Você está se sentindo com raiva? Talvez com relação às notícias e ao que está acontecendo no mundo? Ou em relação ao seu trabalho? Sua vida pessoal? Você não sabe muito bem como administrar isso?
LEIA MAIS: O que estresse, mudança e isolamento causam no cérebro
Existem formas mais e menos produtivas de lidar com a raiva, e é importante abordar situações do tipo o quanto antes. Deixar a raiva envenenar e até afetar negativamente sua saúde, com o abuso de álcool ou o excesso de alimentação, não vai melhorar em nada a sua vida.
Veja, a seguir, 4 maneiras de gerenciar sua raiva de forma eficiente e produtiva:
Identifique a causa do problema
Talvez você esteja consumindo muita mídia negativa, cercando-se das pessoas erradas ou tendo problemas financeiros. Pode ser, ainda, que você não goste do seu trabalho, tenha um problema familiar ou esteja enfrentando dificuldades com o parceiro. Talvez você não esteja satisfeito com a pessoa que você se tornou, mas a única maneira de começar a gerenciar é identificar a causa. Você pode já saber a resposta – ou pode não ter ideia ainda -, mas dedique um tempo para pensar, de maneira que você possa começar a lidar com isso.
Faça exercícios físicos
Uma forma produtiva de se livrar da ansiedade e da raiva é por meio da prática de exercícios físicos. Você vai se sentir muito melhor depois – essa é a maneira mais saudável de lidar com a raiva e o estresse. Se você não gosta de fazer exercícios, tente dar um passeio ou dançar, algo que vá consumir energia e ajudar a acalmá-lo. Praticar exercícios de forma consistente é uma parte importante do gerenciamento da raiva e das emoções sombrias, por isso, reserve um tempo para isso todos os dias. Quando estiver passando por um período sombrio e frustrante, pense no exercício como uma consulta médica. Você vai agradecer a si mesmo.
Faça terapia
Se você puder pagar, fazer terapia é uma maneira incrivelmente útil de analisar os problemas que você precisa resolver pessoalmente e profissionalmente. Isso também ajuda a aliviar o fardo da família e dos amigos, para que você nem sempre tenha que desabafar com eles. A terapia realmente agiliza o processo de lidar com a raiva, já que você pode contar com a ajuda de alguém que ajude a ressignificar seus pensamentos, para descobrir qual é a raiz dos problemas.
VEJA TAMBÉM: 3 dicas para lidar com a raiva no trabalho
Passe mais tempo com seus amigos
Faça questão de passar um tempo com pessoas que são positivas, que fazem você se sentir bem consigo mesmo e que desejam o melhor para você. Vá tomar um café ou um drinque com seu amigo mais divertido. Tenha uma noite agradável com as pessoas que mais gosta. Faça programas e passeios pelos quais tenha interesse e aproveite a companhia de pessoas que amam você de forma recíproca.