O Grupo AR&Co está realizando o primeiro programa para acelerar a carreira dos seus funcionários negros. Hoje, 50% dos colaboradores da empresa são negros, e ocupam 29% dos cargos de supervisão, coordenação e gerência.
A meta do grupo, braço de vestuário da Arezzo, que reúne as marcas Reserva e BAW e faturou R$ 1,2 bilhão em 2022, é que esse número cresça para 31% até 2024 e 50% até 2030 em todos os níveis, desde a supervisão até a diretoria.
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Entre os 30 profissionais – especialistas, analistas e assistentes – inscritos no processo seletivo para o programa, 11 foram aprovados e começaram em julho um trabalho com a consultoria Trilhas de Impacto, especializada em promover ações de diversidade racial e práticas de liderança, e que também tem entre seus clientes Petrobras, Globo e Sky. “Percebemos que precisamos evoluir e melhorar a representatividade na alta liderança”, diz Soraia Mathias, coordenadora de diversidade da AR&Co, explicando a necessidade de um programa voltado para desenvolver, preparar e então impulsionar os talentos negros da companhia.
Os participantes terão acesso a conteúdos teóricos de carreira e liderança, além de uma etapa prática de mentoria com líderes negros internos. Esse acompanhamento vai abordar temas como ancestralidade, diversidade, comunicação estratégica, mercado corporativo e marca pessoal. “Espero descobrir os muitos potenciais que não descobri até hoje”, afirma Vinícius Gonçalves, que trabalha como assistente na empresa e participa do programa.
O objetivo é que, ao final do programa, em julho de 2024, os profissionais preencham futuras posições de coordenação e supervisão dentro da empresa. “É gratificante entender que minhas características foram vistas como as de um futuro líder e ser incluída na expectativa da empresa para ser preparada para isso”, diz Christiane Gonçalves, analista da Ar&CO e participante do programa, que deve entrar na agenda anual da empresa.