Muitos países da América Latina, incluindo o Brasil, sofrem com alta da inflação e incerteza econômica. Mesmo assim, 64% dos candidatos a empregos acreditam que conseguirão se recolocar no mercado nos próximos três meses, mostra estudo do Page Outsourcing, divisão do PageGroup especializada em RPOs, projetos de recrutamento e seleção. Em comparação a esse dado, 70% dos que estão em busca de um novo emprego globalmente dizem o mesmo. O levantamento contou com a participação de mais de 5,2 mil empregadores e candidatos em fevereiro e março de 2023.
A maioria dos candidatos latinos preveem uma melhora em sua situação profissional nos próximos 12 meses. Para 90% dos entrevistados, essa melhoria acontecerá graças ao desenvolvimento das suas competências. Para 74%, a partir da progressão na carreira; 69% avaliam que será depois de receberem uma promoção ou um aumento da remuneração e, para 67%, quando houver equilíbrio entre vida pessoal e profissional.
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Além disso, a percepção dos candidatos sobre o futuro do mercado de trabalho é de melhora nos próximos seis meses em comparação com a situação atual. Entretanto, eles disseram que acreditam que a situação econômica do país continuará a mesma nos próximos seis meses.
Benefícios e flexibilidade para atrair talentos
A incerteza econômica e a inflação resultam na grande atenção das empresas para a atração e o engajamento de profissionais. Por isso, cada vez mais apostam em contratos de trabalho híbrido e mais investimentos no bem-estar dos funcionários, relata o estudo do PageGroup Brasil que busca descobrir quais serão as tendências de recrutamento no país. Uma das formas de atrair e reter talentos é ter uma boa proposta de valor para o colaborador. Isso faz com que esse profissional enxergue a diferença e o valor que a organização traz para ele, procurando fazer carreira nessa empresa e manter-se engajado.
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Além disso, é importante que as empresas busquem soluções ágeis de recrutamento baseadas nas necessidades do negócio para obter sucesso em suas buscas por candidatos. Estas devem ser alinhadas a suas estratégicas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão) ao longo de todo o processo seletivo.