Nesta edição do C-Suite, há novidades nas áreas de alimentação, telecomunicações, tecnologia e mais. Fabrizzio Bozetto é o novo diretor de estratégia (CSO) da Tim. Gregory Ernst é o novo vice-presidente de vendas, marketing e comunicação para a América Latina da Intel e Otávio Figueiredo assume como diretor da escola de negócios Coppead/UFRJ.
Marina Viana é o destaque da quinzena. A nova CMO da GE Healthcare para América Latina começou como estagiária na empresa em 2006, na área de transportation (braço da GE que fabrica locomotivas). Passou pelo setor de óleo e gás e chegou à área de healthcare em 2012.
Forbes: Você começou há muito tempo e não saiu da empresa, algo bastante incomum em carreira hoje em dia. Como você vê essa trajetória?
Marina Viana: Comecei como estagiária quando estudava engenharia de produção. Parece que mudei de empresa várias vezes, essa é a minha sensação por tantas oportunidades que tive lá dentro. Comecei na área de qualidade de locomotivas, algo muito diferente do que faço hoje. Depois migrei para a área de produto e me encantei. Tive um mix de aprendizados, tanto em marketing quanto em vendas, local e globalmente. Vim para Healthcare há 10 anos e estive inicialmente focada em uma linha específica de cirurgias. Passados cinco anos, me juntei à estrutura de serviços, focando a estratégia em vendas. E nos últimos três meses fiz essa migração para ser CMO com uma visão 360° de toda a empresa. Por conta de tudo isso disse parece que trabalhei em várias empresas, porque foram muitas mudanças que me proporcionaram um aprendizado gigantesco em áreas e indústrias diferentes.
F: Com todas essas mudanças, quais foram os desafios para se adaptar?
MV: Eu sempre tive muita facilidade de me adaptar. Sempre tentei mapear as pessoas e conhecê-las. Esse sempre foi o primeiro passo ao entrar em um espaço novo, entender as motivações de cada um, como eu posso apoiar cada um. O segundo ponto é que eu sou muito focada em entrega, então tive a necessidade, e até hoje tenho, de olhar para esse novo cenário e falar quais são as minhas entregas de curto, médio e longo prazo. Se você não mede isso, dificulta a adaptação. Esses foram os caminhos que, ao longo das minhas várias mudanças, me permitiram ter sucesso.
F: O que fez seus olhos brilharem em relação ao marketing para que você mudasse de área?
MV: Há 15 anos, esse processo já tinha começado na área de produtos, que nada mais é que um marketing mais especializado. Quando comecei essa jornada, tive muito foco em como impactávamos o cliente e a partir do momento que você tem essa vocação, você tem talento para o marketing. Fui me desenvolvendo para isso também, em termos de
capacitação. Fiz uma pós-graduação e especializações em gestão e finanças, que são duas áreas em que é necessário ter conhecimento para tomar decisões em qualquer empresa. Também, nos últimos anos, estudei a mudança do mundo digital.
F: Que vivências da sua carreira vão ser importantes para aplicar às suas novas funções?
MV: A última foi liderando o time de vendas, porque até então eu tinha uma experiência muito limitada dessa área, ainda no início da carreira. Algo crucial para ter sucesso em marketing, na minha opinião, é realmente escutar não só o cliente, mas o time comercial. Aprendi muito estando nessa cadeira de líder de vendas. Esse ponto específico da venda me faltava e foi quando consegui amarrar meus conhecimentos. Com todas
essas variáveis, me sinto uma profissional mais completa agora.
F: Quais características você mais valoriza na sua equipe?
MV: Transparência e comprometimento.
F: Uma das suas metas é o crescimento sustentável. Como você planeja fazer isso?
MV: Não vejo nenhuma maneira da gente crescer sem pensar na sustentabilidade. Para isso, já temos o time correto. É crucial ter essa estrutura bem alinhada e um time focando no curto e médio prazo, mas é crucial também tem um pedaço do time visando o
longo prazo para ser de fato sustentável. As ações vão focar no resultado imediato, mas devem ter o olhar para como tudo se sustentará no futuro.
F: O que foi mais importante para você durante essa longa trajetória na empresa?
