Há uma boa probabilidade de você já ter mentido no seu currículo. Sem tabu: números recentes indicam que ninguém está sozinho nessa. Quase 55% dos norte-americanos já mentiram no currículo pelo menos uma vez, de acordo com uma pesquisa da ferramenta para fazer currículos StandOutCV.
Nota da editora: E 75% dos brasileiros também mentem no currículo, principalmente em relação ao valor do salário no último emprego. Isso segundo uma pesquisa da consultoria de recolocação profissional de executivos DNA Outplacement.
Embora essa seja uma prática relativamente comum, trabalhar em um emprego que você conseguiu mentindo é difícil. Supondo que o passo em falso do seu currículo não seja ilegal ou traga risco de vida, o desafio de ter sucesso em sua função é grande quando você exagera em suas capacidades.
Como você pode sobreviver em um emprego depois de ter mentido na entrevista?
>> Leia também: Como fazer seu primeiro currículo
1. Admita o que você não sabe
Como profissional de recrutamento, não posso apoiar mentiras no currículo para conseguir um emprego. Como o diretor de Recursos Humanos da empresa americana Ellucian, Gregory Giangrande, escreveu no New York Post, “uma mentira contada 20 anos atrás pode fazer você sair da sua empresa hoje.”
No entanto, se você estiver em uma situação difícil e se encontrar preso entre uma mentira no currículo, mantenha-se comprometido e contribuindo para sua equipe.
Quando se deparar com uma questão ou situação complicada, considere ser honesto e dizer que você não tem uma solução imediata. Admita a experiência que você tem e, em seguida, passe a fazer perguntas que te ajudem a solucionar o problema.
Em uma matéria para a revista FastCompany, Karen Hebert-Maccaro escreveu sobre como os líderes cometem o erro de tentar ter todas as respostas. “Os líderes precisam abandonar o instinto de responder a uma pergunta com sua melhor suposição ou ideia imediatamente. Em vez disso, eles devem considerar reformular o problema com algumas perguntas.” Elas podem ser “como podemos otimizar isso?” ou “o que está nos impedindo de alcançar um objetivo ou resultado maior?”, por exemplo.
Como líder, ativar a criatividade da sua equipe pode levar a uma solução mais rápida. Independentemente da sua experiência no currículo, decidir ouvir antes de agir contribui para uma melhor liderança e coesão do grupo a longo prazo.
2. Peça ajuda
Novos contratados sempre têm dúvidas. Quando você começar seu novo emprego, aproveite o momento e faça perguntas detalhadas sobre suas responsabilidades. Considere falar com colegas de equipe para fazer mais perguntas com o passar do tempo. Uma maneira de fazer essa solicitação é perguntando: “Posso te chamar quando não tiver certeza sobre as práticas recomendadas aqui?”
Você acabou de se juntar a uma equipe e eles têm informações que você não tem. Pedir ajuda não demonstra falta de conhecimento. Na verdade, é positivo que você esteja interessado.
3. Aprimore suas habilidades
Se a sua função exige que você tenha um conhecimento especializado que você não possui, talvez seja hora de obter mais algumas habilidades. Qualquer que seja a área em que você precisa se especializar, tenha certeza de que existem recursos online dedicados a isso. Considere fazer aulas da Udemy, um marketplace de aprendizado e ensino online com mais de 213 mil cursos que você pode concluir de acordo com a sua programação. Além disso, assine newsletter específicas do seu setor e ouça podcasts relevantes.
É essencial fechar a lacuna de conhecimento rapidamente para se tornar um companheiro de equipe sólido. Ninguém quer carregar o peso de alguém que não sabe o que está acontecendo no trabalho – especialmente quando inicialmente convenceu todos do contrário. Qualificação é uma responsabilidade e obrigação quando seu currículo não é exatamente verdadeiro.
Mentir no currículo é uma aposta que não desaparece de repente quando seu trabalho começa. Ser franco sobre suas fraquezas e melhorar suas habilidades são os primeiros passos para se manter firme no cargo. Embora a escrita criativa tenha te ajudado a conseguir o emprego, mantê-lo requer um trabalho duro e honesto.
*Jennifer Magley é colaboradora da Forbes USA. Ela trabalha na empresa de tecnologia de recrutamento Averity, deu mais de 100 palestras nos últimos 15 anos e foi nomeada “mulher do ano” pela organização Pass The Torch for Women.
(traduzido por Fernanda de Almeida)