Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / Gerações no trabalho: as habilidades e pontos fracos de cada uma

Gerações no trabalho: as habilidades e pontos fracos de cada uma

Dos sêniores aos baby zoomers, todas as gerações tiveram desafios. Separamos dicas do que você pode aprender com colegas nascidos em outras épocas

Martina Colafemina
29/04/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Dean Mitchell/Getty Images
Dean Mitchell/Getty Images

Baby boomers, G=geração X, millenials e gen Z: saiba qual o perfil de cada uma das gerações no trabalho e qual sua contribuição em cada equipe

Os sêniores têm experiência e os jovens têm familiaridade com a tecnologia. A maioria das pessoas das novas gerações, porém, não é familiar ao convívio no escritório e os já experientes podem não estar acostumados ao ritmo que o mercado exige atualmente. E uma geração de profissionais tem pontos a aprender com a outra.

Separamos aqui os principais pontos que identificam as atuais gerações de profissionais e o que você pode aprender ao observar as qualidades dos seus colegas. No final, as equipes perfeitas são as que misturam as melhores habilidades de cada grupo.

Baby boomers

Os boomers foram educados em famílias rígidas, que colocavam a figura paterna no centro de tudo. E levaram essa configuração para o ambiente de trabalho. À época, era comum que um colaborador que se desse bem na empresa ficasse nela por muitos anos e se aposentasse na mesma companhia em que conseguiu seu primeiro emprego. Por isso, a meta dessa geração era permanecer por décadas em uma organização, que costumava premiar as pessoas por tempo de casa. São dedicados ao trabalho e à empresa e têm forte senso de hierarquia.

Quando nasceram: 1945 até 1964

Principais habilidades: A geração mais experiente, focada no lucro e com facilidade para liderar, pois têm forte senso de hierarquia.

Pontos fracos: Tecnologia não é o forte dos boomers. Eles também tendem a ser controladores, devido ao cenário em que cresceram profissionalmente, que demandava esse tipo de comportamento.

Leia também: Tá vendo a minha tela? Conheça os baby zoomers, a nova geração de profissionais

Geração X

Eles têm mais familiaridade com a tecnologia e usam principalmente Facebook, LinkedIn e WhatsApp, mas tem muita gente que começou com a máquina de escrever. Preocupam-se mais com a saúde e com o que está acontecendo no mundo do que a geração anterior, que não cultivou  o cuidado com o planeta, já que essa é uma discussão que ganhou força nos anos 80 e 90. Buscam equilíbrio da vida profissional e pessoal. Representam 26% da população brasileira.

Quando nasceram: 1964 até 1980

Principais habilidades: São experientes como os boomers e também leais e dedicados à empresa. Focam nas metas de negócios e medem seu sucesso por esses números.

Pontos fracos: Apesar de terem mais familiaridade com a tecnologia, não têm a agilidade digital com que as gerações mais jovens já nasceram. Esperam respeito das equipes pelo cargo que ocupam, embora os mais jovens respeitem mais o conhecimento e conquistas, independentemente da hierarquia.

Millennials

Devido ao advento da internet, a geração Y se separa em dois grupos: os old millennials são aqueles que não cresceram com acesso à internet, aplicativos e smartphones. Os young millennials vivenciaram a internet desde a infância e tendem a ser pessoas mais intensas. São a geração que mais vive a falta de empregos e os salários baixos, devido a diversas crises econômicas pelo caminho. Seus objetivos, como conseguir comprar uma casa ou viajar para o exterior ao menos uma vez na vida, não eram tão difíceis para as outras gerações. Representam 70% da força de trabalho do Brasil.

Quando nasceram: 1980 até 1995

Principais habilidades: São irreverentes, criativos e têm familiaridade quase total com a tecnologia. Tendem a valorizar o trabalho em equipe e a honestidade entre os colegas.

Pontos fracos: São imediatistas e em sua maioria, desligados de burocracias e normas corporativas. Também são a geração que mais sofre com problemas como ansiedade e depressão.

Geração Z

Esse grupo dá os primeiros passos no mercado de trabalho. Alguns como estagiários, outros já graduados. São a geração que viveu o 11 de setembro e nasceu na era dos smartphones e redes sociais. Muitos ainda não pisaram no escritório devido à pandemia de Covid-19.

Quando nasceram: 1996 a 2010

Principais habilidades: São nativos digitais. Além da facilidade em lidar com a tecnologia, aprenderam a usá-la para aprender. Usam as ferramentas disponíveis, como o YouTube e o Tik Tok para adquirir e divulgar conhecimento. São engajados em causas sociais e comprometidos com a diversidade.

Pontos fracos: Podem opiniões fortes  demais (treinadas nas discussões nas redes sociais e, por isso, sem embasamento muitas vezes) e podem ser vistos como “mimados” pelas gerações mais velhas já que, muitas vezes, experimentam esse tratamento dentro da família (de poder falar tudo o que quiserem e não ter que cumprir regras).

Forbes abre inscrições para lista Under 30 2022

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Geração Z
  • gerações
  • millenials
  • trabalho

As mais lidas agora

  • Forbes Agro

    Enoturismo de Luxo Atrai Investimentos Milionários para a Argentina

  • berkshire hathaway
    Forbes Money

    Investidores da Berkshire Antecipam Nova Era com a Entrega do Bastão por Buffett

  • Forbes Tech

    Empresa de Coleta de Íris de Sam Altman Chega Aos EUA; Entenda Como Está a Situação no Brasil

  • Elis Rodrigues
    Carreira

    CFO da General Mills Conta Como Venceu Barreiras para Assumir o Protagonismo na Carreira

Últimas Notícias

  • Foto de um iPhone

    iPhone 18 Pro: Vazamento Revela Nova e Impressionante Tecnologia de Tela

  • segurança

    Como Bilionários Estão se Protegendo contra Crimes Violentos após Onda de Ressentimento contra Ricos

  • Nova Starbucks no Texas, construída em 3D

    Primeiro Starbucks Impresso em 3D Chega Ao Texas

  • Entre o CNPJ e a Família: a Rotina Invisível das Mães Que Empreendem em Todas as Frentes

  • Índia e Paquistão Concordam com Cessar-fogo Imediato

  • Novo Hotel e Restaurante da Versace É Inaugurado em Miami

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.