No ritmo em que o mundo está mudando, não deve ser uma surpresa que você provavelmente vai precisar atualizar suas habilidades de trabalho mais de uma vez ao longo da carreira. O upskilling – ou seja, ensinar novas competências a uma pessoa para melhorar seu desempenho – não deve mais ser visto como um marco na jornada, mas sim uma mentalidade que todos devem adotar.
E não são apenas as hard skills que você precisa dominar. De acordo com o relatório recente da Pearson sobre Power Skills, ou habilidades de poder, em tradução livre, as mais procuradas hoje se enquadram no que tradicionalmente é conhecido como soft skills.
“Todas as habilidades que os empregadores buscam giram em torno das habilidades humanas, ou power skills”, diz Mike Howells, presidente de habilidades da força de trabalho da Pearson. “As hard skills exigem retreinamento constante para se manter atualizado com a versão mais recente de soluções e ferramentas. O que faz a diferença nas habilidades dos funcionários são as soft skills, como resolução de problemas ou aprendizado pessoal, que mostram a vontade dos indivíduos de continuar crescendo e aprendendo novas habilidades ao longo da carreira.”
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Potencializando suas habilidades hoje
Habilidades de poder – também conhecidas como habilidades humanas, soft skills ou habilidades profissionais – estão em alta demanda. “Os empregadores buscam essas habilidades, pois elas mostram uma força de trabalho que pode permanecer competitiva e expandir com a empresa”, diz Howells.
De acordo com o relatório de Pearson, os empregadores estão focados em encontrar cinco habilidades essenciais:
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1. Comunicação
“A capacidade de expressar pensamentos e ideias com clareza e de ouvir, entender e responder às ideias dos outros.”
Essa é uma habilidade profissional da qual nunca nos cansamos. Ela lidera quase todas as listas de skills mais cobiçadas pelos empregadores, e por um bom motivo: temos tantos caminhos para nos comunicar hoje, mas parece que ainda não temos clareza, precisão e força para transmitir nossos pensamentos de maneira eficaz. Os profissionais que aprofundarem essa habilidade estarão bem posicionados para o futuro.
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Getty Images 2. Atendimento ao cliente
“A prestação de serviço aos clientes antes, durante e depois de uma compra”.
Todos nós já tivemos experiências ruins de atendimento, e elas podem fortalecer ou destruir uma marca. Uma experiência ruim pode se tornar viral da noite para o dia – mas o inverso também é verdadeiro. Uma mentalidade calorosa, gentil e centrada no cliente é um recurso valioso em qualquer função, esteja você diretamente voltado para o cliente ou não.
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Getty Images 3. Liderança
“A capacidade de um indivíduo, grupo ou organização de ‘liderar’, influenciar ou guiar outros indivíduos, equipes ou organizações inteiras.”
Sem uma liderança forte, equipes e organizações fracassam. Bons líderes são escassos hoje, mas os profissionais mais jovens estão motivados a desenvolver suas habilidades nesta área tão importante.
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Getty Images 4. Atenção aos detalhes
“A capacidade de ser preciso e exato nas tarefas, tendo o cuidado de perceber pequenos detalhes e garantir que todos os aspectos de um projeto sejam concluídos com precisão.”
Erros, mesmo os aparentemente pequenos, podem custar caro. Os profissionais precisam redobrar sua atenção aos detalhes para melhorar seu desempenho e construir uma vantagem competitiva mais forte no trabalho.
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5. Colaboração
“A capacidade de desenvolver relações de trabalho construtivas e colaborativas com os outros.”
A maioria de nós não consegue trabalhar sozinhos. Devemos nos comunicar, negociar e construir relacionamento com os outros para levar o projeto adiante – e esse aspecto do trabalho só aumentará à medida que o mundo se tornar mais interconectado. A capacidade de colaborar produtivamente com os outros é uma habilidade importante hoje e no futuro.
1. Comunicação
“A capacidade de expressar pensamentos e ideias com clareza e de ouvir, entender e responder às ideias dos outros.”
Essa é uma habilidade profissional da qual nunca nos cansamos. Ela lidera quase todas as listas de skills mais cobiçadas pelos empregadores, e por um bom motivo: temos tantos caminhos para nos comunicar hoje, mas parece que ainda não temos clareza, precisão e força para transmitir nossos pensamentos de maneira eficaz. Os profissionais que aprofundarem essa habilidade estarão bem posicionados para o futuro.
Preparando suas habilidades para amanhã
Como se essas cinco habilidades não fossem suficientes, você precisará de mais para ter sucesso em longo prazo. Os pesquisadores da Pearson examinaram os dados da força de trabalho usando inteligência artificial e análise preditiva para projetar como as exigências de trabalho podem mudar com os avanços tecnológicos.
O resultado? Várias outras habilidades de que você precisará em um futuro próximo, à medida que o mundo continua a mudar. Elas incluem:
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Shutterstock 1. Colaboração
“A capacidade de desenvolver relações de trabalho construtivas e cooperativas com os outros.”
