Os ingredientes são bem conhecidos, big data e algoritmos. E a receita é simples na teoria, mas de execução difícil: usando informação e tecnologia, atender clientes famintos por uma boa refeição, mas sem apetite para sair de casa e enfrentar o trânsito na rua e a fila no restaurante. Essa é a fórmula da Simple&Co, uma “foodtech” fundada em 2020 que avançou no conceito de “dark kitchen” (cozinhas que servem apenas refeições via delivery).
Para além de apenas usar esses recursos terceirizados, a Simple&Co aproveita a capacidade já instalada de restaurantes existentes para desenvolver marcas virtuais. “Por exemplo, detectamos que a demanda por comida japonesa ou árabe em uma determinada região de São Paulo era maior que a oferta, mas havia outros restaurantes do bairro com capacidade ociosa”, diz Alan Pedroso, um dos fundadores da empresa. “Assim, criamos marcas para aproveitar essa ociosidade.”
Confira quais são as 10 marcas mais valiosas do Brasil 2023
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SOPA Images/Getty Images 1º – Itaú
Valor da marca em 2023: US$ 8,7 bilhões
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Getty Images 2º – Bradesco
Valor da marca em 2023: US$ 5,1 bilhões
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SOPA Images/Getty Images 3º – Banco do Brasil
Valor da marca em 2023: US$ 4,9 bilhões.
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Paulo Whitaker/Reuters 4º – Petrobras
Valor da marca em 2023: US$ 3,9 bilhões.
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Pilar Olivares/Reuters 5º – Caixa Econômica Federal
Valor da marca em 2023: US$ 3,1 bilhões.
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Brendan McDermid/Reuters 6º – Vale
Valor da marca em 2023: US$ 2,2 bilhões.
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REUTERS/Amanda Perobelli 7º – Natura
Valor da marca em 2023: US$ 2 bilhões.
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Divulgação 8º – Skol
Valor da marca em 2023: US$ 1,8 bilhão.
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Reprodução 9º – Brahma
Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.
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Reprodução/Facebook/Sadia 10º – Sadia
Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.
1º – Itaú
Valor da marca em 2023: US$ 8,7 bilhões
Essa estratégia, conhecida pela sigla em inglês DNVB (Digitally Native Vertical Brand), ou marcas nativas digitais, permitiu à Simple&Co faturar R$ 5,5 milhões em 2022. A projeção para 2023 é R$ 14 milhões, número que deve se acelerar com a aquisição da concorrente Clouki, que atua no mesmo setor. “Com o ritmo de expansão planejado e a maturação das lojas, a meta é chegar a um faturamento de R$ 200 milhões na rede em 2025”, afirma André Piva, outro dos fundadores.
Após a aquisição, a empresa tem 14 marcas, cerca de 100 lojas virtuais e presença em 13 estados. A meta é chegar a 500 lojas em um ano. Para financiar a expansão, em setembro de 2022 a startup captou R$ 3,5 milhões em um equity crowdfunding realizado com cerca de 360 investidores por meio da plataforma Captable.
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