A Páscoa de 2024 terá chocolates mais sofisticados. Os especialistas esperam um crescimento de 17,6% nas vendas desse segmento em comparação com o ano anterior, segundo uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejos (Ibevar – FIA Business School).
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Esse aumento se deve à queda da inflação, com a massa real de rendimentos ampliando em 4,6% no último ano. Outras justificativas são mudanças nos gostos dos consumidores, desejos de exclusividade, declínio na popularidade dos ovos caseiros e a busca por alternativas mais saudáveis. Isso gera oportunidades para empresas que oferecem produtos mais refinados ou que atendam a preferências dietéticas específicas.
Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Ibevar e professor da FIA Business School, apenas as vendas de chocolate premium aumentaram de 2023 para 2024. As vendas de produtos mais simples e baratos caíram 3% e 4% em volume.
De acordo com o estudo do Ibevar, a demanda por marcas como Kopenhagen e Ferrero Rocher deve cair quase 20% na comparação com 2023. No caso de marcas mais econômicas, como Garoto, Chocolates Brasil Cacau, Lacta e Cacau Show, a projeção é de queda de 4,5% nas vendas.
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Segundo Felisoni, esses resultados mostram a importância do controle da inflação para o consumo. “A inflação voltou a preocupar. O IPCA de fevereiro foi de 0,83%, o que equivale a 10,4% anualizado”. Como consequência, empresas mais novas ou menos conhecidas podem enfrentar desafios para ganhar participação de mercado.