Com a entrada de novas gerações no mundo corporativo – e suas prioridades voltadas para a saúde mental e a diversidade –, a liderança tóxica ganhou os holofotes como tópico de atenção. “Há uma pressão maior para que as empresas adotem práticas de liderança mais saudáveis e inclusivas. Mas, apesar dos avanços, a presença de líderes tóxicos ainda é uma realidade”, afirma João Marcio Souza, CEO da Talenses Executive, empresa do Talenses Group, voltado ao recrutamento de profissionais.
O que é liderança tóxica?
“Tóxico” é uma daquelas palavras que vem sendo usada com muita facilidade, especialmente no ambiente de trabalho. Mas exatamente quais características indicam que um ambiente de trabalho, ou um líder, se tornou tóxico?
Caracterizada por comportamentos nocivos que prejudicam o ambiente de trabalho e a saúde mental dos colaboradores, a postura esteve presente na carreira da maior parte dos profissionais. Mais precisamente, 90% (87,9% das mulheres e 86,2% dos homens) afirmaram que já tiveram líderes tóxicos, de acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Talenses Group. O estudo contou com 590 entrevistados, sendo eles 20% diretores, VPs e presidentes, 31% gerentes, 27% coordenadores, especialistas e supervisores e 22% analistas, assistentes, estagiários e trainees.
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Apesar disso, quando questionados sobre a relação com a atual liderança, a maioria dos respondentes classificou a relação como “boa” (42%) ou “ótima” (32%). Menos de 26% dos respondentes disseram ter uma relação “ruim” ou “péssima” com os chefes.
Assim como muitos outros temas no mundo do trabalho, uma cultura de trabalho tóxica geralmente começa pela liderança. Entre as principais características de um líder tóxico, abuso de poder, manipulação emocional e comunicação violenta foram os três temas mais levantados pelos entrevistados. Além disso, abordagem autoritária, excesso de controle e falta de reconhecimento, feedback e de disponibilidade para ouvir também foram citados. “Algumas pessoas sofrem com essa toxicidade no dia a dia, prejudicam a saúde mental e física, mas não endereçam o problema com receio de perder a relação de trabalho.”
O MIT Sloan desenvolveu o framework “Toxic Five”, oferecendo cinco atributos que sinalizam uma cultura de trabalho tóxica. São eles:
- Desrespeito
- Falta de inclusão
- Antiético
- Competitivo de forma destrutiva
- Abusivo
Gerações e a liderança tóxica
Segundo o estudo do Talenses Group, a geração mais afetada pelo comportamento foi a Y. Mais de 90% dos millennials, nascidos entre 1984 e 1995, afirmaram já terem tido uma liderança tóxica.
Enquanto isso, a geração Z, a última a entrar no mercado de trabalho, foi a que menos relatou ter vivenciado esse tipo de postura dos chefes – talvez pela falta de experiência profissional. Ainda assim, 77,4% já tiveram líderes tóxicos. Para os baby boomers e a geração X, as respostas ficaram em 81,5% e 87,2%, respectivamente.
A liderança tida como tóxica sempre existiu. O que vem mudando é a postura dos novos profissionais. “Isso era um tabu para gerações passadas. Não se tratava desse assunto porque você tinha uma relação com o emprego de muito mais apego. Hoje, esse tipo de comportamento acaba sendo inaceitável.”
Leia também:
- Como líderes podem transformar ambientes tóxicos e criar equipes produtivas
- Como a positividade tóxica pode acabar pesando o clima no trabalho
Homens x mulheres
A pesquisa também identificou as percepções sobre a liderança tóxica entre homens e mulheres. Apesar de números semelhantes no questionário, as mulheres consideraram mais a manipulação emocional como traços tóxicos, com 64% das respostas, do que os homens, com 49%.
Na mesma linha, assédio moral ou sexual obtiveram resultados parecidos, citados por 6% das mulheres e 3% dos homens. “O impacto do assédio acaba sendo muito mais profundo na mulher do que no homem.”
Como identificar um ambiente tóxico
Para identificar a toxicidade no ambiente de trabalho, Souza aconselha a prestar atenção em altos índices de turnover de funcionários e na repercussão de denúncias. “A empresa começa a emitir vários sinais de que ali tem algum problema de liderança”.
Olhando para o futuro, o CEO acredita que os líderes tóxicos não devem se extinguir, mas destaca que a nova postura dos mais jovens pode ajudar a desintoxicar o ambiente de trabalho. “A consciência de que a liderança tóxica existe é um bom primeiro passo.”
Como saber se é hora de sair de um ambiente de trabalho tóxico
Um relatório do McKinsey Health Institute descobriu que um em cada quatro funcionários em todo o mundo sofre com altos índices de comportamento tóxico no trabalho.
