Até agora, não sabemos muito sobre o impacto que a inteligência artificial terá, de fato, no mercado de trabalho.
Mas o que não faltam são previsões sobre os efeitos da tecnologia no futuro do trabalho e dos empregos, desde a adoção dos computadores pelas empresas e a popularização do termo “automação” no início da década de 1950.
Mais recentemente, o boom da IA chegou com muitas especulações, principalmente de acadêmicos, sobre a possível eliminação de empregos por máquinas cada vez mais inteligentes, que devem se igualar ou superar os humanos num futuro muito próximo.
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Um paper recém-lançado e produzido por pesquisadores do Laboratório de Ciência da Computação e Inteligência Artificial do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), visa esclarecer as previsões sobre IA e empregos.
Ele pode ser traduzido como “Além da Exposição à IA: Quais Tarefas são Economicamente Viáveis de Automatizar com Visão Computacional?”. E conclui que apenas 23% dos salários vinculados a tarefas relacionadas à visão (atividades ou problemas que envolvem o processamento e interpretação de informações visuais por sistemas computacionais) poderiam ser substituídos de maneira eficaz e financeiramente viável por IA.
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Como medir o impacto da IA nas nossas vidas e empregos
Segundo os pesquisadores do MIT, a ansiedade em relação à inteligência artificial é um resultado das pesquisas que tentam medir o impacto da tecnologia nas nossas vidas com a ideia de “Exposição à IA” – a classificação das tarefas pelo seu “potencial de automação”.
O problema disso é que não se considera a “viabilidade econômica” do uso da tecnologia. E se confunde automação total, o que pressupõe substituição de trabalhadores, com automação parcial, que na verdade poderia melhorar o desempenho do trabalho.
Para resolver isso e construir o que os pesquisadores chamam de “primeiro modelo de automação de IA ponta a ponta”, eles focaram em tarefas relacionadas com a visão, que têm estimativas de custos para sistemas de IA mais desenvolvidas.
O modelo avalia o nível de proficiência necessário para realizar uma tarefa com base em pesquisas com profissionais, o custo de alcançar essa proficiência através de trabalhadores humanos ou de sistemas de IA (que são caros de desenvolver) e a decisão econômica das empresas sobre adotar ou não IA para uma tarefa específica.
Usar inteligência artificial pode ser financeiramente inviável
Utilizando o novo modelo, os pesquisadores do MIT descobriram que a automação ainda não é viável para as empresas na maioria dos casos, devido aos grandes custos iniciais dos sistemas de IA.
A redução do custo do desenvolvimento e da implantação dessa tecnologia (aumentando a escala, possivelmente através da utilização de uma plataforma de IA como serviço), reduziria esses custos. No entanto, “mesmo com rápidas reduções de custos de 20% ao ano, ainda levaria décadas para que as tarefas de visão computacional se tornassem economicamente eficientes para as empresas”, segundo o estudo.
Obstáculos para a rápida adoção da IA
Os pesquisadores argumentam que as suas descobertas também se aplicam à IA generativa e à automação de tarefas relacionadas com a linguagem. Todas as áreas de implementação de IA requerem afinação ou personalização para adaptá-las às características específicas da empresa, um fator de custo importante e um obstáculo à rápida adoção pelas companhias.
Outro empecilho, nem sempre considerado pelos economistas e pesquisadores, é o que um estudo do Fundo Monetário Internacional chama de “aceitabilidade social da IA”. Algumas profissões podem integrar perfeitamente as ferramentas de IA, enquanto outras podem enfrentar resistência devido a preocupações culturais, éticas ou operacionais.
Mais pesquisas sobre IA e trabalho
Esse estudo foi lançado próximo ao Fórum Econômico Mundial em Davos, na semana passada, onde a IA foi o principal tema de discussão.
O FMI estimou que quase 40% dos empregos globais estão “expostos” à IA. Nas economias avançadas, cerca de 60% dos empregos podem ser afetados pela inteligência artificial. Aproximadamente metade dos empregos expostos podem se beneficiar do uso da tecnologia, aumentando a produtividade. Por outro lado, as aplicações de IA poderão executar tarefas essenciais atualmente desempenhadas por seres humanos, o que poderá reduzir a procura de mão de obra, e levar a salários mais baixos e a uma redução das contratações. “Nos casos mais extremos, alguns destes empregos podem desaparecer”, diz o relatório do FMI.
Indo além dos modelos econômicos, outro estudo divulgado às vésperas da reunião de Davos recolheu dados diretamente dos responsáveis pela criação e eliminação de empregos.
A gigante de contabilidade PwC conduziu uma pesquisa com 4.700 CEOs em 105 países e descobriu que cerca de um quarto dos executivos espera que a implantação de IA generativa nos seus próprios negócios vai levar a cortes de empregos de pelo menos 5% este ano.
Quase 75% previram que a IA generativa vai mudar significativamente os seus negócios nos próximos três anos, exigindo formação de funcionários em novas competências e gestão de novos riscos de segurança cibernética, desinformação e preconceitos em relação a grupos específicos de clientes ou funcionários.
Os CEO podem ter compreendido intuitivamente (mas não perguntado diretamente sobre) a “aceitabilidade social” da IA. Tal como acontece com qualquer outra nova novidade tecnológica emergente nas últimas sete décadas, o fator social é muitas vezes negligenciado nas especulações sobre o seu impacto nos empregos e na natureza do trabalho.
Previsões podem (e provavelmente vão) falhar
Em um artigo sobre o estudo do FMI, Harry Law, pesquisador do Google Deepmind, de pesquisa e desenvolvimento de inteligência artificial, observa isso como um grande problema desse estilo de análise. Devido à dificuldade de quantificar e avaliar os “elementos contextuais, reputacionais, burocráticos e sociais da adoção da IA”, o que temos aqui é “mais ou menos um jogo de adivinhação”.
O que ele quer dizer é que o mundo real não segue as previsões dos especialistas. Especialmente quando essas previsões são sobre o que as pessoas farão (ou não) com as novas tecnologias.
Foi muito difícil, talvez impossível, prever o impacto dos PCs na natureza do trabalho.
As máquinas assumiram algumas das tarefas repetitivas e “enfadonhas” que nenhum gestor se dignaria a desempenhar antes da década de 1980. A digitação de memorandos (mais tarde emails), o arquivamento de documentos, o registro e cálculo, grande parte da gestão da informação do escritório, antes exclusivamente nas mãos de secretárias, tornou-se na década de 1980 (e além) parte do trabalho dos executivos de negócios.
E por quê? Porque agora eles podiam fazer todo esse trabalho com uma nova ferramenta “legal”, o computador, que lhes dava uma imagem de vanguarda e de elevado estatuto dessa nova tecnologia. O que importava era que você era importante o suficiente para ter uma dessas máquinas, não que você realizasse com ela tarefas que eram consideradas inferiores apenas alguns anos antes.
A inteligência humana é criativa, aberta e imprevisível.