MV: Em primeiro lugar, são as pessoas que passaram no meu caminho. Eu aprendi muito com muitos líderes e com muitos times. O segundo ponto é essa oportunidade que a companhia me deu de poder passar em áreas diferentes. Se eu tivesse ficado 16 anos na mesma área, eu tenho certeza que eu não seria a profissional e a pessoa que sou hoje. Essa combinação possibilitou minha chegada até aqui.
-
O novo gerente geral da Uber para Empresas para o Brasil traz uma ampla experiência comandando times do Brasil e na América Latina. Antes da Uber, liderou equipes e negócios estratégicos na Hewlett Packard, HP e Lexmark.
-
Ronald Bragarbk é o novo country manager da CM.com. O executivo será responsável por gerar e fortalecer as práticas de desenvolvimento do mercado brasileiro. Bragarbyk já foi sales team leader da Infobip, plataforma omnichannel de comunicação via nuvem e teve passagens pela Aivo, Teleopti, GVT, ddCom Systems, Itaú e Teleperformance Brasil
-
Fabiano Leite é o novo diretor de T.I da Nuvemshop. O executivo chega com a responsabilidade de desenvolver novas estratégias e funcionalidades para o e-commerce da Nuvemshop em toda América Latina. Fabiano passou por grandes empresas de e-commerce, como o Mercado Livre, onde ocupou cargos de liderança, além de atuação como gerente de tecnologia do Banco Itaú, onde foi responsável pela implantação de cloud computing.
-
Frank Pflaumer deixa a Nestlé para ocupar o cargo de CMO da Seara. Ele inicia as atividades em abril após 11 anos de atuação na Nestlé.
-
Anúncio publicitário -
A jornalista Regina Maia foi promovida a diretora de comunicação do Grupo Carrefour. Ela também foi nomeada integrante do comitê executivo.
-
A Tim anunciou Fabrizio Bozzetto como novo CSO. Fabrizio vai atuar na implementação de projetos de transformação digital e governança.
-
A Intel anunciou Gregory Ernst como novo vice-presidente de vendas, marketing e comunicação da empresa globalmente, além de diretor geral das Américas. Gregory Ernst entrou na Intel em 1999, desempenhando diferentes papeis de liderança global dentro da organização. Em janeiro de 2018 assumiu o cargo de vice-presidente de vendas e marketing, além de diretor geral para os EUA.
-
Paulo Bareta Sandra Takata é a nova presidente do Instituto Mulheres do Varejo (IMDV). A jornalista teve passagens pela Abril, na revista Capricho, foi editora-chefe do International Press Japan (retransmissora da Globo Internacional) e assessora de imprensa da Associação ECR Brasil e Nielsen por mais de 10 anos.
-
Rafael Tello é o novo diretor de sustentabilidade da Ambipar, multinacional líder em gestão ambiental, e atuará no planejamento, desenvolvimento e cumprimento de práticas ESG (ambiental, social e governança) da companhia e de seus parceiros. Fundador e diretor na Watu Sustentabilidade, empresa adquirida pela Ambipar em novembro de 2020, Tello é responsável pela gestão e planejamento de ações corporativas e ambientais.
-
O professor Otávio Figueiredo assume a direção do Instituto COPPEAD de Administração da UFRJ para o próximo biênio, com a missão de manter a escola, que faz 50 anos, inovando em pesquisa e formação executiva alinhada às melhores práticas de gestão.
-
Karina Vasques assume como CPO da Fazenda Futuro, foodtech presente em mais de 28 países que produz carne a partir de plantas. Com uma formação que passa por tecnologia, administração e engenharia de processos, Karina também atuou em empresas como a Ernst & Young.
-
Na empresa desde 1990, Yonah Kochen assume como vice-presidente de marketing e comunicação da Nestlé, após a saída de Frank Pflaumer. Atualmente, Yonah é head da divisão de nutrição infantil
-
Saulo Brazil é o novo líder LATAM do aplicativo de compras de supermercado Merqueo, Saulo tem experiência nos setores de varejo e tecnologia, com passagens por empresas como Shell e BR Malls.
O novo gerente geral da Uber para Empresas para o Brasil traz uma ampla experiência comandando times do Brasil e na América Latina. Antes da Uber, liderou equipes e negócios estratégicos na Hewlett Packard, HP e Lexmark.