
Com mais de 20 anos de experiência e passagens por grandes fabricantes dos mercados automotivo e de blindagem, Rodrigo Cardoso assume como CEO das fábricas de vidro da Carbon, maior blindadora de veículos civis do mundo.
O executivo tem no currículo empresas como AGP Group, onde atuou por mais de 10 anos e chegou à posição de CEO, Grammer AG e Inergy Automotive Systems, antes de ingressar na Carbon há cerca de um ano como líder de operações. “Desde a minha chegada ao grupo, houve um alinhamento estratégico para que eu assumisse a liderança, especialmente diante da minha participação na estruturação da nova fábrica”, explica Cardoso, que atua ao lado de Alessandro Ericsson, fundador e CEO da blindadora.
A empresa, que completa uma década este ano, blindou quase 5.000 veículos em 2024, o que corresponde a cerca de 15% do mercado nacional. Este ano, projeta atingir 6 mil carros blindados e faturamento de R$ 600 milhões, após R$ 470 milhões em 2024. À frente das plantas industriais, Cardoso tem como objetivo consolidar a marca nacional e internacionalmente e elevar a capacidade produtiva. “Estamos investindo na otimização de processos, tecnologia e time para atender uma demanda crescente.”
Antes da Carbon, Cardoso migrou para o setor de alimentos e ficou por quatro anos à frente da marca de pastas de amendoim Dr. Peanut. Segundo o executivo, foi a condução da empresa nesse momento – somada a uma trajetória sólida no setor de blindagem – que o destacou e o levou ao cargo atual. “Liderar uma empresa do varejo alimentar, um mercado dinâmico e altamente competitivo, reforçou minha convicção de que princípios sólidos de gestão empresarial são universais”, diz o executivo. “Uma gestão orientada por processos, metas claras e foco em performance é aplicável e eficaz mesmo em setores completamente distintos.”