora fique otimista e confiante de que a vaga certa irá aparecer, na maior parte dos dias a sua vontade é nem levantar da cama.
Afinal, você sente que faz tudo certo, mas nada funciona. Você atualizou seu currículo muitas vezes, se candidatou a mais empregos do que pode contar e até tentou encontrar o gerente de contratação no LinkedIn. Mas, apesar dos esforços, raramente é chamado para entrevistas e as entrevistas normalmente não se transformam em ofertas de emprego reais.
LEIA MAIS: Por que você não consegue se livrar do burnout
Agora, você se encontra em uma situação clássica de esgotamento e a ideia de desistir e permanecer no emprego atual ou simplesmente parar de explorar outras opções pode parecer muito tentadora.
Procurar um emprego pode ser uma dor de cabeça constante, especialmente quando você sente que está fazendo tudo o que pode para conseguir aquele trabalho que vai adorar. A chave é não desistir – esteja disposto a se reajustar conforme o tempo for passando e permaneça focado no objetivo final. Quando feita da maneira certa, a busca será simplesmente uma experiência temporária que resultará em um ganho de longo prazo com um trabalho mais valorizado.
Veja, na galeria de fotos a seguir, cinco maneiras de superar a frustração enquanto procura por um emprego:
-
Getty Images/TravelCouples Entenda o problema
Aprenda tudo o que puder sobre workaholism. Entender o que motivou seu pai e sua mãe a entrar nesse vício ajudará você a se conhecer melhor e entender mais sobre o seu passado.
-
Getty Images/scaled Faça uma caixa de incentivos
Quando você se sente rejeitado depois de uma entrevista de emprego mal sucedida, talvez se pergunte se conseguir um novo trabalho é algo realmente possível nesse momento. Além disso, toda vez que você vê ou conversa com alguém que parece estar tendo a mesma dificuldade, pode começar a sentir que é assim que as coisas devem ser agora, o que pode levar a sentimentos de derrota ou desânimo.
Outra maneira de ajudá-lo a vencer o esgotamento e a fadiga na busca por uma nova vaga é criando uma caixa de incentivo. Não precisa ser uma caixa literal. Pode ser um arquivo que você mantém em seu computador e que pode olhar sempre que começar a duvidar da própria capacidade. Nele, você vai listar motivos e evidências de que é possível conseguir um novo emprego. Pode ser capturas de tela do LinkedIn de pessoas comemorando seus novos empregos no meio de uma pandemia, uma notícia positiva sobre o mercado de trabalho ou uma mensagem de texto encorajadora de alguém especial. Seja criativo – o segredo é buscar fatores positivos que irão inspirar e motivar você durante seus dias ruins.
-
Getty Images/Ezra Bailey Mude sua perspectiva
Sempre digo que a procura por emprego é um trabalho de tempo integral porque você passa metade do tempo duvidando e se questionando. Mas, para vencer o esgotamento dessa fase, é necessário redefinir sua perspectiva. Recentemente, uma das minhas clientes entrou em contato comigo se sentindo frustrada porque ainda não havia conseguido nenhuma entrevista. Meu conselho para ela foi: “E se nas próximas duas semanas, por causa do esforço que você decidiu fazer nesta, você for capaz de conseguir entrevistas incríveis? Ou se, daqui a três semanas, você estiver na rodada final do processo de entrevista em uma empresa incrível porque decidiu continuar hoje?”
Você pode usar sua imaginação para ficar ainda mais preocupado ou para visualizar as coisas funcionando perfeitamente bem para você. Felizmente, minha cliente decidiu seguir meu conselho de focar sua energia nos processos seletivos e, uma semana depois, ela estava comemorando uma entrevista em uma empresa em que estava animada para fazer parte.
-
Getty Images/damircudic Seja grato
Sentir gratidão por pessoas e coisas presentes na sua vida pode ajudar a transformar os pensamentos negativos em positivos. Pode trazer você de volta ao presente e aumentar seu sentimento de admiração. Vamos lá: pense agora em cinco pessoas ou coisas pelas quais você é grato.
-
Anúncio publicitário -
Getty Images/Marchenko EyeEm Visualize um novo você
Se você é o tipo de pessoa que quer conseguir um novo emprego que o desafie, que aproveite suas habilidades que estão adormecidas e que lhe permita causar um impacto no mundo, bom, então há mais uma maneira de vencer o esgotamento e está claro o porquê. Quando a procura por um emprego parece estar se arrastando por meses e você fica tentado a aceitar o que aparecer, responda para si mesmo por qual razão vale a pena continuar atrás do que você realmente deseja. Pergunte-se: por que conseguir um emprego melhor é importante para você agora? Como conquistar a vaga ideal irá melhorar você ou outras áreas de sua vida? Fora da carreira, o que o motiva a dar esse próximo passo? Ter clareza sobre o porquê da sua busca e imaginar uma versão sua mais realizada e confiante o ajudará a continuar nessa caçada até quando as coisas ficarem difíceis.
Entenda o problema
Aprenda tudo o que puder sobre workaholism. Entender o que motivou seu pai e sua mãe a entrar nesse vício ajudará você a se conhecer melhor e entender mais sobre o seu passado.
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.