Estamos vivendo um momento inédito no mundo corporativo, que é ver todas as gerações atuando conjuntamente dentro das empresas. Desde a mais recente, a Geração Z, a entrar no mercado de trabalho, até mesmo a Geração Silenciosa (os que nasceram em meados da década de 1940) que ainda tem membros ativos. A previsão é que todas encontrem um terreno comum e, surpreendentemente, lutem por objetivos semelhantes.
Um estudo feito pela plataforma LiveCareer mostrou que 89% dos entrevistados consideraram a diversidade de gerações no trabalho como um elemento positivo e 87% viram a oportunidade de aprender uns com os outros como algo bom para sua experiência.
Este é, de fato, um dos principais benefícios de todos os tipos de diversidade no trabalho (relacionada à idade ou não): múltiplas perspectivas aprimoram o aprendizado e também melhoram os resultados. Com a complexidade do trabalho atual, nenhum ponto de vista está completo, e poder dialogar com outras pessoas que veem as coisas de forma diferente ajuda a chegar em melhores soluções.
É claro que opiniões distintas também podem levar a conflitos e 78% dos entrevistados também acreditam que um local de trabalho multigeracional pode levar a conflitos. Embora o conflito possa ser desafiador, não é algo a ser eliminado. Em vez disso, é algo para ser gerenciado – garantir que as pessoas tenham a chance de falar, ser ouvidas e contribuir para projetos.
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A diferença entre estágios da vida
Talvez uma das coisas mais importantes nos dados sobre gerações seja, na verdade, que elas não são tão diferentes assim em suas aspirações de carreira. Funcionários de diferentes idades valorizam alguns pontos semelhantes, às vezes em ordem de prioridade diferente.
É importante olhar não para a idade, mas para o estágio da vida. Por exemplo, quando você está começando sua carreira, sem filhos ou família, o foco pode estar em crescer na carreira, construir capital social e encontrar oportunidades. medida que você envelhece e tem um parceiro, filhos ou familiares mais velhos para cuidar, o foco geralmente é fazer um ótimo trabalho com a máxima eficiência. E, à medida que você se torna mais sênior, a prioridade é compartilhar o que você sabe, orientar, contribuir para a memória organizacional ou deixar um legado.
Aqui está o que as pessoas querem, e as especificidades de cada geração.
Poder de escolha e controle
Talvez uma das características mais marcantes das experiências de trabalho hoje seja o debate sobre trabalho flexível e remoto. No estudo LiveCareer, todas as gerações relataram que esperam flexibilidade nas opções de trabalho, com 76% dos millennials, 69% da Geração Z e 64% da Geração X expressando essa expectativa.
Além disso, quando os entrevistados foram questionados sobre os benefícios mais importantes, 38% dos millennials, 33% da Geração X e 32% da Geração Z identificaram os benefícios de trabalho flexíveis como os mais importantes. O estudo da consultoria de RH Oyster descobriu que “opções de trabalho flexíveis” são o segundo item na lista de prioridades para todas as faixas etárias, e “a capacidade de trabalhar de qualquer lugar” é a terceira.
Trabalho flexível é dar às pessoas mais opções e controle sobre quando, onde e como elas trabalham. Nem todo trabalho pode ser feito fora do escritório, mas quando as pessoas têm maior autonomia sobre o trabalho que fazem no escritório e o que fazem em outro lugar, elas ficam mais satisfeitas.
As empresas são inteligentes em fornecer expectativas claras e locais de trabalho atraentes onde as pessoas desejam estar – para construir relacionamentos, aumentar o capital social, aprender, experimentar a energia do trabalho pessoal e inovar. É claro que isso também pode ser feito virtualmente – e o híbrido veio para ficar. Mas as empresas precisam planejar experiências ricas tanto pessoal quanto virtualmente.
Na melhor das hipóteses, o híbrido abrange o melhor dos dois mundos, em vez de um ou outro, entre trabalho remoto e trabalho no escritório. E ambos têm um lugar no futuro do trabalho.
Reconhecimento e valorização
Além das expectativas e benefícios que apontam para o trabalho flexível e remoto, as pesquisas também questionaram as pessoas sobre o que elas valorizam e priorizam em suas experiências de trabalho. A pesquisa LiveCareer descobriu que o prestígio no trabalho é valorizado pelo maior número de entrevistados de todas as gerações. Geração X (64%), Baby Boomers (59%), Millennials (58%) e Geração Z (53%) classificaram o prestígio profissional como sua maior prioridade em seu trabalho.
As organizações podem garantir isso tanto por meio de processos informais de reconhecimento quanto com programas de recompensas.
As empresas também devem valorizar todos os tipos de trabalho em toda a organização e evitar colocar muita ênfase em determinadas funções. Todo trabalho é importante — e as pessoas merecem se sentir valorizadas, não importa o tipo de trabalho que façam. Elas também estarão mais engajadas, motivadas e dedicadas quando se sentirem respeitadas pela organização.
Salário e segurança são valorizados por todos
No estudo da Oyster, os aumentos salariais regulares foram os mais valorizados por todas as gerações. Isso vale para Geração X (91,4%), Millennials (90,5%) e Geração Z (87,2%). Isso também está relacionado ao prestígio no trabalho – as pessoas tendem a sentir maior prestígio associado à remuneração.
E os aumentos salariais regulares também estão relacionados à segurança do emprego, que também foi bem avaliada. Na pesquisa LiveCareer, a segurança no emprego foi o segundo aspecto mais importante do trabalho para Baby Boomers (46%) e Geração Z (44%). O seguro de saúde também faz parte dessa necessidade de segurança na carreira entre a geração Z – 39% disseram que esse era um benefício mais importante.
As pessoas querem um senso de justiça em sua remuneração e em sua experiência de trabalho (na verdade, quando as pessoas não sentem que o trabalho é justo, essa é uma das principais razões pelas quais elas deixarão um empregador). Alinhado com isso, há uma sensação de que a remuneração aumentará com o tempo. As pessoas querem se sentir seguras sobre seus empregos e os benefícios que os acompanham.
Oportunidades de crescimento
Na pesquisa Oyster, a Geração Z classificou a oportunidade de desenvolvimento de carreira como o atributo mais importante do trabalho. E na pesquisa LiveCareer, o crescimento foi o segundo elemento mais importante, com 46% dos Millennials e 42% da Geração X dando prioridade.
As pessoas querem saber que são importantes e que a empresa está investindo nelas e em seu aprendizado. Essa é uma das principais maneiras pelas quais as organizações podem atrair funcionários e garantir motivação e engajamento – demonstrando atenção para onde os funcionários estão indo e se comprometendo com seu futuro. Elas podem fazer isso descobrindo os desejos dos funcionários, ajudando-os a definir metas e fornecendo todos os tipos de oportunidades de aprendizado para ajudá-los a realizar suas ambições.
O propósito também faz parte dessa experiência. Quando as pessoas sentem que estão crescendo em direção a algo maior do que elas mesmas, e quando estão conectadas com colegas de trabalho e com a missão da organização, elas tendem a ser mais inspiradas. Empresas com propósito compartilhado tendem a obter melhores retornos financeiros. Dê às pessoas um senso de propósito em suas carreiras, garantindo que elas saibam como seu trabalho se encaixa no todo e fornecendo clareza sobre como seu trabalho e aprendizado afetam os membros da equipe, os clientes e a comunidade.
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