TENDÊNCIAS GLOBAIS
Frost&Sullivan lista nove movimentos resultantes da pandemia
A consultoria Frost&Sullivan publicou um novo estudo com as nove tendências em todos os setores que surgirão como resultado da pandemia da Covid-19 – e a adoção de tecnologia de ponta é onipresente nos movimentos identificados pela consultoria. São eles:
1. Vida conectada: Aqui, a adoção acelerada de serviços sem contato vai levar a uma explosão nos mercados de automação residencial e segurança e tecnologia de ativação por voz vai ser tornar cada vez mais comum;
2. Trabalho conectado: Nesse movimento, veremos uma acentuada necessidade de “tudo na nuvem”, com demanda crescente por Comunicações Unificadas como Serviço (UCaaS);
3. Saúde digital: Telemedicina e “cuidados robóticos” vão se tornar o novo padrão de prestação de serviços no setor;
4. Equilíbrio geopolítico: Parcerias entre países se tornarão mais comuns, para manter o fluxo comercial e garantir o abastecimento de produtos essenciais e aumentar a confiança na economia global;
5. Aumento das capacidades humanas: O human augmentation ganha cada vez mais espaço, puxado pelo mercado de análise comportamental, que deve aprimorar os setores de saúde, serviços financeiros e outros, e deve atingir US$ 3 bilhões em receita em 2030, contra US$ 230 milhões em 2019;
6. Automação em operações: O foco em automação em operações vai impulsionar a demanda por soluções de gerenciamento remoto de ativos, e os provedores de serviço se concentrarão em estratégias de gerenciamento de dados e modelos de negócios baseados em dados;
7. Cidades inteligentes: A abordagem de smart cities vai trazer oportunidades de negócios significativas, com um valor de mercado de US$ 2,46 trilhões até 2025. As cidades inteligentes priorizarão mais serviços digitalizados e uma forte infraestrutura de análise de dados, levando a maiores gastos em tecnologia;
8. Otimização da cadeia de suprimentos: A indústria da cadeia de suprimentos está criando inovações com realidade aumentada, realidade virtual, robótica avançada, rastreamento de estoque em tempo real e explorando como a impressão 3D pode trazer uma disrupção radical para a cadeia de suprimentos nos próximos 10 anos.
9. Avanços tecnológicos: a preparação para pandemias futuras irá acelerar a implantação de soluções de inteligência artificial (IA) e acelerar a inovação em IA. Além do gerenciamento de doenças específicas, as economias pós-pandemia também contarão com ferramentas de IA e aprendizado de máquina para acelerar a transformação digital em iniciativas cruciais de negócios.
Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram
****
TENDÊNCIAS REGIONAIS
América Latina acelera a digitalização para recuperar o crescimento
Os países latinos estão acelerando investimentos em transformação digital na região para impulsionar o crescimento econômico, segundo a empresa de análise de mercado IDC. O destaque na região são soluções de inteligência artificial, analytics, segurança e nuvem. No Brasil, o foco principal é no setor financeiro, que se digitaliza para competir e colaborar com as fintechs. No Chile, o setor de mineração que aposta na TI para tornar a exploração mais eficiente, e no México, o impulso é na cadeia da indústria de transformação. Prioridades que estão na linha de frente das empresas, segundo o IDC, são:
• Conhecer melhor o cliente e antecipar suas demandas: segundo a empresa, uma em cada duas empresas da América Latina está mudando a forma de interagir com seus clientes, por meio de adoção de tecnologia como data analytics;
• Acelerar a inovação para gerar valor na economia digital e aumentar ecossistemas: mais de 60% dos entrevistados pela IDC reportaram expansão em suas cadeias de suprimentos com novos parceiros;
• Aumentar a resiliência: três em cada cinco empresas participantes na pesquisa da IDC estão priorizando a digitalização de suas operações, aumentando a automação e rastreabilidade para aumentar as opções de autoatendimento e reduzir o contato entre as pessoas.
