Formada em tecnologia e economia, Patrícia Coimbra passou por diferentes áreas e empresas nos seus 36 anos de carreira. Agora, a executiva une sua experiência em TI, finanças e recursos humanos ao assumir como VP de gente, gestão e performance da Cielo, a terceira mulher na liderança executiva da empresa.
Coimbra terminou a graduação em economia em 1994, antes de fazer pós em marketing, em 1998. Mais de duas décadas depois, voltou a estudar e buscou diplomas em ESG pela Schumacher College e educação executiva em Stanford. “Nos momentos em que mudei de área e de carreira, eu sempre me capacitei”, diz a executiva, que ressalta a importância do lifelong learning para uma carreira longeva e de sucesso.
Mas atribui os principais movimentos e aprendizados da sua carreira ao dia a dia do trabalho e à convivência com as pessoas dos lugares por onde passou. “Muitos focam em “para onde eu vou” e deixam de aproveitar e aprender com o agora, com as pessoas de agora, os desafios de agora”, afirma. Foi o foco no momento presente, além do apoio de suas lideranças, especialmente as mulheres, que a permitiram assumir cargos em diferentes áreas e se destacar em empresas como SulAmérica, Shell e Oi.
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O C-Suite desta semana também traz movimentações nos setores automotivo, de telecomunicações e de saúde. Bruno Hohmann foi promovido a VP de vendas global da Renault, Camila Ribeiro é a nova diretora de marketing da TIM e Hellisson Lemos assume como diretor-geral de produtos, marketing, analytics e experiência do cliente da Dasa.
Forbes: Você se formou em TI e economia, e mais de 20 anos depois, buscou novas formações em ESG e educação executiva. Qual a importância desses aprendizados novos para sua carreira?
Patrícia Coimbra: Em geral, nós vemos a aprendizagem contínua sempre em formato de cursos, de conteúdo, mas eu acredito que a aprendizagem contínua é o dia a dia do trabalho. Nos momentos em que mudei de área e de carreira, eu sempre me capacitei. Tive o privilégio de estudar tecnologia, economia, pós graduar em marketing, estudar sustentabilidade em Schumacher College, transformação digital em Stanford. Mas a grande fonte de aprendizado foram os meus desafios profissionais num ambiente de troca, de construção, de evolução, com pessoas muito competentes. Acredito muito na transformação com as pessoas, é a maior fonte de aprendizado pra mim.
F: Quais seus principais aprendizados de carreira até hoje e que você diria para profissionais mais jovens?
PC: Muitas pessoas focam muito em “pra onde eu vou”, “o que eu vou ser”, “até quando eu vou assumir mais responsabilidades” e deixam de aproveitar e aprender com o agora, com as pessoas de agora, os desafios de agora. Acredito que a fonte principal de aprendizado e de resultado é o que a gente está fazendo neste momento.
Outro aprendizado é entender como contribuir em qualquer grupo que estou entrando. Muitas vezes queremos mostrar o quanto podemos aportar, queremos reconhecimento, mas isso acaba sendo muito mais importante do que a contribuição real, então acho que quando você entra com o olhar de “como eu contribuo para esse grupo?”, tudo muda. Se colocar sempre à disposição, como parceiro e com um objetivo comum. Isso faz muita diferença, tem impacto real por onde você passa. Por fim, o autoconhecimento, o que faz sentido pra cada um, como fazer uma boa gestão pessoal e da equipe. Sem esse sensor, é fácil se perder com referências externas.
F: E quais habilidades você precisou desenvolver para chegar nesse ponto da carreira?
PC: Muita adaptabilidade e gestão de stakeholders, a forma como ouço meus clientes, meus parceiros e como trabalhamos juntos, como atuar junto desse grupo que é impactado por nós. E, claro, ter resultados. Sem atingir o resultado combinado, você não dá o próximo passo.
F: O que um executivo de RH busca nos profissionais hoje?
PC: Além de certa experiência para o desafio, os times de Recursos Humanos sempre buscam pessoas que estão determinadas a aprender, querem fazer junto e estão a fim de entregar o resultado. Gente com vontade, que quer fazer, transformar e se transformar, é isso o que buscamos cada vez mais.
F: O que você gostaria de ter ouvido no início da carreira que poderia ter feito a diferença?
PC: Ter coragem e ser capaz de se transformar e transformar o lugar em que você está. Eu fui aprendendo isso, muito mais pela minha reflexão do que pelas outras pessoas me dizendo. Acho que a gente tem que ter coragem, pois quando a gente não tem, a gente se limita. Saber da nossa capacidade de se transformar e gerar transformação onde a gente está, pensando sempre no coletivo.
