Quando o então estudante de engenharia mecânica da Unicamp Fernando Machado começou a estagiar em uma fábrica da Unilever em Indaiatuba, nunca tinha ouvido falar em marketing. Hoje, depois de uma carreira de quase 25 anos na área, 18 deles na Unilever, e passagens pela direção da Restaurant Brands International, dona do Burger King e Popeyes, e da gigante de games Activision Blizzard, o executivo assume como CMO global da NotCo, foodtech chilena plant-based que usa uma inteligência artificial exclusiva. “Fiquei muito com a oportunidade de unir IA, pesquisa e criatividade.”
Único brasileiro na lista dos CMOs mais influentes do mundo da Forbes USA, Machado observa o movimento de muitos profissionais da cadeira de marketing para a de CEO como algo natural pela abrangência das funções. “O CMO hoje pode e deve ser o braço direito do CEO.”
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Em entrevista à Forbes, o novo CMO global da NotCo, responsável pelo marketing da empresa em 10 países, como Argentina e EUA, diz o que é preciso, em termos de formação e habilidades, para ser executivo nessa área. “O mais importante é ter uma boa formação e tentar encontrar um balanço entre a parte analítica e a parte criativa.”
O C-Suite desta semana também traz movimentações nos setores financeiro e de alimentos. Sérgio Eleutério é o novo diretor de marketing do McDonald’s no Brasil, Ana Carla Abrão assume a vice-presidência de novos negócios da B3, e Guilherme Espallargas vai liderar a área de investimentos do Nubank.
Forbes: Como sua formação te ajudou a construir sua carreira? Você enxerga a necessidade de ter uma formação específica em marketing?
Fernando Machado: A engenharia me ajudou a ter facilidade com números e um modelo mental para estruturar e resolver problemas. Acabei fazendo um MBA (no INSEAD) e isso também me ajudou. Não sinto que você precisa fazer faculdade de marketing para trabalhar com marketing, mas com certeza ajuda. O mais importante é ter uma boa formação e tentar encontrar um balanço entre a parte analítica e a parte criativa. Isso pode vir de uma formação específica de marketing ou não.
F: Quais as 5 principais habilidades para ser um executivo de marketing?
FM:
- Ser curioso;
- Saber como influenciar sua organização;
- Conseguir simplificar as coisas;
- Ser criativo;
- Conectar o que está sendo feito ao resultado.
F: O que você busca em um profissional da sua equipe?
FM: Depende do cargo e da função. Mas sempre busco pelo menos um certo nível de criatividade, ambição e vontade de aprender. Tento ter gente em torno de mim que traga energia para a mesa, gente que seja do bem e que goste de solucionar problemas. Gente que só reclama, que sempre coloca a culpa nos outros ou que tem um ar de arrogância acabam não durando muito nos meus times.
F: Estamos vendo muitos executivos passarem da cadeira de CMO para a de CEO. O que o marketing agrega para a carreira?
FM: Eu sempre vi as marcas como o ativo mais importante das empresas. Digo, as marcas e as pessoas. Logo, acho natural que CMOs possam fazer uma transição natural para um cargo de CEO em algumas empresas. Sinto que o cargo de CMO hoje é muito mais abrangente do que era quando comecei minha carreira. Inovação de produto, pesquisa de mercado, mídia, digital, criação, design, entre outros sempre foram parte das responsabilidades de um CMO (com algumas variações dependendo da empresa). Mas os CMOs que eu mais admiro não param por aí, eles e elas se envolvem com ESG, diversidade, cultura da empresa, entre outros. O CMO hoje pode e deve ser o braço direito do CEO. E quando isso acontece, sinto que pode ser uma transição natural quando um CMO acaba sendo promovido/a para um cargo de CEO.
F: Você passou quase duas décadas na Unilever. Quais os benefícios disso para a carreira?
FM: Um dos benefícios é que quando eu estava no meu MBA meu apelido era “Unilever” (de verdade!). Brincadeiras à parte, acho que minha experiência na Unilever foi algo muito específico. Nunca senti que estava lá por muito tempo. Mudei de categorias de produto e de países muitas vezes. Morei no Brasil, México, Estados Unidos e Inglaterra. Sempre tive mentores e desafios que me fizeram aprender constantemente. Sempre senti que estava crescendo e aprendendo. Acho que isso sim é o mais importante para a sua carreira, independentemente se você faz isso em uma empresa ou em diferentes empresas.
F: Como é assumir um cargo global? Quais as dificuldades e oportunidades?
FM: Eu sempre quis ter um cargo global em marketing. Sempre fui curioso sobre as diferenças entre os consumidores e em como as categorias de produto são desenvolvidas em diferentes países. Foi um caminho longo até ter cargos globais. Comecei com marcas no Brasil, depois marcas pequenas na América Latina, depois marcas maiores na América Latina até chegar numa marca relativamente pequena global. A Unilever me preparou muito bem nessa jornada.
F: O que você gostaria de ter ouvido no início da carreira que poderia ter feito a diferença?
