Porto Digital lança iniciativa que oferece wi-fi gratuito à comunidade no Recife

Divulgação
Divulgação

Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife: conexão wi-fi para 875 pessoas

O Porto Digital, parque tecnológico do Recife considerado uma das iniciativas de inovação mais bem-sucedidas do país, acaba de anunciar o Pilar Conectado, programa que oferece wi-fi gratuitamente para os moradores da Comunidade do Pilar, no Bairro do Recife. Além do sinal de internet, a iniciativa ainda prevê ações educativas sobre prevenção e cuidados durante a pandemia, que deve beneficiar mais de 800 pessoas.

A mobilização, que conta com a parceria de empresas como Elcoma Vagalume, Avantia, UmTelecom e Lemos Telecom, apoio do Softex Recife, CESAR e Instituto Qualidade no Ensino, surgiu em função dos desafios impostos pela Covid-19, que são muito maiores no caso da população mais vulnerável. Com o aumento da conectividade, será possível gerar conteúdos educativos e realizar pesquisas sem identificação pessoal.

LEIA MAIS: Porto Digital investe na criação de talentos locais para a economia digital

Segundo uma pesquisa realizada pelo parque tecnológico, são 600 celulares e 100 laptops utilizados por 300 famílias da comunidade. A previsão é atender a cerca de 875 pessoas na área que engloba quatro prédios do conjunto habitacional, além de barracos ao redor da Igreja do Pilar, Rua de São Jorge e Rua do Ocidente.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

No Brasil, de acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Tecnologia da Informação e Comunicação (Pnad Contínua TIC) 2018, divulgada em abril deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 25% – ou uma em quatro pessoas – não têm acesso à internet. Isso significa um contingente de 46 milhões de brasileiros. Quase metade deles (41,6%) alega que a principal barreira é a falta de familiaridade com a tecnologia, enquanto 11,8% relataram o preço como empecilho para a contratação do serviço.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Inscreva-se no Canal Forbes Pitch, no Telegram, para saber tudo sobre empreendedorismo: .

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Copyright Forbes Brasil. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, impresso ou digital, sem prévia autorização, por escrito, da Forbes Brasil ([email protected]).