Quando você finalmente consegue uma entrevista para uma posição que acha que pode estar fora do seu alcance, a principal coisa que você quer fazer é passar por isso sem estragar tudo. Mas, surpreendentemente, muitos candidatos qualificados diminuem sua credibilidade em entrevistas pela forma como apresentam suas habilidades ou falam sobre sua experiência.
Existem muitas maneiras de candidatos qualificados se desqualificarem em entrevistas sem nem mesmo perceberem. Evitar essas frases garantirá que você não sabotará os recrutamentos e aumentará suas chances de se destacar como um dos principais candidatos para os cargos que deseja.
LEIA MAIS: 6 dicas para aumentar seu engajamento no LinkedIn e dar uma guinada na carreira
Aqui estão seis frases que você deve evitar usar em suas entrevistas se não quiser parecer menos qualificado:
-
Lelan dBobbe/Getty Images “Eu sei que não sou a pessoa mais qualificada, mas …”
Tenha cuidado ao dizer isso, especialmente se você estiver mudando de carreira ou se candidatando a um cargo que está fora de sua zona de conforto. Você pode pensar que dizer isso demonstra honestidade e humildade da sua parte. Mas na verdade isso acaba diminuindo o seu valor. Se você disser ao entrevistador que não acredita que está qualificado para a função, eles vão acreditar em você. Afinal, você se conhece melhor do que eles.
Conseguir uma entrevista significa que o entrevistador acredita que você está qualificado o suficiente, então não dê a ele uma razão para pensar o contrário. Em vez disso, destaque as experiências, histórias e projetos nos quais você trabalhou – fatores que mostram sua capacidade de se destacar naquela função.
-
Sigrid Olsson/Getty Images “Não tenho muita experiência com isso, mas …”
Embora esta seja semelhante à frase anterior, você pode ficar tentado a usá-la se o entrevistador perguntar sobre uma habilidade específica. Uma de minhas clientes, por exemplo, se candidatou a uma função que exigia experiência em liderança de equipes. Embora tivesse todos os requisitos necessários para a posição, ela duvidava de suas habilidades de liderança e achava que seus anos de experiência gerenciando uma equipe de três não era suficiente.
Mas, como eu disse para ela, as palavras permanecem, então, mesmo se você achar que não tem bagagem suficiente em uma área, tome cuidado com a sua forma de comunicar isso. Em vez de se desqualificar, vá direto para a experiência e as habilidades que você possui. Mostre como sua experiência o preparou para ser ativo e encarar esse novo desafio.
-
Stock Colors/Getty Images Palavras de hesitação
Você pode nem perceber que está usando “hum” e “é…” em suas respostas, mas mostrar sinais de hesitação enquanto fala sobre si mesmo pode dar ao entrevistador a impressão de que você não está 100% confiante sobre o que está compartilhando. Isso também pode diminuir seu profissionalismo e fazer um entrevistador questionar a maneira que você falaria com os clientes ou outras partes interessadas.
Claro, quando você está nervoso e suas axilas estão suando, pode ser difícil garantir que esses sinais não escapem. Uma dica útil é falar um pouco mais devagar e fazer uma pausa entre as declarações. Isso o ajudará a se controlar, em vez de simplesmente esvaziar o nervosismo.
-
Getty Images “O que a sua companhia faz?”
Se você ainda não sabe o que a empresa faz antes de entrar em uma entrevista, provavelmente não sabe como atender às necessidades específicas ou resolver os problemas dela. Isso não apenas faz você parecer não qualificado, mas também é um sinal negativo para o entrevistador. As empresas querem contratar pessoas que estão entusiasmadas com a função e com a organização, e o fato de não saberem nem mesmo os fatos básicos sobre o negócio mostra uma falta de interesse genuíno pela companhia.
Além disso, como entrevistado, não fazer sua pesquisa de antemão impede você de se destacar. Portanto, reserve um tempo não apenas para analisar a descrição do cargo, mas também para ler sobre a empresa.
-
Anúncio publicitário -
Morsa Images/Getty Images “Nós…”
A menos que você e sua equipe estejam sendo entrevistados para a vaga, você não deve usar “nós” durante as entrevistas. Frequentemente, alguns profissionais corporativos temem assumir a responsabilidade pelos projetos e iniciativas que seus times realizam em conjunto. Mas, não assumir sua contribuição individual e dizer “nós” ao descrever suas realizações corrói sua experiência e suas qualificações. Isso pode fazer com que o entrevistador questione se você pode lidar com a função para a qual está sendo entrevistado sem uma equipe ao seu lado. Portanto, em vez de recorrer ao time, identifique seus resultados específicos e o impacto que você gerou. Em seguida, destaque isso em suas entrevistas com confiança.
-
Westend61/Getty Images Divagações
Esta não é uma frase em particular, mas divagar em torno de uma pergunta pode fazer você parecer inseguro sobre suas habilidades e qualificações – mesmo se você souber que está preparado para a posição. Quando isso acontece, você atribui ao entrevistador a responsabilidade de retirar os elementos mais importantes de sua resposta. Você também corre o risco de perder a atenção deles. Nesse cenário, o pior que pode acontecer é eles não se importarem o suficiente para perguntar novamente e seguirem em frente com a entrevista ainda sem saber o que você pode fazer.
Para evitar essa divagação em torno de uma pergunta, decida com antecedência sobre as habilidades e histórias que você deseja usar para apoiar o seu argumento. Se lhe fizerem uma pergunta que o pegue desprevenido, peça esclarecimentos e fale sobre as qualidades que você sabe que o qualificam para a função.
“Eu sei que não sou a pessoa mais qualificada, mas …”
Tenha cuidado ao dizer isso, especialmente se você estiver mudando de carreira ou se candidatando a um cargo que está fora de sua zona de conforto. Você pode pensar que dizer isso demonstra honestidade e humildade da sua parte. Mas na verdade isso acaba diminuindo o seu valor. Se você disser ao entrevistador que não acredita que está qualificado para a função, eles vão acreditar em você. Afinal, você se conhece melhor do que eles.
Conseguir uma entrevista significa que o entrevistador acredita que você está qualificado o suficiente, então não dê a ele uma razão para pensar o contrário. Em vez disso, destaque as experiências, histórias e projetos nos quais você trabalhou – fatores que mostram sua capacidade de se destacar naquela função.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.