O C-Suite dessa quinzena traz movimentações nas áreas de tecnologia, marketing, vendas, finanças , recursos humanos e jurídico. A empresa de softwares Semantix anunciou um novo General Manager para América Latina. Agora, André Frederico assume a posição com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e expansão da empresa. A Órbi Conecta também passou por movimentações na sua liderança. Anna Martins transfere a cadeira de CEO para Dany Carvalho, ex-IBM. Na legaltech EasyJur, Fábio Camargo agora ocupa o cargo de líder da área de Sales Ops. Já na KPMG, Jesus Lopez Aros assume como sócio de consultoria da área de Transformação em Nuvem e Operações de TI. A Logcomex agora tem um novo CTO, Rafael Casteli. Na Phillip Morris Brasil, Reinaldo German Loyo é o novo diretor de marketing. A Mercer Marsh Benefícios tem como novo líder regional Ricardo Almeida. A Blue3 também sofreu movimentações, com Rodrigo Giacometti assumindo como CFO. A recém-chegada ao Brasil, Smile, conta com o reforço de Diogo Oishi como People Director. Por sua vez, o economista Luiz Fernando Maluf ocupa o cargo de Industry Lead na dataRain.
Nesta edição, o C-Suite conversou com Priscyla Laham, a nova vice-presidente de parceiros e canais para a América Latina na Microsoft. Em sua nova função, a executiva vai liderar a área de parceiros e canais para América Latina, com 120 pessoas em dezena de países. Aqui, ela compartilha a importância de suas diversas experiências dentro e fora da Microsoft, para onde retornou em 2017.
Forbes: O que você mais valoriza na sua carreira, o que guia suas decisões e escolhas?
Priscyla Laham: Acredito que sempre foi o aprendizado. Tem um teste que os executivo fazem, de assessment, o Strengthsfinder, que ajuda a encontrar suas fortalezas e a focar nelas. E o meu sempre mostrou que deveria focar no aprendizado. É o que eu valorizo. Em todas as posições que eu busco, eu busco o que que eu posso conhecer de novo, como é que eu posso transformar pelo conhecimento. E ao longo dos anos foi ficando cada vez mais importante aprender porque as coisas mudam tão rápido que o que você conhece é muito menos importante do que a sua capacidade de se adaptar ao novo cenário.
F: E como você busca esse conhecimento, esse aprendizado, além das vias convencionais?
PL: Acho que por meio das pessoas. Montar uma equipe diversa me ensina muito. Nem sempre estou trazendo a escolha mais fácil e posso errar nessa escolha, mas mesmo o erro vai trazer algo novo, vai mudar a perspectiva. E isso vai influenciar todo mundo, vai influenciar como é que eu aprendo, vai trazer novas questões. Acho que o ambiente corporativo ficou mais humano ao longo dos anos… A gente aprende o tempo todo e com qualquer pessoa. O executivo não é mais um mito que o estagiário nem contestava. Hoje ele aprende com o estagiário também.
SAIBA MAIS: C-Suite: Novo CFO da OLX fala da importância de ter disciplina e resiliência
F: O que é importante na hora de montar uma nova equipe?
PL: Nesse momento tenho que pensar na mistura de perfis e de capacidades e habilidades que o trabalho precisa. Então não é aquele profissional que é melhor individualmente, mas o melhor para aquela determinada equipe. E tem que ser um time diverso, não só em termos de gênero, raça, mas de visões do mundo. De repente, posso trazer uma pessoa de outra indústria só para fazer uma provocação que a gente precisa.
F: Você voltou para a Microsoft em 2017, após alguns anos fora da companhia. Você acha importante essa mudança para a carreira?
PL: Acho que ter experiências diversas é essencial para uma carreira bem sucedida. Isso pode acontecer dentro da mesma empresa, dependendo do que ela oferece. pode acontecer dentro da mesma empresa, se tem muitos
negócios diferentes… Eu entrei na Microsoft vinda da IBM em comunicações, já que sou formada em marketing, depois foi para a área de pesquisa, depois
produto, aí fui para ao MSN, que era uma espécie de startup dentro da própria Microsoft e tinha um negócio completamente diferente… Depois fui para o Windows, que era o produto número um da empresa naquele momento, aí me mudei para os Estados Unidos, morei na Argentina cuidando de X-Box, no meio do caminho passei pelo Facebook e hoje estou em nuvem, no desenvolvimento de parceiros. Hoje a gente precisa de um conhecimento amplos e de expertises diferentes. Eu consegui fazer isso dentro da Microsoft. Então não precisa necessariamente sair da empresa, mas precisa ter experiências diversas.
-
Divulgação A plataforma de SaaS integrada de dados, Semantrix, anunciou a contratação de André Frederico como General Manager LatAm. Ele será responsável por todas as atividades estratégicas na região com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a expansão da empresa.
“Fazer parte do time Semantix é um motivo de grande orgulho. É uma empresa que já admiro há muitos anos e a que agora me junto na tarefa de impactar bilhões de vidas através de dados”, diz André Frederico.
-
Divulgação O Órbi Conecta, hub de inovação e empreendedorismo digital, anunciou Dany Carvalho como sua nova CEO.
Carvalho recebe a liderança das mãos de Anna Martins. Sua trajetória conta com passagens em empresas como Inventta, Aceleradora Startup Farm, Programa Start-Up Brasil, Microsoft BizSpark, Programa IBM SmartCamp, ABStartups e Cubo Itaú.
