Quando as portas se fecham, os produtos têm validade, quando a roda d’água para e a água começa a ter limo, é porque já deveríamos ter nos movimentado antes.
Uma das dicas de um espião da CIA, que pode salvar sua vida, é o movimento. Qualquer que ele seja. O avião caiu, bateu o carro, tem uma pandemia: movimente-se. Nada na natureza é estático, nada dentro de nós para.
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No mundo do vinho idem, tudo se transforma o tempo todo e quando o mundo está lutando para sobreviver, para passar o teste da pandemia, das questões internas de cada um, podemos nos espelhar, agradecer e nos inspirar em pessoas que conseguem unir forças e se movimentar como a jornalista Alexandra Forbes e a empresária Claudia Martinez.
Para ajudar restaurantes, principais consumidores de vinhos como pessoa jurídica, elas lançaram o GGG, de “gentileza gera gentileza”. “Compre um vale-presente hoje para seu lugar favorito não quebrar amanhã”, diz a tagline do movimento. Ele ajudará bares e restaurantes de São Paulo a tentarem sobreviver em meio a essa crise.
Dados da Abrasel, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, apontam que 6 milhões de empregos estão ameaçados com a pandemia de Covid-19 e a crise econômica a seguir. O GGG venderá, através de uma loja virtual criada pelo aplicativo Start Play, vales-presente de R$ 150 em mais de 60 bares e restaurantes paulistanos que só poderão ser redimidos após outubro, quando, espera-se, o pior já terá passado.
“Quando a Alê nos contatou e contou sobre a ideia do projeto, dada a iminência do fechamento dos restaurantes da cidade, incluindo todos nossos já clientes e amigos, começamos a trabalhar, incansavelmente dia e noite para apoiar e colocar o produto no ar”, conta Claudia Martinez, diretora executiva da Start Pay.
Além da Start Pay, plataforma completa de pagamentos online, entraram no time Guime Davidson, um dos grandes diretores de criação da propaganda brasileira, que criou a logomarca GGG e a TAO Public Relations, agência de comunicação das jornalistas Monique Paoletti e Thais Gagliardi. Em um final de semana, mais de 50 restaurantes aderiram à campanha, e a lista não para de crescer.
O GGG é um mecanismo simples e eficaz, basta baixar o aplicativo Start Play, se registrar, ir à loja GGG e encontrará a lista de restaurantes. Há desde projeto social, como o Bufê Flor de Mandacaru, sediado numa comunidade carente da cidade, até restaurantes premiados mundialmente, como A Casa do Porco, Evvai e Mocotó, além de bar de vinhos naturais e lanchonete, entre outros. Vale ressaltar que o projeto tem no seu âmago o suporte a este setor, mas, se o restaurante de que você comprar o vale falir, o mesmo deixa de valer. Vamos apostar que isso não aconteça!
Grandes empresas de alimentos e bebidas já aderiram à causa. As italianas San Pellegrino e Acqua Panna, de água mineral gaseificada e soft drinks que visa sempre apoiar a comunidade de chefs e restaurantes, foi a primeira a comprar centenas de vales-presente em apoio ao movimento. A Jim Beam, do tradicional bourbon americano, comprometeu-se a comprar um grande lote e vai impulsionar as vendas dos vales, presenteando quem comprar quatro ou mais vales de um mesmo estabelecimento com uma garrafa do bourbon. A hortifruti Natural da Terra, maior rede varejista de hortifrutigranjeiros do Brasil, com 59 lojas no país, também apoia a causa. Para acessar o projeto, que já está ativo desde o começo do mês, entre no site e verifique.
São muitos movimentos positivos mundo afora e todos fazendo o melhor que podem, seja consigo mesmo ou com o outro, os outros. O importante é movimentar pois, mesmo quando boiamos não podemos parar. O movimento salva!
Tchin tchin!
Carolina Schoof Centola é fundadora da TriWine Investimentos e sommelière formada pela ABS, especializada na região de Champagne. Em Milão, foi a primeira mulher a participar do primeiro grupo de PRs do Armani Privé.
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