Nesta semana de agenda econômica não tão carregada como na anterior, os investidores estarão de olho no noticiário para tomar decisões no mercado de ações.
Hoje (20), começa o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça, que segue até sexta-feira. Lá, o Ministro da Economia, Paulo Guedes, terá a missão de convencer o mundo sobre os avanços do país para o crescimento econômico sustentado.
LEIA TAMBÉM: Ibovespa amplia ganhos no fechamento
Além do desgaste internacional já enfrentado diante das políticas ambientais para o Brasil, desta vez, o recente discurso de inspiração nazista do ex-secretário especial da Cultura, Roberto Alvim, deve impactar no diálogo de Guedes com lideranças de outras nações.
No Brasil e no mundo, os negócios de hoje devem ter volume mais baixo que o normal por conta do feriado nos Estados Unidos, dia de Martin Luther King, quando as bolsas norte-americanas não operam.
Na Ásia, a maioria dos índices fechou com alta, exceto Hang Seng (Hong Kong) com baixa de 0,90% aos 28.795 pontos. Nikkei (Japão) subiu 0,18% aos 24.083 pontos e Kospi (Coreia) recuou 0,54% aos 2.262 pontos. Na Europa, os índices seguem com tendências mistas.
Ao longo da semana, sem data definida, aqui no Brasil, haverá a divulgação dos dados de mercado de trabalho do CAGED e de arrecadação federal. Na quinta-feira (23), anúncio da inflação medida pelo IPCA-15.
****
Luciene Miranda é jornalista especializada em Economia, Finanças e Negócios com coberturas independentes na B3, NYSE, Nasdaq e CBOT
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.