****
CAPTAÇÃO
Advent capta R$ 11 bilhões em novo fundo dedicado à América Latina
O fundo de private equity Advent International anunciou a conclusão da captação de seu sétimo veículo dedicado a investimentos na América Latina. Com o novo fundo, de R$ 11 bilhões (US$ 2 bilhões), o capital total levantado pela Advent para investimentos em empresas da região desde 1996 soma aproximadamente US$ 8 bilhões. O fundo LAPEF VII investirá prioritariamente no Brasil, Colômbia, México e Peru, e possivelmente na Argentina e Chile. Os setores continuaram sendo tecnologia, serviços financeiros, saúde, industrial, além de varejo, consumo e lazer. O LAPEF VII poderá fazer aquisições, carve-outs e transações de growth equity, com aportes que podem variar de US$ 50 milhões a US$ 300 milhões ou mais.
****
Fligoo anuncia aporte de R$ 40 milhões
A Fligoo, startup de análise de dados, com sede em São Francisco, no Vale do Silício, anunciou um aporte de R$ 40 milhões liderado por family offices norte-americanas e brasileiras. O investimento será dedicado ao crescimento das operações da empresa, tendo o Brasil como um dos principais focos. A Fligoo usa inteligência artificial, big data e machine learning para fornecer informações preditivas sobre o comportamento do consumidor e otimizar estratégias de negócio. Empresas como Coca-Cola, Itaú, Walmart e B2W recorrem aos mais de 4 mil algoritmos proprietários da empresa para tirarem proveito de seus dados.
****
O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
CESAR, de Recife, acelera presença internacional
O centro recifense de inovação e transformação digital CESAR não se intimida com a crise e quer encerrar este ano com R$ 12 milhões com exportação de software para o mercado norte-americano – o equivalente a 8% do faturamento total estimado para 2020. A empresa, uma das instituições âncora do Porto Digital, quer aproveitar o relacionamento existente com subsidiárias de companhias norte-americanas no Brasil para chegar até suas sedes nos Estados Unidos e, eventualmente, ingressar em novos negócios com um portfólio já consolidado no exterior. Para isso, promoveu a gestora Flávia Nascimento ao cargo de head of growth para a América do Norte e realocou a profissional para Tampa, na Flórida, com a missão de gerar oportunidades para o CESAR diretamente de matrizes americanas.
VEJA TAMBÉM: Porto Digital lança iniciativa que oferece wi-fi gratuito à comunidade no Recife
****
99 anuncia investimentos de R$ 157 milhões no Brasil
A 99, plataforma de mobilidade urbana, anunciou que está investindo R$ 157 milhões no desenvolvimento de soluções acessíveis de mobilidade e segurança – física e sanitária – para ampliar a oferta de serviços para a população brasileira. O valor está distribuído em R$ 90 milhões no desenvolvimento de novos produtos, que atendem as necessidades da população nesse momento de pandemia; R$ 35 milhões em soluções de segurança; e R$ 32 milhões em ações de proteção sanitárias. “É a primeira vez na história da 99 que desenhamos tantos produtos e lançamos concomitantemente, além de termos novas soluções que serão anunciadas para o mercado nos próximos dias. Entendemos a urgência da crise econômica e sanitária e queremos ser o app de preferência das pessoas. Não é à toa que 55% dos nossos passageiros em zonas periféricas cresceram o uso de app durante a pandemia”, diz Davi Miyake, diretor-geral de operações e produtos da 99.
LEIA MAIS: Os novos planos do criador de unicórnios Paulo Veras, cofundador da 99
****
Locaweb anuncia aquisição da Etus
A Locaweb anunciou, na noite de ontem (29), a aquisição da Etus, empresa de solução para gestão e marketing digital em redes sociais. “Sempre apoiamos as PME’s e já temos um grande volume de serviços para ajudá-los no processo de digitalização de suas operações, oferecendo soluções de e-commerce, presença digital e SaaS. A presença em rede social tornou-se de extrema relevância para clientes do perfil atendido pela Locaweb e encontramos na Etus a solução que melhor se integra em nosso portfólio”, diz Fernando Cirne, CEO da Locaweb. A plataforma ajuda empresas a fazerem a gestão completa das redes em um único ambiente, de forma simples. Nela, é possível agendar e impulsionar posts, gerenciar interações com perfis das redes, captar leads e ter relatórios completos de todas as ações.