É interessante que essa habilidade esteja presente nas listas de habilidades atuais e futuras para o que os empregadores precisam. Nosso melhor trabalho geralmente é produzido com a participação ativa de outras pessoas, e a necessidade de extrair o melhor de seus colegas de trabalho ao contribuir para um projeto conjunto aparentemente não desaparecerá tão cedo.
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2. Foco no cliente
“Procure ativamente maneiras de atender os clientes.”
Essa habilidade amplia a de focar no atendimento ao cliente. Embora o atendimento seja algo reativo em relação ao cliente, ter foco significa assumir uma postura mais proativa para antecipar as necessidades de uma forma surpreendente.
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Getty Images 3. Busca por aprendizado
“A capacidade de adquirir conhecimentos ou habilidades por meio do estudo ou da experiência”.
Embora seja desejado que os empregadores assumam a liderança para fornecer oportunidades de qualificação aos seus funcionários, a verdade é que aqueles que buscam esse treinamento por iniciativa própria irão mais longe e mais rápido.
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Getty Images 4. Foco na Realização
“A capacidade de assumir responsabilidades e desafios com pouca ou nenhuma supervisão, desenvolver sua própria maneira de fazer as coisas e depender de si mesmo.”
Esse é o outro lado da colaboração: a capacidade de trabalhar bem sem os outros – especificamente, sem que outros tenham que checar se você está realmente trabalhando. Se você puder colaborar bem e tiver a capacidade de trabalhar com eficiência em tarefas individuais, estará no ponto ideal.
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Getty Images 5. Inteligência Cultural e Social
“Tenha consciência e compreensão das reações dos outros.”
Em nosso mundo globalizado, a capacidade de se relacionar e se conectar de maneira inteligente com outras pessoas além das divisões sociais e culturais se tornará uma habilidade altamente valorizada. Isso requer empatia, interesse e capacidade de estabelecer uma conexão humana real com aqueles com quem interagimos.
1. Colaboração
“A capacidade de desenvolver relações de trabalho construtivas e cooperativas com os outros.”
É interessante que essa habilidade esteja presente nas listas de habilidades atuais e futuras para o que os empregadores precisam. Nosso melhor trabalho geralmente é produzido com a participação ativa de outras pessoas, e a necessidade de extrair o melhor de seus colegas de trabalho ao contribuir para um projeto conjunto aparentemente não desaparecerá tão cedo.
Construindo habilidades
Se essas são as habilidades do futuro, como vamos desenvolvê-las? Howells acredita que, em um ambiente em rápida mudança, uma mentalidade de crescimento é crucial. “Permanecer aberto ao aprendizado garante que os jovens tenham maiores oportunidades de avançar em um mundo em evolução, em vez de tentar recuperar o atraso depois.”
Além disso, ele observa, os humanos são naturalmente sociais. “Os indivíduos devem começar a tratar o aprendizado como tratam o compartilhamento nas mídias sociais ou o rastreamento de suas metas de saúde e bem-estar – construindo uma comunidade para apoiar sua jornada”, diz ele. “Usamos a tecnologia para melhorar tudo em nossas vidas, mas ainda não exploramos todo esse potencial no mundo do aprendizado.”
Por fim, também é importante ver um progresso tangível. “Aprendemos melhor quando podemos ver o valor do nosso aprendizado”, diz Howells, apontando para credenciais digitais como uma maneira de usar o poder da tecnologia para aprimorar o senso de comunidade à medida que aprendem. “Essas credenciais permitem que os indivíduos compartilhem suas vitórias, melhorem as oportunidades de aprendizado e apoiem uns aos outros ao longo da jornada de aprendizado.”
Hard skills, soft skills e mais
Em um universo profissional em constante mudança, as habilidades técnicas podem te abrir a porta – mas são as habilidades humanas que fazem de você uma parte importante da equipe. “Estaremos sempre atualizando as habilidades técnicas, aprendendo novos sistemas e trabalhando para acompanhar as mudanças da tecnologia. Mas a tecnologia não está substituindo, e sim elevando os humanos.”
É por isso que as outras habilidades – soft, power, humanas ou profissionais, chame como quiser – são a verdadeira moeda do futuro. “O que vai separar as pessoas de outros candidatos e torná-las verdadeiramente valiosas para uma empresa? Suas habilidades interpessoais – a maneira como elas podem resolver problemas, colaborar, criar estratégias e fazer todas as outras coisas que só os humanos podem fazer”, diz Howells.
Sim, o futuro é um alvo em movimento. A melhor coisa que você pode fazer para a sua carreira é mirar nas habilidades que não expiram ou perdem relevância – não importa quais mudanças possam abalar o mundo do trabalho.
*Mark C. Perna é colaborador da Forbes USA. Ele é dono de uma empresa de consultoria corporativa e escreve sobre a transformação geracional do mercado de trabalho.
(traduzido por Fernanda de Almeida)