Supermodelo, estrela de reality shows e agora empreendedora, Kendall Jenner já conquistou muitos títulos em sua carreira, que começou há quase 10 anos e cresce sob os olhos do público. Mas, hoje, ela diz que sua identidade está intimamente ligada à sua empresa de bebidas alcoólicas, a 818 Tequila.
“Eu estaria mentindo se dissesse que não tive momentos de dúvida e confusão”, admitiu Jenner à vice-presidente-executiva da Forbes e editora de ForbesWomen, Moira Forbes, durante painel do Forbes Under 30 Summit 2023. “A mudança para ser fundadora e dona do meu negócio foi uma maneira muito legal de me conhecer”, completou.
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Jenner, 27 anos, fundou a 818 em 2021, seguindo os passos de sua família no empreendedorismo. Ao final de 2022, ela já havia vendido mais de 120 mil caixas de tequila, produzida em uma fazenda em Jalisco, no México.
Administrar um negócio pela primeira vez pode ser estressante, seja você uma celebridade mundialmente famosa ou não, mas Jenner diz que aprendeu a ser uma força positiva e a estar disposta a admitir seus erros.
“Você enfrenta desafios e comete erros, então conhecer a si mesmo e saber como lidar com as coisas, e então agir de acordo, é muito importante”, diz ela. “Há uma curva de aprendizado em tudo isso, mas trabalhar com integridade e autenticidade sempre criará resultados positivos”, completa.
Jenner fala por experiência própria: quando a estrela anunciou sua marca de tequila pela primeira vez, ela foi acusada de apropriação cultural. Ela diz que agora está focada em enfatizar o papel da 818 como uma marca socialmente consciente. A modelo também contou para multidão sobre como a empresa aproveita as fibras de agave que são desperdiçadas durante a produção de tequila e transforma-as em tijolos e doa para comunidades carentes no México.
Como ser CEO
Renee Montgomery passou 11 anos jogando na WNBA (liga profissional feminina de basquete dos Estados Unidos) antes de se tornar proprietária do Atlanta Dream, time de Atlanta na liga, em 2021. Hoje, além de coproprietária da franquia, ela também é ativista, locutora esportiva, empreendedora e sócia-geral de uma empresa de investimentos.
“Tive que aprender a aceitar um não”, disse Montgomery à moderadora Moira Forbes sobre a evolução de sua carreira. Ela acrescentou que “adotou a mesma mentalidade que tinha nos esportes [quando se tratava de negócios]. Minha rotina não era apenas realizar uma tarefa, mas realizar uma tarefa no mais alto nível.”
Suneera Madhani, fundadora da fintech Stax, adotou uma abordagem igualmente incansável para construir sua empresa. Mas depois que a avaliação da Stax atingiu US$ 1 bilhão e foi nomeada unicórnio, Madhani viu poucas mulheres no clube dos unicórnios que se parecessem com ela. Foi um sentimento de solidão e que a inspirou a pensar sobre seu caminho de uma maneira diferente.
“Meu legado tinha que ser muito mais do que apenas construir um negócio de bilhões de dólares ao lado do meu nome”, disse Madhani. Então, quando ela descobriu que menos de 2% das fundadoras alcançam US$ 1 milhão em receita, ela lançou a The CEO School, um podcast e plataforma para ajudar outras mulheres fundadoras em seus empreendimentos empreendedores.
Façam a lição de casa
Paige Mycoskie, multimilionária por trás da empresa de vestuário inspirada na década de 1970, Aviator Nation, admite que aprender como ficar online é importante para qualquer empresa de varejo hoje, mas ela incentiva os fundadores a não esquecerem o que é mais importante: a qualidade dos produtos reais.
Mycoskie lembrou aos empreendedores presentes no Forbes Under 30 Summit 2023 que sem uma estratégia de negócios sólida e sem a garantia de que os produtos e o atendimento ao cliente de uma empresa estejam à altura, uma presença movimentada nas redes sociais significa pouco.
“O marketing digital é muito importante para criar uma transação, mas, em última análise, tenho que ter certeza de que estou oferecendo ao meu cliente um ótimo produto sobre o qual ele queira falar”, disse ela ao redator sênior da Forbes, Jabari Young.
Vá em frente, sempre
Pinky Cole, fundadora da rede de restaurantes Slutty Vegan, cresceu em uma família pobre e disse à plateia do Forbes Under 30 Summit 2023 que está orgulhosa por ter construído uma riqueza geracional para sua família.
A marca de Cole, além de contar com mais de 600.000 seguidores no Instagram, também está avaliada em US$ 100 milhões, possui nove estabelecimentos e mais dez estão previstos para serem inaugurados em 2023.
Então, como ela chegou tão longe? A empresária, que subiu ao palco grávida de sete meses, diz que nunca teve medo de ouvir não, mesmo quando foi recusada repetidas vezes. “Minha mensagem para todos é atirar sempre.”
“Mas como empreendedor, aprenda que não há problema em errar e dar alguns passos para trás. Isso não significa que você falhou”, disse.
Forbes Under 30 Summit 2023
Realizado em 2023 em Cleveland, o Forbes Under 30 Summit reúne entre 8 e 11 de outubro os principais líderes da nova geração, fundadores, empreendedores e creators para quatro dias de conexões, aprendizado, ensinamentos e construção de cenários contemporâneos por meio de debates, ideias e apresentações sobre quais iniciativas estão mudando as mais variadas indústrias e mercados do mundo.
Forbes Under 30 Brasil
Desde 2014, a lista Forbes Under 30 Brasil destaca os mais brilhantes empreendedores, criadores e game-changers de até 30 anos que revolucionam os negócios e transformam o mundo. As inscrições para a 10ª edição brasileira da lista, apresentada pela Johnnie Walker, estão na reta final. Se você quer se inscrever ou indicar alguém não deixe para depois.
A seleção, criada em 2012 pela Forbes norte-americana, elenca destaques abaixo de 30 anos que revolucionaram negócios e têm mudado o mundo em diversos setores. Ao todo, no Brasil, 538 nomes já foram homenageados.