VEJA MAIS: Locaweb compra plataforma de apoio a comércio eletrônico Social Miner
****
Juntos Somos Mais anuncia aquisição de startup gaúcha
A Juntos Somos Mais, startup lançada há menos de 2 anos e que tem como acionistas Votorantim Cimentos, Gerdau e Tigre, anuncia a sua primeira aquisição. A plataforma gaúcha Triider, marketplace de serviços que conecta clientes a profissionais qualificados do mercado da construção civil, agora faz parte do rol de negócios da empresa. No Brasil, o varejo de construção movimenta, aproximadamente, R$ 225 bilhões ao ano graças a 136 mil lojas e 4,6 milhões de profissionais de obra. A Juntos Somos Mais tem o propósito de fortalecer o varejo da construção e transformar a vida dos profissionais do setor. Para fazer frente a esse propósito, a empresa desenvolveu um ecossistema com mais de 20 indústrias da construção e empresas de serviços e 500 mil membros – lojistas, vendedores e profissionais de obra. “A Triider complementa nossa oferta de valor para o profissional de obra e nos aproxima do consumidor que constrói ou reforma”, diz Antonio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais. O valor da operação não foi revelado.
Mercedes inaugura primeira fábrica 4.0 de chassis de ônibus no Brasil
No dia em que completou 64 anos de atividades no país – 28 de setembro –, a Mercedes-Benz do Brasil inaugurou sua nova linha 4.0 de produção de chassis de ônibus – a primeira do segmento. Segundo Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil & CEO América Latina, mais de R$ 100 milhões foram investidos na planta, recursos que fazem parte do ciclo de investimentos de R$ 2,4 bilhões da montadora entre 2018 e 2022. Com novos processos e o uso de tecnologias de ponta, a companhia terá mais flexibilidade para atender às demandas dos clientes tanto do Brasil quanto da América Latina, África, Ásia e Oriente Médio, mercados paras os quais os chassis são exportados.
EMBRAPII reúne startups para desenvolver inovação na área de saúde
A EMBRAPII uniu duas startups – a brasileira Laura e a israelense ATLASense – para desenvolver, em conjunto, um produto hospitalar inovador e de baixo custo capaz de monitorar pacientes e detectar suspeita de sepse, também conhecida como infecção generalizada, potencialmente fatal quando o organismo não consegue controlá-la e responsável pela morte de 18 mil pessoas por ano no Brasil. A solução é um dispositivo vestível (wearable) que usa computação cognitiva para coletar, analisar e fazer correlações de dados dos sinais vitais dos pacientes. Dessa forma, consegue prever riscos de deterioração clínica e gerar alertas para a equipe médica. O processo será automatizado, sem a necessidade do paciente ser checado periodicamente. Com a proposta, a expectativa é ajudar a salvar em média 12 vidas por dia em hospitais brasileiros. Pesquisadores da Unidade EMBRAPII em Sistemas Embarcados e Mobilidade Digital – Instituto Federal do Ceará atuam no desenvolvimento da tecnologia.
LEIA MAIS: Embrapii expande rede de pesquisa e acelera projetos de inovação
****
SOU.cloud anuncia início das operações
De olho no potencial do mercado de nuvem, entrou em operação, nesta semana, a SOU.cloud, união de forças da TEEVO SA e da LGTi Tecnologia, duas das principais parceiras de cloud Microsoft do Brasil, com presença nas regiões Sul e Sudeste e atuação em todo o território nacional. A nova empresa, 100% focada em serviços de nuvem da gigante norte-americana, nasce com mais de 1 mil clientes e na reta final para atingir o status de Microsoft Azure MSP Expert – um dos diferenciais mais cobiçados do segmento de cloud. “Estamos orgulhosos por esse lançamento justamente no momento em que as tecnologias em nuvem se tornaram a base para qualquer projeto de transformação digital. Além disso, ficou evidente neste ano que as empresas que estão em nuvem estão mais preparadas para lidar com esse novo mundo”, explica o CEO Fabio Junges.
