A rainha Elizabeth 2ª morreu hoje (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia, e será sucedida no trono britânico por seu filho mais velho, Charles, informou o Palácio de Buckingham.
A monarca morreu na presença dos familiares, que foram chamados ao castelo nesta quinta-feira depois que os médicos da família mostraram preocupação com sua saúde.
Elizabeth 2ª vinha sofrendo desde o final do ano passado do que o Palácio de Buckingham chamou de “problemas episódicos de mobilidade”. Ela também tinha reduzido suas aparições públicas e, em alguns casos, foi representada em eventos por Charles e pelo filho mais velho dele, o príncipe William, que torna-se agora o primeiro na linha de sucessão ao trono britânico.
Leia mais: As lições de carreira da rainha Elizabeth
Elizabeth 2ª herdou o trono de seu pai, o rei George VI, quando tinha apenas 25 anos, e reinou por 70 anos – o reinado mais longo da história do Reino Unido. Em 2015, ela superou a rainha Vitória (1819-1901), que ocupou o trono por 63 anos.
-
Reprodução/Forbes Rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo no dia de sua coroação em junho de 1953.
-
Reprodução/Forbes A rainha e o duque caminham pelas ruas das Bermudas, Hamilton, em novembro de 1955.
-
Reprodução/Forbes A rainha na Nigéria durante sua turnê pela Commonwealth em fevereiro de 1956.
-
Reprodução/Forbes A rainha fala com o presidente dos EUA, John F. Kennedy, enquanto Jackie Kennedy conversa com o duque no Palácio de Buckingham em junho de 1961
-
Anúncio publicitário -
Reprodução/Forbes A rainha aperta a mão do ator britânico Peter O’Toole na estreia de Lawrence da Arábia em Londres em 1962.
-
Reprodução/Forbes A rainha visita um mercado durante uma turnê real de Hong Kong em 1975
-
Reprodução/Forbes A rainha faz um discurso durante sua visita à Nova Zelândia em 1977
-
Reprodução/Forbes A rainha em um jogo de polo com o comandante da cavalaria doméstica, coronel William Gerard Leigh, no Guards Polo Club, em Berkshire, em junho de 1981.
-
Reprodução/Forbes A rainha anda de canoa em Tuvalu durante sua viagem oficial ao Pacífico Sul em 1982.
-
Reprodução/Forbes A rainha discursa em uma sessão conjunta do Congresso na Câmara da Câmara em maio de 1991
-
Reprodução/Forbes A rainha com o presidente sul-africano Nelson Mandela durante sua visita de Estado à Grã-Bretanha em 1996
-
Reprodução/Forbes A rainha recebe um disco de hóquei de Markus Naslund, capitão do Vancouver Canucks, depois que ela deixou cair o disco em um jogo de pré-temporada em Vancouver, British Columbia, durante sua turnê “Canada Golden Jubilee” em outubro de 2002
-
Reprodução/Forbes A rainha no casamento do príncipe William e Catherine Middleton na Abadia de Westminster em 29 de abril de 2011, em Londres.
-
Reprodução/Forbes A rainha Elizabeth II participa de seu desfile anual de aniversário com membros da família real em 13 de junho de 2015, em Londres.
-
Reprodução/Forbes Rainha Elizabeth II no funeral do príncipe Philip, duque de Edimburgo, no Castelo de Windsor, em 17 de abril de 2021.
-
Reprodução/Forbes A rainha Elizabeth II recebe flores de uma criança que participa de uma recepção para comemorar o início do Jubileu de Platina em Sandringham House em 5 de fevereiro de 2022.
Rainha Elizabeth II e o duque de Edimburgo no dia de sua coroação em junho de 1953.
Além do Reino Unido, Elizabeth 2ª também era chefe de Estado de 14 países da Commonwealth (a Comunidade Britânica, que reúne antigas colônias), entre eles Austrália, Canadá e Nova Zelândia, e países do Caribe e ilhas do Pacífico.
