Ao menos que você tenha vivido sob uma rocha em isolamento, você sabe que o local de trabalho de hoje tem pouca semelhança com o local de trabalho de apenas alguns anos atrás. Na interseção de cultura, política e gerações em mudança, houve uma mudança dramática na forma como as pessoas trabalham. Claro, a tecnologia desempenha um grande papel na mudança.
Nem todo mundo está confortável com essas mudanças. Na verdade, muitas pessoas estão decididamente desconfortáveis. Mas para garantir a saúde dos negócios – de nosso mundo, na verdade – muitas pessoas precisam reduzir as diferenças, suavizar o atrito e jogar com os pontos fortes uns dos outros. É uma mudança de paradigma – e mudança de comportamento – que pode funcionar para o benefício de todos os envolvidos.
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Kelly McDonald oferece uma grande variedade de ideias sobre como navegar no local de trabalho de hoje. Além de chefiar uma das principais agências de publicidade dos EUA, ela é uma especialista reconhecida em cultura organizacional e relacionamento com funcionários. Ela escreveu vários livros best-sellers. Meu favorito é Como trabalhar com pessoas que não são como você: soluções práticas para os diversos locais de trabalho de hoje.
Forbes: Embora a noção de “diversidade” no local de trabalho possa parecer um fenômeno bastante recente, na verdade é uma questão atemporal. Além dos assuntos polêmicos de raça e gênero, quais personalidades e traços apresentam desafios no local de trabalho de hoje?
Kelly: Diferentes características e valores podem apresentar desafios quando as pessoas trabalham juntas. Algumas pessoas gostam de trabalhar sozinhas; outros são muito colaborativos e gostam de ter reuniões para idealizar. Um vendedor pensa (e age) de maneira muito diferente de um advogado da mesma empresa. Os que assumem riscos são diferentes daqueles que adotam uma abordagem mais conservadora. Mesmo as razões pelas quais trabalhamos podem ser diferentes. Algumas pessoas podem simplesmente desejar um bom emprego que sustente sua família ou estilo de vida. Outros podem ser altamente ambiciosos e ter metas de chegar a cargos de alta gerência ou liderança. “Diversidade” é qualquer maneira pela qual as pessoas podem diferir umas das outras e, para os líderes, o desafio é extrair a experiência e os insights que vêm de diferentes perspectivas. O valor está nas diferentes perspectivas, não apenas no tipo de personalidade.
Forbes: Muitas pessoas sentem que o “politicamente correto” transformou o local de trabalho em uma zona de nervos à flor da pele, onde até mesmo o comentário ou comportamento mais inocente pode “desencadear” o equilíbrio frágil de alguém. Qual é a chave para ajudar as pessoas a se sentirem confortáveis com as diferenças umas das outras?
Kelly: Diariamente, converso com líderes e funcionários que relatam ter tanto medo de dizer a coisa errada que não dizem nada. E isso não é bom para os negócios. O lugar para começar é ter conversas claras sobre qual é o objetivo do negócio (fazer e ser melhor). Isso valida os sentimentos de desconforto dos outros, fornece uma sensação de alívio e cria camaradagem compartilhada no constrangimento. Aqui está um exemplo do que você poderia dizer para sua equipe: “Eu nunca falei sobre corrida no trabalho antes e não tenho certeza de como fazer isso agora. Sinto-me um pouco inepto e desajeitado e não acho que serei muito eloqüente. Espero que você tenha paciência comigo. Eu posso imaginar que seja estranho para você também. Essas são palavras honestas. As pessoas confiam em alguém que fala isso de forma aberta e honesta. Isso dá à equipe um espaço seguro para compartilhar seu desconforto e ansiedade também.
Forbes: Não há dúvida de que algumas diferenças nas pessoas e grupos podem criar conflitos e prejudicar a produtividade. Qual é o seu conselho sobre como falar aberta e construtivamente sobre essas questões sem estereótipos ou ofensas?
Kelly: Mantenha a conversa focada em um curso de ação. É disso que tratam os negócios. Cada decisão que tomamos nos negócios é sobre o desenvolvimento de um curso de ação (por exemplo, que produto estamos comercializando? Como devemos definir o preço? Em quais regiões iremos lançá-lo? Quem administrará essa região?).
À medida que abordagens, opiniões e perspectivas diferentes surgem em torno de tal discussão, agradeça aos funcionários por sua perspectiva e continue trazendo-a de volta para como utilizar essas perspectivas no futuro. Por exemplo: “Karina, essa é uma perspectiva interessante e que não tínhamos considerado. Obrigado por trazer isso à tona. OK equipe, como podemos aproveitar essa percepção para fazer melhor e ser melhor com nossos esforços de recrutamento, contratação, vendas, gerenciamento e atendimento ao cliente? E mais alguém tem ideias para compartilhar que nos ajudem a competir nessa área? ” Isso promove uma discussão aberta e permite que as pessoas saibam que cada perspectiva é valorizada e bem-vinda.
Forbes: Quais são alguns dos erros mais comuns nessas conversas? Em outras palavras, o que não deve ser dito?
Kelly: O maior erro que vejo é dizer “vocês” ou “essas pessoas”. Essas palavras implicam em uma “alteridade” e enviam uma mensagem de “você não é como eu” ou “você não é como o resto de nós”. Ensine sua equipe a nunca dizer essas palavras. Mesmo quando envolto em um elogio, como “Eu simplesmente amo como vocês são tão voltados para a fé e para a família”, é um insulto porque você cria uma parede de alteridade entre você e a outra pessoa. Por exemplo, em vez de dizer “O que vocês comem no Hanukkah?” diga “Quais são os alimentos tradicionais servidos no Hanukkah e como sua família comemora o feriado?”
Forbes: A diversidade é uma moda passageira ou um tópico do “sabor do mês” que é popular agora, mas irá desaparecer com o tempo?
Kelly: Não. Estudos mostram que equipes diversas superam equipes não diversificadas e que organizações diversas têm uma vantagem competitiva nos negócios. Faz parte da estrutura contínua dos negócios agora e permanecerá assim porque não é apenas uma iniciativa de “bem-estar” – é um ativo de negócios comprovado. Organizações que diversificam suas equipes vencerão em todos os sentidos – vendas, lucro, satisfação, imagem, crescimento e muito mais. Essa é uma linguagem que todos entendem.