****
Startup lança serviço de IA com acionamento de emergência por voz
A Vox Me acaba de disponibilizar ao mercado brasileiro um serviço de acionamento de emergência que pode ser 100% acessado por voz e que garante alta disponibilidade e capilaridade mundial devido à sua plataforma, que opera em cloud computing. Além de ser comercializada diretamente ao consumidor final, a solução da startup também pode ser utilizada por empresas, tanto internamente para acelerar e reinventar os seus processos, quanto oferecida como diferencial e benefício complementar às empresas do segmento de saúde, por exemplo. A expectativa da empresa é atingir, no primeiro ano, 120 mil usuários e um faturamento de R$ 4 milhões. Já nos próximos cinco anos, com a expansão da base de clientes, a expectativa é alcançar 1,4 milhão de usuários e R$ 100 milhões em receita. Até o momento já foi investido mais de R$ 1 milhão para o desenvolvimento da plataforma.
****
Nova plataforma conecta indústria e fornecedores da cadeia de moda
Uma nova plataforma, fruto das percepções de sua fundadora na atuação no mercado de moda, acaba de ser desenvolvida no país. É a Trender Network, que pretende conectar indústrias, confecções e profissionais em um ambiente 100% digital para promover o relacionamento e a aproximação de todas as pontas do setor. A plataforma permite que as empresas busquem em um único local fornecedores de insumos, matéria-prima e serviços, solicitem amostras e agendem visitas com fornecedores. Os profissionais podem expor portfólio, agendar reuniões e compartilhar conteúdos sobre tendências e novidades. “A Trender foi concebida em um ano de muitas mudanças, com uma crise sanitária que impactou a economia e acelerou mudanças de hábitos na rotina das empresas. Nossa plataforma chega apostando na digitalização como diferencial para agilizar e otimizar a rotina da cadeia produtora de moda, que estará totalmente integrada na plataforma”, destaca Ludmilla Fonseca, engenheira industrial têxtil fundadora do projeto. Entre as empresas que já utilizam a plataforma estão Cataguases Têxtil, Epson do Brasil, Lunelli e Santista Jeanswear.
****
One7 adquire controle da Rapidoo
A One7, plataforma de serviços financeiros, adquiriu o controle da fintech Rapidoo, especializada na antecipação de recebíveis de forma 100% digital. A operação envolve um funding de R$ 50 milhões que ficará disponível para os clientes da fintech (micro e pequenas empresas) e permitirá que a One7 diversifique seus produtos e passe a ofertar recursos para empresas que faturam abaixo de R$ 500 mil por mês. Além disso, vai aprimorar o processo de digitalização e expandir em nível nacional. Em tempo de “novo normal”, tanto as negociações quanto o shaking hands ocorrem de forma virtual e em apenas 30 dias.
****
Nature’s Heart e L’Occitane juntam seus produtos em cestas com propósito
A Nature’s Heart, marca especializada em nutrição plant-based, e a L’Occitane au Brésil, que fabrica cosméticos que priorizam as riquezas naturais do país, juntaram-se numa ideia de fazer uma inovação colaborativa para consumidores que valorizam produtos ligados à natureza. Os produtos das duas marcas vão compor cestas que reúnem itens para cuidados com o corpo e alimentos saudáveis e naturais. São cinco opções – frutada, doces, castanhas, terrosos e cocos – disponíveis na loja virtual do Empório Nestlé, com entregas em toda a região Sudeste do país.
****
CRESCIMENTO
Plataforma de terapia online cresce 600% até agora em 2020
A Psicologia Viva, plataforma de atendimento psicológico online, registrou 200 mil consultas este ano, até agosto – um crescimento de quase 600% em relação ao mesmo período do ano passado. “As circunstâncias atuais provaram que cuidar do equilíbrio emocional é uma necessidade que não pode mais ser adiada”, afirma Fabiano Carrijo, CEO da startup. Ele conta que a terapia online já vinha ganhando força nos últimos tempos e a pandemia acelerou essa tendência. A média de consultas diárias subiu de 350 para quase 2 mil na plataforma. Em maio, a startup fechou uma rodada de investimento no valor de R$ 6 milhões. O aporte foi liderado pelo Fundo Neuron Ventures, lançado pela Eurofarma para apoiar projetos de tecnologia com potencial de transformar o setor de saúde.