A rainha era uma monarca constitucional. Isso significa que embora fosse a chefe de Estado, os poderes do cargo são simbólicos e cerimoniais, e aquele que ocupa o trono deve se manter politicamente neutro.
Leia mais: 10 curiosidades sobre Elizabeth 2ª, a rainha do século 21
Quem foi Elizabeth 2ª
Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em Londres em 21 de abril de 1926. Era a primeira de duas filhas de Albert Frederick Arthur George e de Elizabeth Bowes-Lyon, então duque e duquesa de York.
Quando nasceu, seu avô, George V, estava no poder – ele foi o primeiro membro da família Windsor a ser coroado. Elizabeth era a terceira na linha de sucessão da coroa, atrás de seu tio Edward e de seu pai.
As duas filhas do casal, Elizabeth e Margareth, receberam uma educação convencional em casa, com o auxílio de tutores.
George V, avô de Elizabeth, morreu em 1936, quando ela tinha apenas dez anos. Seu tio, Rei Edward VIII, o primeiro na linha de sucessão, abdicou do trono menos de um ano depois para se casar com Wallis Simpson, uma socialite norte-americana. Sua decisão levou o pai de Elizabeth a ser declarado rei.
A história do casal é retratada no filme “W.E.” (2011), que foi dirigido e roteirizado por Madonna.
George VI reinou até 1952, quando morreu de câncer no pulmão. Gago, ele fumou durante grande parte da sua vida – à época, os médicos recomendavam a prática como tratamento para seu distúrbio de fala. Ele é lembrado pelos britânicos por se pronunciar no rádio durante a Segunda Guerra Mundial, quando o país era atacado pela Alemanha nazista.
O longa “O Discurso do Rei” (2010) retrata a amizade de George VI com Lionel Logue, um fonoaudiólogo que o ajudou a superar a gagueira e fazer os discursos pelos quais o rei ficou conhecido. O filme foi premiado com quatro Oscars.
Aos 25 anos, Elizabeth 2ª herdou o trono de seu pai e assumiu o reinado.
Leia mais: O estilo de moda único da rainha Elizabeth
A família real
Na época, a rainha já era casada há quase cinco anos com príncipe Philip Mountbatten (1921-2021), filho do príncipe Andrew da Grécia, e já tinha dado à luz a dois de seus quatro filhos: Charles, em 1948, e Anne, em 1950. Dez anos depois vieram Andrew e o mais novo, Edward, nascido em 1964.
A coroação da nova rainha só aconteceu em 2 de junho de 1953, quando a família real passou a morar no Palácio de Buckingham, no centro de Londres. O então príncipe Philip recebeu o título de Duque de Edimburgo.
Desde então, a família cresceu bastante.
Em 1973, a princesa Anne se casou com Mark Anthony e em 1977 nasceu Peter Philips, o primeiro filho do casal e primeiro neto da rainha. A primeira neta de Elizabeth, Zara, nasceu em 1981, também filha de Anne.
No mesmo ano, Charles casou-se com Lady Diana, que recebeu o título de Princesa de Gales. Um ano depois, ela deu à luz ao príncipe William, o segundo na linha de sucessão, e em 1984 nasce Harry, o segundo filho do casal.
Em 1997, já divorciada de Charles, a princesa Diana morreu em um acidente de carro em Paris após ser perseguida por paparazzis.
Em 2011, o príncipe William (à época segundo na linha de sucessão) e Catherine Middleton se casaram e receberam o título de duque e duquesa de Cambridge.
A Rainha Elizabeth celebrou em 2013 o nascimento do bisneto George , filho de William e Kate, nomeado oficialmente sua alteza real Príncipe George Alexander Louis, Duque de Cambridge. Com a morte da rainha, ele passa a ser o segundo na linha de sucessão ao trono.
Em 2018, o príncipe Harry, neto da rainha, se casou com Meghan Markle. Em 2019 nasceu seu primeiro filho, Archie, e em 2021, Meghan deu à luz à primeira menina do casal, Lilibet Diana – seu primeiro nome é uma homenagem à rainha, que é chamada de Lilibet por seus familiares.
(Com Reuters)