Por quais empresas passou
Sulamerica Seguros, Oi, S. C. JOHNSON, Shell do Brasil, Bozzo Brasil Empresa de Navegação Aliança
Formação
1998 Pós-graduação em Marketing, PUC -RJ
1994 Graduação em Economia, Candido Mendes -RJ
1989 Graduação em Tecnologia de Informação, PUC-RJ
Primeiro emprego
Estagiária de análise de sistemas da Empresa de Navegação Aliança, em 1987
Primeiro cargo de liderança
Diretora de Recursos Humanos da S. C. JOHNSON (de 2001 a 2011)
Tempo de carreira
36 anos
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Divulgação/Renault Bruno Hohmann, vice-presidente comercial na Renault do Brasil, assume agora como VP de vendas de marcas global, sediado na França. O executivo entrou na Renault como estagiário e tem mais de duas décadas de empresa. Ricardo Gondo, presidente da Renault Brasil, assume as atuais funções de Hohmann.
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Divulgação/Tim TIM anuncia nova diretora sênior de advertising, media & brand management. Camila Ribeiro atuava como CMO da Hershey’s na América Latina, e também já ocupou cargos de liderança na Coca-Cola, L’Óreal e P&G.
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Helisson Lemos assume como diretor-geral de PMAX (Produtos, Marketing, Analytics e Experiência do Cliente) da Dasa. Com uma trajetória de mais de 24 anos em grandes organizações, o executivo atuou por 17 anos no Mercado Livre, onde chegou ao cargo de country manager Brasil, foi COO da Movile, dona do iFood, e líder de RH, tecnologia e inovação da Via.
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Divulgação/Nubank Marcela Torres é a nova líder de operações do Nubank na Colômbia, subsidiária no país. Antes de ingressar no Nu, Marcela atuou por oito anos na consultoria McKinsey & Company e por quase cinco anos na Uber como líder de operações para a região andina, para a Colômbia e como gerente regional de estratégia e planejamento.
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O PicPay anuncia a contratação de Luiz Gustavo Gava como diretor de cobrança e recuperação de crédito. O executivo tem mais de 20 anos de experiência no mercado financeiro, sendo 15 deles no Santander.
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Divulgação/Sony Pictures Na Sony Pictures desde 2019, Danielle Bonatto assume agora como diretora de vendas no Brasil. A executiva já atuou em grandes produtoras como Universal Pictures e Warner Bros.
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Divulgação/Medtronic A Medtronic, multinacional de tecnologia em saúde, anuncia a brasileira Gisela Bellinello como nova vice-presidente no Brasil. Com mais de 30 anos de experiência na indústria de saúde, a executiva acumula passagens por grandes empresas, como General Electric Healthcare, onde trabalhou por 22 anos.
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Divulgação/CVC Paulo Palaia foi anunciado como novo CIO da CVC. Palaia volta à empresa, onde trabalhou entre 2000 e 2006. Com 40 anos de experiência na área, atuou nos últimos 27 anos como principal executivo de tecnologia na Petrobras e GOL. Também foi diretor de tecnologia da Webjet Linhas Aéreas, DASA e trabalhou como consultor de tecnologia.
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Marilaine Costa é a nova vice-presidente do segmento de negócios de saúde, voltado a hospitais e clínicas, da Sodexo On-site, multinacional francesa de serviços de alimentação. A executiva tem quase três décadas de carreira, sendo 27 na própria Sodexo.
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Divulgação/Claranet Thiago Duarte (foto) é o novo diretor executivo da divisão de Public Cloud da gigante europeia Claranet, especialista em cibersegurança e cloud. O executivo tem mais de 25 anos de carreira, com passagens por grandes empresas de TI, como Amazon Web Services, Red Hat e HP Brasil. A empresa também trouxe Rodrigo Guerrero, com mais de 20 anos de experiência, como VP de vendas, e Luciana Rauen, ex-Oracle, Roche e MSD, como diretora de RH.
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A Me Poupe!, de Nathalia Arcuri, anuncia a executiva Gina Trancoso como nova diretora de marketing & growth. Com 21 anos de experiência, ela acumula passagens por empresas como Mercado Livre, Walmart, Petlove e Livelo.
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Divulgação/FESA Group A empresa de RH FESA Group anuncia Diego Ferreira como novo sócio responsável por gerenciar projetos na área de Advisory. Com 12 anos de experiência, Ferreira passou por empresas como KPMG, Claro e Sputnik.
Bruno Hohmann, vice-presidente comercial na Renault do Brasil, assume agora como VP de vendas de marcas global, sediado na França. O executivo entrou na Renault como estagiário e tem mais de duas décadas de empresa. Ricardo Gondo, presidente da Renault Brasil, assume as atuais funções de Hohmann.