****
Demanda por serviços digitais aumenta 35% na Teltec
A Teltec Solutions, integradora de tecnologia, apontou um crescimento de 35% na demanda por serviços digitais no segundo trimestre de 2020 em comparação ao mesmo período do ano passado. Dentre eles, estão soluções para home office, de segurança, para continuação dos negócios a distância, produtividade e serviços de cloud. Para o diretor geral da companhia, Diego Ramos, com a pandemia, a transformação digital foi acelerada em diversos segmentos, dando tempo de organização à nova realidade e a possibilidade de continuar as operações. “Esses serviços recorrentes foram puxados, principalmente, pela movimentação das empresas de encaminharem seus colaboradores para o home office com a preocupação com a segurança, colaboração e operações. Sob diversos aspectos, a nuvem é o carro chefe dessa transformação”, explica. Essa mudança gera uma sequência de adaptações, como disponibilizar arquivos em nuvem, para poderem ser acessados de casa. Segundo a Microsoft, empresa da qual a Teltec é parceira para serviços no Brasil, de abril a junho de 2020 a plataforma de cloud Azure teve um crescimento de 47% na demanda, em comparação ao mesmo período do ano passado.
VAI E VEM
G&P anuncia Ricardo Ribeiro como novo CEO
A empresa de tecnologia da informação G&P anunciou a contratação de Ricardo Ribeiro para o cargo de CEO da companhia. O executivo sucede Helio Nascimento, que ocupava a função desde 2010, e chega com a missão de diversificar as ofertas para o setor público e reinserir a empresa no segmento privado com foco na indústria financeira, ofertando tecnologia como solução aos principais temas do setor como LGPD, transformação digital, open banking, paperless, inteligência artificial, digitalização de processos e CX. Ribeiro passou os últimos sete anos na Interfile Full Service BPO, empresa do Grupo Atento, e atuou como CEO da empresa. Também fez grande parte da sua carreira no mercado financeiro, principalmente em bancos de varejo.
TECNOLOGIA DO BEM
Bot amplia visibilidade das iniciativas de combate ao coronavírus
Nesta semana, o Mapa Corona nas Periferias, projeto idealizado pelo Instituto Marielle Franco e o Favela em Pauta para dar visibilidade às iniciativas de todo o Brasil contra o coronavírus nas favelas e periferias, ganhou mais um aliado – um contato inteligente, desenvolvido pela Take, empresa especializada em soluções conversacionais, com apoio de doações do programa Microsoft AI for Health. O bot, que pode ser acessado via WhatsApp e, pelo CEP, localiza as ações mais próximas, informa o que elas estão fazendo no combate ao coronavírus, quem está ajudando e como você pode entrar em contato para doar ou apoiar. Além disso, pelo canal também é possível cadastrar novas ações no banco de dados do projeto. Desde que foi lançada, a ferramenta já teve mais de 180 mil visualizações e cadastrou 540 iniciativas que atuam em mais de 600 favelas e periferias de todas as regiões do país.
***
App de reciclagem viabiliza troca de óleo usado e garrafas por dinheiro
Os moradores do Jardim São Remo, na zona oeste de São Paulo, poderão vender óleo de cozinha usado e garrafas plásticas em pontos de coleta da comunidade, utilizando o aplicativo Óleo pelo Futuro, desenvolvido pela Cicla – empresa especializada em projetos de economia circular. A iniciativa faz parte do projeto de mesmo nome, realizado em parceria com o BID que já ajudou na coleta de 14 milhões de litros de óleo, envolvendo mais de 90 cooperativas de reciclagem em todo o Estado de São Paulo. Com a implantação da plataforma online, os moradores passarão a receber R$ 0,50 por cada litro de óleo usado coletado e poderão vender garrafas plásticas, que valem R$ 0,50 o quilo. Atualmente, a média mensal de coleta de óleo – até então trocados por sabão – e de 100 litros e o objetivo é aumentar ainda mais esse número, com a participação ativa da população.
****
IMPACTO SOCIAL
Tamo Junto é finalista no prêmio do MIT de empreendedorismo inclusivo
A plataforma Tamo Junto, da Aliança Empreendedora, que apoia microempreendedores brasileiros, é finalista da edição de 2020 do MIT Solve Global Challenges. A premiação, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), uma das principais e mais respeitadas universidades do mundo, tem como objetivo encontrar empreendedores sociais e ajudá-los a ter um impacto duradouro e transformador. O projeto, é o único brasileiro dentre os 15 selecionados na categoria de Empreendedorismo Inclusivo e Empregabilidade para concorrer a US$ 10 mil, valor que será investido no fortalecimento da plataforma, em cursos e em mais conteúdos gratuitos para os microempreendedores. A seleção principal do prêmio acontece através de um júri, e há uma votação popular para um prêmio de US$ 2 mil.