FM: Provavelmente algo em torno de ter mais paciência. E eu provavelmente não teria escutado porque não tinha muita paciência. A verdade é que sua carreira não é uma corrida de 100 metros. Algumas vezes você vai estar na frente, outras vai estar atrás. Eu me comparava muito com outras pessoas. E isso não leva a nada e não te ajuda em nada. Cada qual está no seu caminho. Se você quer se comparar com alguém, se compare com você no ano anterior. Mas com certeza é mais fácil falar isso do que fazer. Hoje tenho quase 50 anos e sinto que consigo fazer isso. Mas me custou um tempo.
Por quais empresas passou
Unilever, Restaurant Brands International e Activision Blizzard
Formação
Engenharia mecânica na Unicamp e MBA no INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas)
Primeiro emprego
Estagiário na Unilever
Primeiro cargo de liderança
Em torno de 2001, como gerente de produtos para limpeza da casa para América Latina na Unilever
Tempo de carreira
Cerca de 25 anos
Veja, abaixo, outras movimentações C-Level que ocorreram nos últimos 15 dias.
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Sérgio Eleutério assume como diretor de marketing do McDonald’s no Brasil, no lugar de João Branco, que anunciou sua saída no final do ano passado. Com mais de 20 anos de experiência na área, Sérgio estava desde julho de 2021 como global brand VP da NotCo. O executivo também acumula passagens pela Kraft Heinz, Grupo Boticário e Ambev.
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A economista Ana Carla Abrão, sócia da consultoria Oliver Wyman no Brasil, assume a vice-presidência de novos negócios da B3, a Bolsa do Brasil, a partir de abril. A executiva tem passagens pelo Banco Itaú-Unibanco, pela Secretaria da Fazenda de Goiás e esteve nos últimos quatro anos no Conselho de Administração da B3.
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O Nubank anunciou Guilherme Espallargas como seu novo líder da área de investimentos. Desde 2017 na companhia, o executivo conduziu os times de cartão de crédito e também a criação do NuPay. Espallargas também tem passagens pela BRF e Tarpon Investimentos.
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A economista Renata Theil é a nova CFO da Falconi. A executiva tem quase 30 anos de experiência em auditoria e em grandes empresas como Citibank, PwC, Santander, Volkswagen Financial Services, LeasePlan e, mais recentemente, Aviva.
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A Mars, dona de marcas como Pedigree e Whiskas, anuncia Eduardo Lima como seu novo diretor de marketing de petcare no Brasil. Há 17 anos na companhia, o executivo atuou em áreas de marketing e vendas, tanto no Brasil quanto nos EUA.
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A Marisa anuncia a chegada de duas mulheres à diretoria. Roberta Leal assume a direção da área de finanças e Marília Oliveira (foto) será responsável pela área de RH/Sustentabilidade da companhia. Roberta tem 15 anos de experiência no mercado financeiro, e Marília, que acumula passagens no GPA, Grupo Camargo Corrêa e Grupo Pereira, retorna ao cargo de diretora que ocupou por dez anos na Marisa.
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Cristina Duclos é a nova diretora de marketing e experiência da Sicredi, e Felipe Feldens assume como diretor de transformação digital. A executiva também passou por empresas como dr.consulta, Electrolux, Vivo e Claro. Felipe atuou em companhias como C&A, 99 e Renner.
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Rafael Kahane é o novo CMO da HRtech Sólides. Com mais de 10 anos de experiência, o executivo acumula passagens por empresas como Gympass, TikTok e Uber Eats, e também atuou em empresas de bens de consumo como Natura e Unilever.
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A nutricionista Andrea Krewer é a nova CEO da Sodexo On-site Brasil. A executiva está há 20 anos na empresa, onde entrou como trainee.
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O Grupo Accesstage, especializado em tecnologia com foco na gestão financeira das empresas, acaba de nomear a primeira mulher na diretoria, Maria Funari. Com 15 anos de casa, Maria será a nova CHRO (Chief Human Resources Officer). A empresa também traz para o seu C-Level o indiano Dennis Paul (foto), ex-VP do JP Morgan para ocupar a nova cadeira de CPTO (Chief Product Technology Officer), que tem mais vinte anos de experiência nos mercados norte-americano e brasileiro.
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A Tembici, empresa de micromobilidade na América Latina, promoveu a executiva Juliana Minorello, que está na startup há quatro anos, para o cargo de CXO (Chief External Officer). Juliana tem 13 anos de experiência profissional no segmento público, tecnologia e mobilidade urbana e já passou por multinacionais como Groupon e Cabify, nas áreas de relações governamentais, políticas públicas e jurídicas.
Sérgio Eleutério assume como diretor de marketing do McDonald’s no Brasil, no lugar de João Branco, que anunciou sua saída no final do ano passado. Com mais de 20 anos de experiência na área, Sérgio estava desde julho de 2021 como global brand VP da NotCo. O executivo também acumula passagens pela Kraft Heinz, Grupo Boticário e Ambev.