-
Divulgação A KPMG Brasil anuncia a contratação de Jesus Lopez Aros como sócio de consultoria da área de Transformação em Nuvem e Operações de TI, onde será responsável por liderar o desenvolvimento da área, aumentando a presença da KPMG nos setores de Cloud Adoption, IT Optimization e IT Managed Services.
O executivo tem mais de 30 anos de experiência em empresas globais de consultoria e multinacionais, além de ter sido CIO (diretor de tecnologia) de um grande provedor de internet via Cabo. Entre outras atuações, o profissional já liderou projetos relacionados à estratégia de TI.
-
Divulgação A Logcomex, startup que atua no setor de comércio exterior com automação e Big Data, anuncia a chegada do empresário Rafael Castelli como novo CTO da companhia.
Castelli atua no segmento de tecnologia há mais de 15 anos e iniciou a carreira empreendendo na área com a sua primeira empresa de softwares em nuvem. De empreendedor, passou a ser executivo na Rock Content, empresa global de marketing, onde atuou por mais de 2 anos como Chefe de Tecnologia e Vice Presidente de Engenharia.
-
Anúncio publicitário -
Divulgação Reinaldo German Loyo é o novo diretor de Marketing da Philip Morris Brasil. O executivo chega com o papel-chave de colaborar com o processo de transformação global vivido pela companhia, para criar um futuro sem fumaça e substituir os cigarros convencionais por produtos sem combustão.
Em seu último cargo, como Head Global de Digital (CC Business), em Lausanne, na Suíça, o executivo liderou a criação, desenvolvimento e implantação de uma solução de comunicação para adultos fumantes. Agora, ele retorna ao mercado latino-americano, onde começou sua carreira.
-
Divulgação A consultoria de risco e corretora de seguros Marsh , junto com a consultoria de saúde Mercer anunciaram a nomeação de Ricardo Almeida como o novo líder regional da Mercer Marsh Benefícios, empresa do setor de soluções de riscos de pessoas, saúde e benefícios para funcionários.
Ricardo possui experiência no setor de seguros, principalmente nas áreas de riscos de pessoas e benefícios a empregados. Mais recentemente, ele ocupou a posição de Líder de Desenvolvimento de Negócios Globais na MAXIS Global Benefits Network, depois de liderar a área de Benefícios para Funcionários da MetLife para a América Latina, e ocupou vários cargos de liderança global em Vendas para AIG e Alico.
-
Divulgação O escritório da XP, Blue3, anunciou a contratação de um novo CFO, o executivo Rodrigo Giacometti. O profissional chega para liderar a área financeira do escritório que tem mais de R$ 12,5 bilhões sob custódia, 17 mil clientes e mais de 650 funcionários.
Rodrigo possui mais de 13 anos de experiência no mercado de Finanças, sendo 6 deles como CFO e 7 anos no mercado financeiro com passagem pelos bancos BNP Paribas, BofA Merrill Lynch e Citibank.
-
Divulgação Um mês após anunciar sua chegada em território brasileiro, a Swile apresenta seu People Director no país, Diogo Oishi. Com mais de 20 anos de experiência em empresas de tecnologia, ele chega à worktech global com a missão de apoiar o crescimento da companhia, que deve dobrar seu quadro de colaboradores no país até o final de 2022.
“Como uma empresa com foco em worklife experience, as pessoas vem em primeiro lugar na Swile. Embora estejamos passando por um momento de crescimento acelerado, com perspectiva de chegar a 400 colaboradores no Brasil até o final do ano que vem, mais do que atrair talentos, queremos nos tornar referência em employee experience, e levar para fora o que fazemos dentro de casa com excelência”, afirma Oishi.
-
O engenheiro pós-graduado em Economia, Luiz Fernando Maluf, chega à consultoria de tecnologia dataRain para ocupar o cargo de Financial Services Industry Lead, com a missão de prover inovação e agilidade para o setor, por meio da difusão e do aprimoramento dos serviços consultivos na área de computação em nuvem.
Maluf agrega com sua experiência de mais de quatro décadas de vivência profissional, em empresas como Sun Microsystems, Cisco, CPM/Braxis Capgemini, além de ter atuado em cargos estratégicos em empresas internacionais do Vale do Silício e Washington (EUA). O executivo também tem desempenho destacado na área de mentoring de startups.
-
Divulgação A EasyJur, legaltech com foco no desenvolvimento de tecnologias e inovação na área jurídica, anuncia Fábio Camargo como Sales Ops. Com mais de 10 anos de experiência na área comercial, sendo a maior parte em funções de liderança, o executivo chega com o desafio de aprimorar o time de vendas da empresa.
À frente do recém-criado setor de Sales Ops, Fábio espera apoiar no crescimento na EasyJur, bem como na prospecção de clientes. “A área de vendas é uma das principais de qualquer negócio. No entanto, montar uma equipe engajada, definir metas e acompanhar a produtividade do time não é fácil e exige um conhecimento estratégico da área para ser, de fato, efetiva”, diz.
A plataforma de SaaS integrada de dados, Semantrix, anunciou a contratação de André Frederico como General Manager LatAm. Ele será responsável por todas as atividades estratégicas na região com o objetivo de acelerar o desenvolvimento e a expansão da empresa.
“Fazer parte do time Semantix é um motivo de grande orgulho. É uma empresa que já admiro há muitos anos e a que agora me junto na tarefa de impactar bilhões de vidas através de dados”, diz André Frederico.