As palavras são apenas uma parte do processo de uma entrevista de emprego – e compreender a linguagem corporal vai te ajudar a ter sucesso nesse momento e na carreira de modo geral.
Linguagem corporal é a soma de todos os sinais que emitimos quando nos comunicamos, incluindo gestos, postura, contato visual e muito mais.
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As seis estratégias abaixo vão te ajudar a se preparar para uma entrevista de emprego e também para qualquer reunião ou conversa que você terá ao longo da sua trajetória profissional.
6 dicas sobre linguagem corporal
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1. Sintonize a linguagem verbal e não-verbal
A consultora de comunicação Jaqueline Farrington diz que precisamos ter certeza de que a nossa linguagem corporal está sincronizada com a verbal, especialmente no processo de entrevista de emprego. Ela é autora de “The Non-Obvious Guide to Better Presentations” (O guia não óbvio para melhores apresentações, em tradução livre), e trabalhou com centenas de palestrantes e líderes executivos. Segundo a especialista, a linguagem corporal é um poderoso indicador de emoção, intenção e significado. “Se as suas dicas não-verbais estão enviando um significado diferente das suas palavras, há duas conversas acontecendo. Se você disser: ‘Estou muito animado com esse projeto’, em uma voz monótona, enquanto está caído na cadeira, com os braços cruzados e os olhos percorrendo a sala, sua linguagem corporal acaba de trair sua fala. Seu público vai prestar atenção no não-verbal, não nas suas palavras”, diz Farrington.
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2. Simule a entrevista
Ações falam mais do que palavras, mas a linguagem corporal fala mais alto que tudo – especialmente em uma entrevista. Se você não sabe criar alinhamento e conexão entre seus gestos e palavras, pode sair muito prejudicado. “Um sinal errado durante uma entrevista pode te custar o emprego”, alerta Tonya Reiman, autora do livro “The Power of Body Language” (O poder da linguagem corporal). Para Jaqueline Farrington, que também é atriz, o ensaio é a chave para qualquer boa apresentação. Por isso, simule e grave como poderia ser uma entrevista ou apresentação importante. Depois, observe seus gestos para criar consciência sobre sua linguagem corporal.
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3. Evite movimentos desnecessários
Os movimentos que não estão ligados a nada do que você está dizendo não têm objetivo. Gestos como agitar as mãos, por exemplo, não ajudam em nada a contar sua história. Suas palavras precisam estar alinhadas ao que suas mãos, braços e corpo estão fazendo.
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4. Contato visual é importante
De acordo com um estudo de 2022 da Harvard Business School, a segurança psicológica (ou seja, passar confiança, conexão e outras emoções positivas) aumenta com maior contato visual. Farrington sugere que você melhore a percepção da sua autoridade fazendo um exercício simples, segurando o olhar de alguém de cinco a sete segundos enquanto fala. O resultado? Maior alinhamento e conexão – as duas chaves para o sucesso em uma entrevista de emprego. Outro estudo, de 2016, mostra que o contato visual é considerado um sinal de confiabilidade – um elemento da linguagem corporal determinante para uma contratação.
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5. A prática leva à perfeição
Tonya Reiman escreve que estamos enganados ao pensar que a fala é a melhor forma de comunicação. Segundo Farrington, 55% de toda a comunicação é não-verbal, por isso a linguagem corporal é tão importante. É também por isso que as entrevistas geralmente acontecem cara a cara (ou cara a tela): para que o seu potencial chefe possa ter uma noção da sua linguagem corporal e da sua autenticidade. Então, como você pode entender o que sua linguagem corporal realmente está dizendo? Lembre-se, você não pode corrigir ou melhorar algo sem conhecimento. Simplesmente praticar para uma entrevista de emprego pode significar que você está ensaiando erros. Um amigo, mentor, familiar ou mesmo um consultor de comunicação pode te ajudar a ver coisas na sua linguagem corporal que você talvez não perceba sozinho.
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6. Esqueça você mesmo
O ensaio e a prática são importantes para que você possa esquecer de si mesmo depois. “Existem regras ocultas no comportamento humano. Só precisamos saber onde procurar”, diz a especialista em linguagem corporal Vanessa Van Edwards em seu best-seller, “Captivate” (Cativar). “Você percebe que está confiante na entrevista quando consegue desviar a atenção de si mesmo”, observa Farrington. A prática e uma consultoria podem te ajudar a buscar essa confiança. Mas como saber se sua atenção não está voltada para você mesmo durante a entrevista? Você fica curioso, faz perguntas, transforma o que poderia ser um interrogatório em uma conversa. Você percebe que não está falando do seu currículo, e sim da sua relevância. Você está descrevendo o que já fez ou falando sobre como pode ajudar agora? Quando a curiosidade entra na conversa, você está na direção certa.
1. Sintonize a linguagem verbal e não-verbal
A consultora de comunicação Jaqueline Farrington diz que precisamos ter certeza de que a nossa linguagem corporal está sincronizada com a verbal, especialmente no processo de entrevista de emprego. Ela é autora de “The Non-Obvious Guide to Better Presentations” (O guia não óbvio para melhores apresentações, em tradução livre), e trabalhou com centenas de palestrantes e líderes executivos. Segundo a especialista, a linguagem corporal é um poderoso indicador de emoção, intenção e significado. “Se as suas dicas não-verbais estão enviando um significado diferente das suas palavras, há duas conversas acontecendo. Se você disser: ‘Estou muito animado com esse projeto’, em uma voz monótona, enquanto está caído na cadeira, com os braços cruzados e os olhos percorrendo a sala, sua linguagem corporal acaba de trair sua fala. Seu público vai prestar atenção no não-verbal, não nas suas palavras”, diz Farrington.
Quando a conversa for importante para você, reserve um tempo para se concentrar no que importa. Não vá para a entrevista sem alinhamento e conexão. Caso contrário, sua linguagem corporal pode te entregar. Com uma compreensão mais profunda da comunicação eficaz, a linguagem corporal pode transmitir um nível de autenticidade para apoiar a sua ambição profissional.
*Chris Westfall é colaborador da Forbes USA. Ele é autor de livros, escreve sobre a importância da comunicação para a liderança e também é consultor de empresas e empreendedores, ajudando a criar culturas com melhor engajamento e colaboração.
(traduzido por Fernanda de Almeida)