Vista lança projeto para fomentar a arte urbana por meio da realidade virtual
Para enfrenar o desafio de manter a arte urbana viva, a Vista, que tem o lifestyle urbano para desenvolver mídia, eventos e ativações para o público jovem, mergulhou na inovação e fez uma parceria com a o Instagrafite, da dupla Marcelo Pimentel e Marina Bortoluzzi, reconhecidos pela habilidade em unir arte e mídia nos ambientes reais e virtuais. O resultado dessa simbiose criativa é uma ação que utiliza a imersão tecnológica como ferramenta de expansão. Ao colocar a inovação a favor das ações sociais, o projeto Juntando Peças insere a arte ao universo da realidade virtual reunindo dois artistas brasileiros: Criola, diretamente de Minas Gerais, e Sliks, em São Paulo, que juntos – mas à distância –, dividiram o mesmo mural de uma esfera digital do aplicativo Kingspray Graffiti Simulator VR, um simulador de grafite para realidade virtual de tecnologia 360º. O projeto ganhou força também por beneficiar pessoas em vulnerabilidade social: as cores e propósitos dos artistas se transformaram em uma fine art dividida em 2 mil peças em formato A5, disponíveis para compra. Em cada peça adquirida, 50% do valor é destinado para instituições de ação social que combatem os impactos da Covid-19 em diferentes comunidades do Brasil.
****
Casa Preta Hub é inaugurada em São Paulo
A Casa Preta Hub foi inaugurada no domingo (27) com a proposta de conectar, capacitar e oferecer canais de produção de conteúdo para empreendedores negros. O espaço, localizado no Vale do Anhangabaú, no centro de São Paulo, foi criado por Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta, rede de afroempreendedores que reúne mais de 1 mil pessoas. O local conta com 530 metros quadrados com recursos como estúdio de audiovisual para gravação de música e podcasts, e uma cozinha industrial para gravação de programas de gastronomia. Com empresas apoiadoras como Facebook, Mercado Livre, Fundação Tide Setúbal e Extra, por meio do Instituto GPA, a Casa Preta Hub também conta com um marketplace colaborativo e um café, além de espaços de coworking e uma galeria de arte.
****
Finacier Educação inaugura espaço físico
Fundada há um ano, a Financier Educação, startup de educação financeira de Gilvan Bueno que até então vinha operando à distância, inaugurou sua primeira unidade física. O espaço maker fica na Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, e conta com salas e laboratório de habilidades para que os cursos sejam oferecidos também de maneira presencial. Além das modalidades ligadas à educação financeira, também serão oferecidas opções para inclusão tecnológica e idiomas, de maneira a desenvolver capacidades para empreendedores do mercado financeiro.
****
Facebook e Afrohub lançam plataforma de capacitação para empreendedores negros
Com mais de 4 mil afroempreendedores capacitados desde 2018, o Afrohub chega à sua terceira edição em novo formato por causa da pandemia. O evento migrou para o digital com o lançamento de uma plataforma educacional própria e gratuita. Idealizado pela Pretahub, Feira Preta, Diaspora.Black e Afrobusiness, com o apoio do Facebook, a plataforma vai oferecer cerca de 20 horas de conteúdo, distribuído em módulos e pílulas nas redes sociais. Será uma jornada empreendedora online de oito meses, com foco na digitalização de negócios, abordando temas como gestão, finanças, vendas e comunicação. A expectativa é atingir 100 mil empreendedores. “Antes da pandemia, já pensávamos em desenvolver um hub de conteúdo e conhecimento para alcançar empreendedores de cidades que não têm acesso a novos conhecimentos, técnicas e ferramentas importantes para o desenvolvimento dos negócios. A ideia é proporcionar uma jornada de aprendizagem personalizada, com uma experiência única”, explica Fernanda Leôncio, fundadora do Afrobusiness.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
You-Tu~TY]be
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.