Se você sente pavor de ir trabalhar todos os dias, pode estar preso em um ambiente de trabalho tóxico.
Aqui estão 10 sinais de que é hora de seguir em frente
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1. O trabalho é exaustivo
Na medida do possível, seu trabalho deve te encher de energia, não sugar sua vida. Se você se sente física e mentalmente exausto ao final de cada dia, isso pode ser um sinal de alerta. Com o tempo, você pode ter um burnout, que pode até levar a problemas mais sérios, como um ataque cardíaco ou derrame.
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2. Você fica desmotivado
Outro sinal de que você está em uma cultura de trabalho negativa é sentir-se constantemente desmotivado. Se você está lidando com um ambiente de trabalho tóxico há anos, sua autoconfiança pode estar tão desgastada que você começa a questionar suas habilidades. Se for o caso, pode ser hora de encontrar um ambiente de trabalho diferente.
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3. A empresa tem alta rotatividade
Todos os seus colegas estão indo embora? Se sua organização tem dificuldade em reter funcionários, isso pode ser um sinal de alerta. Além de criar um ambiente de trabalho tóxico, isso pode impactar negativamente os resultados financeiros. De acordo com um relatório recente da SHRM (Sociedade para Gestão de Recursos Humanos), o custo da rotatividade devido à cultura no local de trabalho ultrapassou R$ 1,1 trilhão (US$ 223 bilhões) em cinco anos.
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4. Limites pouco saudáveis
Culturas de trabalho tóxicas frequentemente normalizam a falta de limites saudáveis. Por exemplo, seu gerente pode pedir que você esteja disponível para responder e-mails à noite e nos fins de semana. Ou é esperado que você fique até tarde todas as noites para terminar os projetos. Se seu chefe pede que você se esforce até o ponto de exaustão e esgotamento, isso pode ser um sério sinal de alerta.
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5. Falta de transparência
Uma cultura de trabalho saudável é caracterizada pela comunicação aberta. Quando a transparência não existe, os funcionários perdem a confiança nos seus líderes e, eventualmente, nos seus colegas. Nesse ponto, a motivação, o engajamento e a lealdade de toda a equipe diminuem. Se seu gerente retém intencionalmente informações valiosas, pergunte a ele sobre isso. Se você não conseguir uma resposta razoável, pode ser hora de procurar outro emprego.
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6. Moral baixa
Quando você está cercado de colegas que estão constantemente reclamando do trabalho, isso pode te desgastar. Isso porque as emoções são contagiosas, especialmente a negatividade. Se você suporta tensão constante porque sua equipe está insatisfeita, pode estar em um ambiente de trabalho tóxico.
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7. Nepotismo
Nepotismo é a prática de conceder empregos a amigos, familiares e conhecidos que não têm as qualificações necessárias para a posição. Esse tipo de favoritismo contribui para uma cultura que desencoraja perspectivas diversas, o que pode ser tóxico. Se você começar a notar essa tendência, pode ser hora de considerar outras oportunidades de trabalho.
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8. Falta de apoio ao crescimento profissional
Se seu chefe continua prometendo oportunidades de crescimento que não se concretizam, isso é um sinal de alerta. Uma cultura de trabalho saudável incentiva os funcionários a aprimorar suas habilidades e aprender coisas novas. Se sua empresa não está investindo no seu desenvolvimento profissional, pode ser hora de seguir em frente.
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9. Tolerância ao assédio ou bullying
Uma cultura de trabalho positiva deve garantir um ambiente seguro e inclusivo para os funcionários. Mas quando o assédio e o bullying são tolerados, isso contribui para um ambiente de trabalho tóxico. Alguns exemplos incluem piadas ofensivas, insultos, intimidação ou até ameaças físicas. Se você reconhecer qualquer um desses comportamentos, entre em contato com o departamento de recursos humanos imediatamente.
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10. Comportamentos desrespeitosos
O MIT Sloan decidiu investigar mais profundamente o que torna uma cultura de trabalho tóxica. Na análise, eles observaram quais tópicos mencionados pelos funcionários tiveram impactos mais negativos. Sentir-se desrespeitado no trabalho ficou no topo. Quando você experimenta uma falta de consideração e dignidade constante no escritório, pode ter certeza de que está lidando com um ambiente de trabalho tóxico.
1. O trabalho é exaustivo
Na medida do possível, seu trabalho deve te encher de energia, não sugar sua vida. Se você se sente física e mentalmente exausto ao final de cada dia, isso pode ser um sinal de alerta. Com o tempo, você pode ter um burnout, que pode até levar a problemas mais sérios, como um ataque cardíaco ou derrame.