Você passou mais de uma hora elaborando sua última publicação no LinkedIn, mas ela chegou a poucas pessoas da sua rede. Todos os componentes que ajudam no impulsionamento do seu post estão lá: primeira frase impactante, foto nítida e de qualidade, hashtags. Ainda assim, depois de postar, parece que nada acontece. Só falta uma coisa no seu conteúdo: storytelling. Ou seja, ele tem que contar uma boa história.
Alterar apenas alguns detalhes para melhorar sua narrativa pode levar suas postagens no LinkedIn de tímidas a populares. Cativar o seu público significa elaborar uma narrativa com uma lição ou mensagem diferente daquelas comumente compartilhadas. Fazer isso pode ser difícil, mas traz resultados.
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Uma pesquisa do LinkedIn mostra que 77% dos seus usuários afirmam que a plataforma, em comparação com outras, produz os melhores resultados de engajamento por audiência orgânica (que são as visitas conquistadas sem impulsionamento pago, de forma espontânea). A criação de conteúdo interessante e de qualidade pode aprimorar sua marca pessoal e impactar na sua influência profissional.
Por isso, é importante fazer algumas perguntas a si mesmo a respeito da sua publicação antes de pressionar o botão de compartilhamento. Confira:
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Getty Images 1. Eu transmito credibilidade ao leitor nessa mensagem?
Navegue brevemente pelo seu feed de notícias do LinkedIn. Há grandes chances de que histórias baseadas em situações profissionais componham a maioria do conteúdo que você viu. É nosso trabalho como criadores de conteúdo compartilhar histórias nesta plataforma, e um dos principais aspectos de uma narrativa é ter um narrador confiável.
Compartilhe experiências de aprendizado que você viveu. “Seja autêntico”, disse Rachel Hickey, diretora de marketing da agência norte-americana de marketing digital Pulp Functions. “Mostre sua personalidade e seja ‘pé no chão’ para que seu público possa entender sua mensagem e se identificar com você.” Compartilhar como você navegou nas lutas ou complicações da vida real é o que repercute nos seguidores. “As pessoas querem se conectar com pessoas reais em vez de marcas”, disse Hickey.
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Getty Images 2. Há uma frase que chama a atenção dos leitores?
Depois de chamar a atenção do público com uma história autêntica, adicione um “call to action” – isto é, peça ao leitor que realize alguma ação ou dê sua opinião sobre o post nos comentários. Como um usuário ativo no LinkedIn, a minha postagem com a qual as pessoas mais se engajaram foi aquela sobre ser demitida – que teve, até hoje, 14,2 mil reações e 452 compartilhamentos. No fim do texto, eu peço que o leitor me responda: “O que está funcionando para você?”
Devido ao apelo à ação e à reviravolta na história, a postagem se tornou viral e rapidamente consegui ser notada. Com uma pergunta clara no final de uma postagem, os leitores têm um direcionamento sobre como reagir e discutir aquele conteúdo.
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Getty Images 3. Estou postando e, depois, deixando de engajar com o meu público?
Uma postagem baseada em storytelling provavelmente vai gerar várias curtidas e comentários. Estimular o engajamento do público e continuar a conversa sobre o assunto da publicação contribui para o seu sucesso no LinkedIn. A pior coisa a fazer é postar e depois sumir da plataforma, abandonando quem comentou no seu post. Se os leitores reservaram um tempo para interagir com sua publicação, agora é a sua vez de reconhecer tal esforço. Ativas as notificações é uma ótima maneira de não perder as repercussões dos seus conteúdos.
1. Eu transmito credibilidade ao leitor nessa mensagem?
Navegue brevemente pelo seu feed de notícias do LinkedIn. Há grandes chances de que histórias baseadas em situações profissionais componham a maioria do conteúdo que você viu. É nosso trabalho como criadores de conteúdo compartilhar histórias nesta plataforma, e um dos principais aspectos de uma narrativa é ter um narrador confiável.
Compartilhe experiências de aprendizado que você viveu. “Seja autêntico”, disse Rachel Hickey, diretora de marketing da agência norte-americana de marketing digital Pulp Functions. “Mostre sua personalidade e seja ‘pé no chão’ para que seu público possa entender sua mensagem e se identificar com você.” Compartilhar como você navegou nas lutas ou complicações da vida real é o que repercute nos seguidores. “As pessoas querem se conectar com pessoas reais em vez de marcas”, disse Hickey.
*Jennifer Magley é colaboradora da Forbes USA. Ela é consultora de redes sociais para executivos e profissionais, além de ter experiência com recrutamento.
(Traduzido por Gabriela Guido)